Frase do dia
Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. (Anais Nin)
Preparando a casa
Polícia Civil (165 DP e Core), Polícia Militar, Batalhão de Ações com Cães, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal realizam, na manhã desta sexta-feira, em todo o município, operações de busca e apreensão em 30 locais simultâneos de Mangaratiba. As primeiras informações apontam para a repressão ao tráfico de drogas.
Respire fundo, vai começar o carnaval
Faltando menos de vinte e quatro horas para o início dos festejos de carnaval, há que se registrar que nunca, na história recente do município, houve uma preparação tão cuidadosa e minuciosa, por parte do poder público, para enfrentar os problemas típicos de outros anos. As regras foram estabelecidas e estão postas: ambulantes cadastrados e credenciados, blocos autorizados apenas em áreas específicas, guardas municipais e reboques a postos para reprimir o estacionamento irregular e o som automotivo. Assim, “que rufem os tambores”. Dentro de cinco dias será possível fazer o balanço se valeu a pena.
Respire fundo, vai começar o carnaval II
Na estratégia de preparação para o período carnavalesco, a Prefeitura de Mangaratiba, através de Secretaria de Saúde, preparou um esquema especial de funcionamento para as unidades de emergência. O plano de ação inclui reforço de mais de setenta profissionais da saúde nas equipes de atendimento, aumento de insumos e medicamentos e a implantação de nova base para o SAMU. O planejamento de carnaval foi montado para garantir que a demanda de pacientes, que chega a triplicar em períodos festivos, seja acolhida com agilidade e eficiência. O esquema vai contar com o reforço de médicos plantonistas, equipes de enfermagem, limpeza e recepção nas unidades 24 horas de Muriqui, Conceição de Jacareí e Itacuruçá, além da emergência do Hospital Municipal Victor de Souza Breves. Ao todo, 92 profissionais extras irão reforçar o atendimento de saúde no carnaval.
Segue
No período de 22 a 26/02, nas UBSs de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, haverá plantão de 24h para clínica geral e pediatria. O mesmo acontece no hospital, que além do efetivo normal, terá reforço nos setores de ortopedia e cirurgia geral. Somente no HMVSB, a equipe de enfermagem contará com mais 25 profissionais de suporte. As quantidades de medicamentos e insumos também foram ampliadas no estoque de todas as unidades. Além disso, a Secretaria de Saúde, tendo em vista a dificuldade do deslocamento entre distritos durante o Carnaval e os engarrafamentos que se formam nas entradas e saídas dos túneis da Rio Santos, também vai reforçar o transporte de pacientes. Uma base descentralizada do SAMU foi montada em Itacuruçá para garantir agilidade na locomoção de pessoas em estado grave no eixo Itacuruçá x Muriqui.
Segue II
Ainda durante o carnaval, a equipe do Programa DST/Aids também estará fazendo um trabalho de conscientização e combate às doenças sexualmente transmissíveis. A tenda do projeto estará no sábado (22) no centro de Mangaratiba, no domingo (23) em Muriqui, na segunda (24) em Itacuruçá e na terça (25), em Conceição de Jacareí. Ainda para reforçar o atendimento, a Secretaria de Saúde vai antecipar a abertura da nova Unidade de Pacientes Graves do HMVSB. O espaço, criado durante a reforma do hospital, aumentou o número de leitos para pacientes graves, além de receber climatização e novo sistema de gases hospitalares. O plano de ação do carnaval 2020 funcionará até a quarta-feira de cinzas, dia 26. (Fonte: Prefeitura de Mangaratiba)
Respire fundo, vai começar o carnaval III
Ao que tudo indica, neste ano de 2020 teremos, no município, um verdadeiro “carnaval molhado”. Segundo a previsão dos serviços de meteorologia, deve chover forte a partir da noite de hoje se estendendo pelo sábado e, com menor intensidade no domingo. Para a segunda e terça-feira a previsão é de tempo nublado com ocasionais pancadas de chuva.
A conta não fecha
A respeito da postagem de ontem sobre os gastos com o Carnamar, um leitor do blog e tradicional organizador de barcos para o evento, desde fins dos anos noventa, foi taxativo em afirmar que, por mais que sejam incluídos itens excepcionais a serem custeados, “a conta não fecha”. Segundo ele, que atualmente não mais organiza barcos para o Carnamar, o item mais caro certamente é a Chata com equipamento de som que, em seu cálculo, não deve ultrapassar trinta ou quarenta mil reais por seis horas de utilização. Já os barcos participantes, são de exclusiva responsabilidade de seus organizadores e as despesas de cada um custeadas pela venda das camisas e abadas.
A propósito
Chamou a atenção desse morador que o diário oficial do município publicou apenas a homologação da despesa em favor da empresa Mtech Locações e Serviços, entretanto, as especificações, quantitativos e custo estimado estariam constando de um “Anexo I” que não aparece na publicação.
Zum zum zum
Corre a informação que, muito em breve, teremos significativas mudanças no transporte intermunicipal. Segundo dizem, a viação Ponte Coberta, que fornece um serviço razoável na linha Itacuruçá x Itaguaí x Nova Iguaçú, estaria em vias de entregar a concessão. De outra parte, a viação Reginas estaria assumindo as linhas da Expresso Recreio que ligam Itaguaí à Mangaratiba: Itaguaí x Itacuruçá, Itaguaí x Muriqui, Itaguaí x Mangaratiba e Itaguaí x Conceição de Jacareí.
Atualização às 11:00 horas
Já são os ônibus vermelho e amarelo da viação Reginas fazendo as linhas da Expresso Recreio. Quanto à viação Ponte Coberta a informação ainda não se confirmou.