Frase do dia
Somos responsáveis pelo que fazemos, pelo que não fazemos e por aquilo que impedimos de ser feito. (Albert Camus)
Exoneração
Na edição de número 1.023 do diário oficial do município, além da exoneração de um secretário municipal, foram publicadas diversas outras. Quanto à do secretário de serviços públicos e transportes, ao que parece, se deveu a uma constatação do Tribunal de Contas de que ele mantinha vínculo funcional com outra prefeitura lá da região dos lagos, sendo que a acumulação de cargos públicos é proibida. Quanto às demais, há notícias as mais diversas, inclusive daquela prática antiga de, por exemplo, a esposa que não é servidora do município “falar mal do governo” e, por causa disso, o marido ser exonerado.
Meio ambiente
Ao tempo em que a câmara municipal de Mangaratiba se abre à possibilidade de rediscussão de alguns pontos do código ambiental, a secretaria do meio ambiente anuncia a implantação de um projeto de significativa importância, o projeto “Despoluindo Mangaratiba”, que tem como objetivo diminuir a poluição nos mananciais e recursos hídricos que passam pelo município. O foco central da ação é a instalação de fossas biodigestoras nas residências localizadas no entorno de rios e cachoeiras de Mangaratiba.
Transporte público
Mesmo ainda apostando que a criação da empresa de transportes públicos Conecta irá auxiliar na solução de boa parte dos problemas de mobilidade urbana dentro de Mangaratiba, o prefeito Alan Bombeiro se articula para estabelecer uma parceria com o Detro em busca das necessárias soluções para o transporte intermunicipal. Na articulação desses dois vetores, seria interessante levar em consideração a experiência bem sucedida na cidade de Monte Carmelo, em Minas Gerais, que é mais ou menos do mesmo tamanho de Mangaratiba (47.000 habitantes) e que mantém transporte público gratuito há vinte e cinco anos. De acordo com a Prefeitura, desde 1994, os moradores do município não desembolsam um centavo para embarcar nos ônibus. O dinheiro para o transporte é da própria Prefeitura, que paga as contas do salário dos funcionários, da manutenção da frota e do combustível dos veículos.
Transporte público II
A Administração da cidade de Monte Carmelo afirma que 1,5 mil pessoas são transportadas por dia em quatro linhas de trajeto. Há ainda horários estipulados para estudantes e transporte para auxílio de idosos. Segundo levantamento do site Fare Free Public Transport, que reúne a lista de todos os lugares do mundo em que não é cobrada passagem de ônibus, treze cidades brasileiras têm transporte público de graça, sendo que três no Rio de Janeiro: Maricá, Silva Jardim e Porto Real.
Consciência negra
Enquanto Mangaratiba parece continuar envergonhada de sua história escravocrata, o Rio de Janeiro transforma o passado triste do Cais do Valongo em espaço dedicado à recuperação da memória e valorização da nossa herança africana. Lá, foi instalado, no ano passado, a Casa de Herança Oduduwa, um local para exposições, aulas de língua iorubá, centro de estudos e um teatro, num elo permanente de comunicação e intercâmbio entre o Brasil e o povo iorubá. Uma forma de aproximar as culturas e auxiliar o povo brasileiro a conhecer melhor suas origens, heranças, histórias, e até suas feições.
Consciência negra II
Monumento a Zumbi dos Palmares, no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, na paisagem carioca desde 1986, a identidade da máscara de 3 metros de altura e 800 quilos de bronze é misteriosa. Na época, o jornal O Globo deixava claro que não era um busto do homenageado, mas a réplica de uma cabeça nigeriana esculpida entre os séculos XI e XII, que está no British Museum de Londres.
Essa porcaria de meio ambiente gerou a .exoneração de um técnico ambiental, a mesma q já chegava fiscalizando e falando da empresa q legalizada tudo sem problema.
Foi embora a técnica
Ofereceu a empresa a quem nao devia
Hahahahahahahah