06 de novembro de 2019

Frase do dia

Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro. (Anônimo)

Mudança de ventos

Na sessão de ontem da câmara municipal de Mangaratiba surgiram alguns indicativos de uma possível e próxima “mudança de rumos” das relações do legislativo municipal com o executivo. O primeiro deles foi o retorno à titularidade do mandato do vereador Rogério da Máquina, após alguns meses afastado. O vereador reassumiu sendo incisivo em cobrar de seus pares o andamento do projeto elaborado por seu gabinete que revoga o novo código ambiental municipal. Num trecho de seu discurso no tema livre, divulgado na página oficial da CMM ele diz: “Gostaria de solicitar aos vereadores atenção ao projeto de minha autoria que revoga o código ambiental municipal que trouxe retrocesso e burocratização à Mangaratiba, muitos empresários estão sendo prejudicados e muitas vezes tem a obrigação de cumprir contrapartidas absurdas solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, precisamos rever o quanto antes essa ferramenta que está sendo usada para prejudicar nossos empreendedores.”

Mudança de ventos II

A respeito do assunto, se pronunciaram vários outros vereadores, inclusive o líder do governo, vereador Edu Jordão, que, negando a possibilidade de uma revogação total do código ambiental, admitiu apoiar mudanças pontuais em alguns aspectos, que estariam prejudicando moradores, comerciantes e empreendedores. Vale o registro que a volta do vereador Rogério da máquina à titularidade da cadeira manda de volta “para o banco de reservas” seu suplente imediato, Beto Durika.

Oportuno ou inoportuno?

A sessão solene realizada na última sexta-feira na Câmara Municipal de Mangaratiba homenageou professores da rede municipal de ensino com a entrega da “Comenda Professor Comprometido”, um reconhecimento pelos serviços prestados ao município. Também foi entregue a Medalha Professor Barros Neto. Nas redes sociais, no entanto, a reação contrária à utilização do nome do professor Barros Neto como “patrono” da referida comenda foi forte e imediata. Destacamos um trecho:Não era para ser desse jeito e não deveria ter sido feita desse jeito. O que muitos chamaram de “homenagem” eu chamo de falta de respeito. A homenagem que o eterno professor Antônio de Barros Neto tanto merecia nunca aconteceu.”

Alzheimer histórico

Por mais infame que seja essa parte da nossa história, não podemos esquecê-la. Todavia, entra ano, sai ano, Mangaratiba continua virada de costas para a importância histórica do reconhecimento do seu passado escravista, ao tempo do comendador Breves, e seus reflexos ainda nos dias atuais. Como repetidamente publicado aqui no blog, o município, que foi principal rota do tráfico de escravos na segunda metade do século XVIII, não foi, até o momento, capaz de incluir eventos vinculados ao Dia Nacional da Consciência Negra em seu calendário municipal de eventos. Enquanto isso, em Itaguaí, que teve forte influência da colônia japonesa (e a homenageou há alguns meses), apesar de quase nenhum vínculo direto com a história da cultura negra no Brasil, vai realizar, na semana da consciência negra, um evento para a discussão das questões étnico-raciais.

Alzheimer histórico II

Apesar de “esquecida” quanto à presença e participação da população africana e afrodescendente na história do município, a “memória” mangaratibense seletivamente reconhece a presença dos povos de origem árabe por aqui realizando, pela vigésima primeira vez o encontro das raízes árabes/ciganas da costa verde. Lá na parte inferior do cartaz está a logomarca de apoio da prefeitura de Mangaratiba.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: