23 de fevereiro de 2020

Frase do dia

Aqui na terra tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock’n’roll. Uns dias chove, noutros dias bate o sol, mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta. (Meu caro amigo – Chico Buarque)

Carnaval – primeiro dia

Conforme já informavam os serviços de meteorologia, desde a sexta-feira ocorrem chuvas entre moderadas a ocasionalmente fortes em todo o município. No sábado, de tão persistentes, levaram a secretaria de turismo a cancelar todos os eventos carnavalescos programados para os distritos. A promessa é que a programação para os demais dias aconteça normalmente.

Carnaval – primeiro dia II

Ao contrário da esperada “invasão” que costuma acontecer no município nos dias de carnaval, o primeiro dia de folia (com chuva) não significou maiores transtornos para a população local. Na manhã de sábado, o distrito de Itacuruçá, por exemplo, mais parecia uma cidade do interior em pleno inverno: nenhuma decoração nas ruas, temperatura amena a quase fria, quiosques vazios, nenhum som perturbador oriundo de automóveis com “som automotivo”. Não fosse um ou outro enfeite na cabeça de algumas mulheres ou abadas de blocos antigos no corpo de rapazes, nem daria pra perceber ser carnaval.

Carnaval – primeiro dia III

Apesar de não ter sido efetivamente testado o planejamento preventivo, tendo em vista a pouca presença da esperada “enxurrada” de visitantes, cabe registrar a atuação da Guarda Municipal na repressão ao estacionamento irregular, atuação de flanelinhas e ambulantes não credenciados. Por outro lado, há que se registrar também que, aqui e ali, ainda assim surgiram vendedores de “bugigangas”, carregando seus produtos de origem duvidosa em sacolas fechadas e abordando discretamente as pessoas nas ruas.

1966

Ao melhor estilo “tudo é culpa do prefeito”, diz um morador através das redes sociais: “Mangaratiba um ótimo lugar para se passar um fim de semana, ano novo, carnaval, mas, por outro lado fica muito desconfortável, pois, quando chove, logo as ruas ficam alagadas, impossibilitando as pessoas de irem à rua! Entra Prefeito, saí Prefeito e nada muda. Ruas continuam com suas respectivas inundações. Precisam rever essas questões, pois de que adianta você sair do conforto do seu lar para saciar o desejo de uns momentos mágicos e se deparar com essas questões desagradáveis”. Decerto esse visitante não viveu outras temporadas de verão por aqui. Ocorrências históricas, como as grandes chuvas dos anos sessenta e seis e sessenta e sete e as dos anos noventa e mesmo antes, no início do século, que literalmente isolaram o município do resto do mundo.

Mas não é?

Ao melhor estilo de quem “não quer que o veado morra nem que a onça passe fome”, não é que já tem gente reclamando da mudança no transporte público com a saída da viação Expresso Recreio e a entrada da viação Reginas? Segundo as alegações, os (poucos) motoristas da Expresso Recreio ficarão desempregados e mereceriam ser contratados pela nova empresa.

Carnamar 2020

Ao melhor estilo das balsas de queima de fogos do ano novo no Rio de Janeiro, ao que parece, surgiu a justificativa para a aplicação de mais de duzentos mil reais na contratação da Chata que conduzirá o sistema de som durante o Carnamar deste ano. Segundo relatos, a Chata conta com uma impressionante parafernália de estrutura em treliças que, decerto, não custaram barato. Por outro lado, parece que faltou levar em conta, na equação custo x benefício, que, após alguns anos sem o evento, a presença de embarcações e público deverá ser muito menor do que em eventos anteriores.

Pensando bem

Houve um tempo, na política, em que “passar com o trator por cima da oposição” significava apenas ter mais votos para aprovar ou rejeitar propostas. (Anônimo)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “23 de fevereiro de 2020”

  1. É impressionante !!
    Como pode uma cidade como Itacuruça, pequena e pacata, ser tão desprezada por esse bando de políticos safados.
    Uma cidade gostosa, com um potencial turístico tremendo e com uma péssima estrutura.
    A cidade é destino de milhares de pessoas todos os meses do ano e ainda assim não tem o tratamento devido por quem foi eleito com o compromisso de cuidar dela e das pessoas.
    Não tem 1 único banheiro químico, a iluminação é péssima, ruas de paralelepípedo ( como a da saída do condomínio Rio Marina ) em péssimo estado, não é possível que não se tenha condições de asfalta-la.
    Falta sinalização de todo tipo, falta organização, falta areas de estacionamento, falta VERGONHA NA CARA.
    Não se vê nenhuma melhora em nada, entra semana, entra mês e entra ano, a cidade continua jogada às traças.
    ONDE ESTAO OS GESTORES DESSA CIDADE PELO AMOR DE DEUS…
    Sera que o prefeito, os vereadores e toda essa cúpula que forma o governo, não anda por aqui ??
    ONDE essas pessoa passam que NAO ESTAO VENDO COMO A CIDADE ESTA MAL TRATADA ??
    ISSO É CASO DE POLICIA, NAO É POSSIVEL QUE NINGUEM VAI FAZER NADA PRA MELHORAR ISSO.
    As pessoas gostam de vir pra cá, o comércio fatura com a chegada dos turistas, as pessoas gostam da praia, dos passeios de táxi boat, as ilhas ficam lotadas…
    MAS NAO SE VÊ ABSOLUTAMENTE NADA SENDO FEITO PARA MELHORAR A CIDADE E O CONFORTO DE QUEM VEM PRESTIGIA-LA.
    É revoltante ver a guarda municipal metendo a caneta em todo mundo, rebocando os carros e deixando o transporte alternativo fazer a festa.
    Professor Lauro, por favor faça uma campanha por Itacuruça, use a sua plataforma que é tão conhecida, para intensificar as cobranças a quem de direito…
    Eu sei que o senhor já faz, mas precisamos fazer mais.
    Não é possível que isso vai ficar assim pra sempre…

    Fique em paz…
    Forte abraço.

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: