29 de junho de 2021

E todos vocês sirvam uns aos outros com um espírito humilde, pois Deus concede bênçãos especiais àqueles que são humildes, mas se opõe àqueles que são orgulhosos. (São Pedro apóstolo)

Dia de São Pedro

O mês de junho, ora terminando, festeja três importantes datas do calendário litúrgico. Depois do dia de Santo Antônio e São João, para fechar o mês com chave de ouro é celebrado o dia de São Pedro e São Paulo. O santo, considerado o porteiro do céu, foi escolhido por Jesus para ser o primeiro apóstolo e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. O primeiro papa da Igreja Católica é também protetor dos pescadores, já que essa era a sua profissão. Por isso, em seu dia, procissões marítimas ocorrem em diversas cidades litorâneas.

Dia de São Pedro – segue

Em virtude da pandemia de covid 19, pelo segundo ano seguido, em mais de noventa anos, não ocorrerão, em Itacuruçá, os festejos da data comemorativa do dia dos pescadores.

Alvorada

Arrumando a casa

Agentes da Prefeitura de Mangaratiba realizaram diversas operações de fiscalização em comércios e agências de turismo no último final de semana. As ações, promovidas pela Secretaria de Ordem Pública e pela Subsecretaria de Fiscalização Marítima, aconteceram em Itacuruçá e em Conceição de Jacareí com o objetivo de checar o cumprimento dos decretos em vigor e o devido funcionamento das atividades comerciais. Cerca de 29 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Dois estacionamentos de veículos e duas agências de turismo precisaram ser interditadas por problemas com alvará de localização. Além das operações nos 2° e 3° distrito, agentes da Prefeitura também participaram de mais um trabalho conjunto com as prefeituras de Angra dos Reis e de Paraty. A ação, que acontece em Muriqui, na BR 101, tem como objetivo fiscalizar o acesso de veículos turísticos aos municípios, coibir o turismo desordenado e práticas de poluição ambiental da Costa Verde. Participaram da ação agentes de diversas Secretarias dos três municípios, Polícia Militar, DETRO e Polícia Rodoviária Federal.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: