30 de novembro de 2021

O certo é o certo, mesmo que poucos o façam. O errado continua sendo errado, mesmo que todo mundo faça. (Anônimo)

Operação verão

Apesar do clima, até o momento, não ter sido favorável aos dias de “casa cheia”, a prefeitura de Mangaratiba já está realizando a chamada “Operação Verão”, que consiste em diversas ações de ação conjunta das Secretarias de Ordem Pública, Segurança e Trânsito, e de Saúde (por meio da equipe de Fiscalização de Vigilância Sanitária). A ação aconteceu nesse último final de semana e estão programadas para ocorrer em todos os finais de semana, até o término da alta temporada. O foco da operação foram  estabelecimentos comerciais que operam sem licença e em condições insalubres, motocicletas por irregularidades no trânsito e todas as demais  denúncias de munícipes sobre várias Irregularidades ou constatação “in loco” por parte dos agentes municipais.

Porém

Com absoluta certeza merecem aplausos as ações divulgadas. Todavia, já há um sentimento de insatisfação entre os moradores por conta de um alegado excessivo rigor dos agentes de trânsito nos dias de semana, onde vivemos um clima de “pacata cidade do interior”. Em Itacuruçá, em pelo menos em três ocasiões, em dias de semana, veículos de moradores foram autuados pelos mais diversos motivos, algumas vezes até mesmo por estarem estacionados em locais tradicionalmente utilizados para esse fim, onde sequer existem placas de proibição, mas que (segundo o agente que aplicou a autuação) seria local proibido para estacionar.

Porém II

Outro incidente da mesma natureza ocorreu com um morador, idoso, também em dia de semana, que não encontrando vaga disponível dentre as garantidas para idosos, estacionou seu veículo numa das vagas indicadas para deficientes físicos. Reclama ele que, apesar de estar nas proximidades do veículo e tendo se identificado como tal, sequer foi orientado pelo agente de que estava irregular e deveria estacionar o carro noutro local. O agente simplesmente apertou algumas teclas no “tablete” e colou a notificação amarela no vidro do carro.

A propósito

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência. Em Itacuruçá, todavia, é bem mais fácil encontrar uma vaga destinada a cadeirante do que uma destinada a idoso.  A impressão que se tem, à primeira vista, é que o número de vagas para cadeirantes é praticamente o dobro das destinadas a idosos. Mais ainda, nenhuma das vagas para idosos está localizada nas proximidades de supermercados ou farmácias.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

7 comentários em “30 de novembro de 2021”

  1. Quando o Índio Curuca chegou no Distrito e colocou a pedra onde é hoje o Cruzeiro da Igreja Santana, também deve ter enterrado ali um Sapo com a boca costurada. Nesse lugar nada vai em frente. Lembrando que aí tínhamos tudo, BANCO, RESTAURANTES, CLUBES, HOTEL, SAIDA DE ONIBUS DIRETO PARA RODIRIARIA RJ, LITORÂNEA COM SEUS VAGÕES RESTAURANTES DIRETO OARA CENTRAL DO BRASIL. E hoje que temos? ITACURUCA é igual a caranguejo, anda pra trás.

  2. Professor
    Alzheimer não é,por que os portadores não têm capacidade para identificar.
    Insanidade mental ?
    Pode ser.
    O fato de conhecer pessoas aparentemente normais e agradáveis defendendo um trágico desastre me foge à compreensão.
    Diagnóstico:
    Estou insano!
    Pior: vou votar no cara que estancou a sangria do erário brasileiro.
    E não no cara que disse(entre outras coisas)que reabilitaria a honestidade.
    E se transformou no maior mentiroso da história nacional(Summa Cum Laude)
    O Brasil não aguenta mais um ano de destruição GENERALIZADA.
    E VOSMICÊ CALADO…

  3. Apesar do despreparo dos agentes de trânsito em lidar com cada caso, existe também o despreparo dos usuários em utilizar o espaço reservado para estacionamento de veículos ( alguns estacionam sobre as calçadas atrapalhando a passagem de pedestres).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: