31 de agosto de 2020

Frase do dia

Boa terra! Jamais negou a quem trabalha o pão que mata a fome, o teto que agasalha. (Olavo Bilac)

Nota do blog

Alguns leitores do blog estranharam a falta de postagens na última semana. São duas as explicações: primeiro, alguns dias de afastamento do editor para visitar os netos em São Paulo e, segundo, a mudança do foco das redes sociais por conta das eleições que ocorrerão em outubro. Vale ressaltar que, desde 2012, quando o editor do blog foi candidato a vereador aqui em Mangaratiba, nossa postura sempre foi de não “misturar” as informações publicadas no blog com as manifestações da política local, exceto nos casos de revisão ou recomposição da verdade. Continuaremos nesta linha. Assim sendo, desde já alertamos que os comentários dos leitores poderão ser moderados, para evitar o uso do blog como ferramenta de defesa ou ataque a qualquer candidatura.

Casa cheia

O final de semana, em Itacuruçá, foi mais um dos típicos dias de “casa cheia”. Desde as primeiras horas da manhã foram inúmeros visitantes de um dia entrando no distrito. Vieram do jeito que queriam ou podiam, de vans, veículos particulares, etc. Chamou a atenção a quantidade de automóveis e caminhonetes de grande porte rebocando jet-skys, algumas vezes dois ou três rebocados em caretinhas especiais. De outra parte, a população local sentiu falta da fiscalização da Guarda Municipal impedindo o estacionamento irregular ou a presença de “flanelinhas”, a ponto de haver sido retomada a prática de flanelinhas utilizarem bicicletas e motocicletas para conduzirem seus abordados para áreas previamente controladas dentro da Marina, área particular dentro do distrito.

Ajuste de contas

Após dois meses de grandes dificuldades para o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, tendo de recorrer inclusive a um parcelamento que se estendeu por todo o mês de julho, a prefeitura de Mangaratiba promete, com o calendário divulgado na sexta-feira, diminuir o prazo para o pagamento dos salários relativos ao mês de agosto até retomar a normalidade.

Eleições 2020 – não se engane

Sahy ou açaí?

Informa a revista Veja uma curiosidade política que deverá acontecer, caso a câmara dos Deputados decida afastar do mandato a deputada federal Flordelis. O suplente que deve assumir é o ex-deputado estadual Pedro Augusto, aquele que andou querendo ser prefeito de Mangaratiba há alguns anos, mas que acabou desistindo por absoluto desconhecimento da realidade do município.

Era uma vez

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “31 de agosto de 2020”

  1. Boa tarde,Prof. Lauro e leitores.

    A meu ver, é flagrante a omissão da Prefeitura em permitir que as praias do Município fiquem cheias em plena pandemia por COVID-19, devendo ser ressaltado que os casos de infecção e de mortes voltaram a aumentar no RJ e continuam, crescendo em Mangaratiba. Diante disso é fundamental que o Ministério Público atue contra quem tem o poder de polícia e não o exerce de maneira eficaz em defesa da saúde da coletividade.

    Embora as atividades ao ar livre sejam recomendadas durante a pandemia, há que se ter um regramento para evitarmos uma super lotação das praias sendo que seria saudável o prefeito editar um decreto restringindo um número máximo de usuários a exemplo do que se fez numa cidade de na Espanha chamada Sanxenxo, situada na na província de Pontevedra, comunidade autônoma da Galiza, onde o alcaide de lá determinou a instalação de estacas e cordas para limitar área de banhistas, seguindo assim a recomendação sanitária de manter um distanciamento mínimo entre as pessoas.

    Desse modo, as praias mais movimentadas do Município seriam divididas em setores em que cada um passaria a ter uma cor diferenciada e composto por centenas de quadrados de 9m² para duas pessoas, formados por estacas fincadas na areia e cordas.E, entre os quadrados, seriam definidos corredores permitindo o deslocamento dos banhistas entre um ponto a outro do balneário.

    Tendo em vista que o prefeito daqui, há uns tempos atrás, tanto falava numa retomada de forma sustentável e controlada do turismo após a pandemia, eis que, infelizmente, o mandatário não está sabendo colocar em prática por nem ao menos ter tentado elaborar um regramento quanto ao acesso às praias. E estas, mesmo parcialmente poluídas, segundo o INEA, ainda são o nosso maior atrativo ao mesmo tempo em que a frequência desordeira de muitos banhistas acaba repelindo a vinda de outros turistas que poderiam trazer mais qualidade nas visitações a Mangaratiba.

    Enfim, m,ais um fracasso desse dito “novo tempo”…

    Ótima semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: