A sutileza de nossa visão não depende de quanto somos capazes de ver, senão de quanto somos capazes de sentir. (Helen Keller)
Vacinação
A partir de hoje, a Secretaria de Saúde de Mangaratiba vai ampliar a vacinação contra a COVID-19 para mais faixas etárias. Com isso, moradores da cidade que tenham entre 50 e 59 anos poderão agendar sua vacinação. Para agendar a data e o local de vacinação, basta que o morador (de 50 a 59 anos) procure a unidade de Estratégia da Saúde da Família mais próxima. É necessário levar Cartão do SUS ou CPF e um comprovante de residência atualizado. A Secretaria de Saúde lembra que a vacinação está sendo realizada de acordo com o cronograma do Governo do Estado e mediante a disponibilidade de doses fornecidas ao município. Sem contar as pessoas de 50 a 59 anos, também estão sendo vacinados com a 1° dose gestantes, puérperas, lactantes e profissionais de limpeza urbana, além dos grupos de repescagem.
Arrumando a casa
Inegável o esforço que a atual administração municipal está fazendo no sentido de aproveitar o período da baixa temporada de turismo para organizar algumas áreas que, há muitos anos, geram fortes reclamações no período de verão. Uma dessas ações. Já em andamento, é o recadastramento anual dos táxis boats que realizam serviços de passageiros em Itacuruçá. A atualização do cadastro é obrigatória. prevista na Lei 837/12 e no Decreto 4.492/21 e poderá ser feita até 16/07/2021. Para efetuar o recadastramento os táxis boats deverão abrir processo administrativo no protocolo da prefeitura e apresentar os documentos solicitados que são: RG e CPF; Comprovante de residência atualizado; Título de propriedade da embarcação; Registro no CADASTUR. Declaração do local de permanência da embarcação ou registro de poita; Certificado do Curso ESEP (emitido pela Marinha); Habilitação emitida pela Marinha
Arrumando a casa II
Outro aspecto que sempre causa problemas e divergências nas temporadas de verão, é o acesso desordenado de” turistas de um dia”. A proposta atualmente em execução estabeleceu um plano de ordenamento turístico unificado da Costa Verde. Nesse sentido, as Prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty acabam de avançar em mais uma etapa do projeto. A partir do próximo semestre de 2021, passará a ser a praticada nos três municípios uma taxa única para ingresso de veículos turísticos. O objetivo da alteração é o de organizar de forma padronizada o acesso de ônibus, vans e carros de turismo na região. Antes das novas taxas serem unificadas definitivamente, as mesmas serão submetidas à análise dos legislativos municipais. Cada prefeitura montará seu projeto de lei e enviará a Câmara de Vereadores para aprovação.
Sopa de letrinhas
Nesta segunda-feira, 28 de junho, é celebrado mundialmente o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data marca um episódio ocorrido em 1969, em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma série de batidas policiais violentas, realizadas com frequência no local e sempre motivadas pela intolerância. O levante contra a perseguição policial às pessoas LGBTIQIA+ durou mais de duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da primeira Parada LGBTQIA+ dos Estados Unidos, realizada em 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. No entanto, você sabe o que significa LGBTQIA+? A sigla é dividida em duas partes. A primeira, LGB, diz respeito à orientação sexual do indivíduo. A segunda, TQIA+, diz respeito ao gênero. Assim, temos: L (lésbica): mulheres que se identificam como mulheres e têm preferências sexuais por outras mulheres. G (gays): homens que se identificam como homens e têm preferências sexuais por outros homens. B (bissexuais): pessoas que têm preferências sexuais por dois ou mais gêneros. T: contempla transexuais (não se identificam com seu sexo biológico) e travestis (preferem ter um papel social feminino, e geralmente não se sentem incomodados com o sexo biológico). Q (queer): são pessoas que não se identificam com os padrões da sociedade e não concordam com eles, engloba diversas classificações, incluindo as que transitam pelos gêneros e as que não sabem definir seu gênero/orientação sexual. I (intersexuais): antes conhecidos como hermafroditas, os intersexuais são pessoas que apresentam variações em cromossomos ou nos órgãos genitais, não permitindo que sejam identificados como masculino ou feminino. A (assexuais): sentem pouca ou nenhuma atração sexual pelos gêneros. +: representa os outros grupos como pansexuais, familiares e amigos (aliados da comunidade), e polissexuais.
Em tempo!
Sobre a “sopa de letrinhas”, lembro que, há algumas décadas atrás, usava-se as iniciais “GLS” (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) para se referir aos homossexuais, sem incluir as questões de gênero. Porém, salvo engano, o “S” poderia se referir a todos e todas que fossem apoiadores das causas dessa minoria.
A esse respeito, lembro de quando um conhecido meu foi comprar o seu primeiro carro em Minas, lá pelos anos 90, em que o mesmo foi alvo de brincadeiras entre os amigos por causa das três primeiras letras da placa do veículo que correspondiam a tal sigla que, se não me falhe a memória, já estava até alterando ou querendo mudar para incluir os bissexuais.
Hoje em dia, felizmente os preconceitos estão diminuindo, apesar de um certo ocupante temporário do Palácio do Planalto ter reacendido a intolerância ultimamente. Logo, para quem possui uma mente aberta e inclusiva, ainda que seja hétero, tal pessoa desejará identificar-se no mínimo como um “Q”, pois não dá para aceitar os padrões retrógrados da sociedade brasileira. Principalmente da parte dos religiosos conservadores.
Há muito o que ser feito para se promover uma ampla inclusão das minorias dentro da sociedade brasileira visto que o nosso país ainda é um dos campeões no vergonhoso ranking de violência contra homossexuais, onde um LGBT é agredido no Brasil a cada uma hora, conforme li numa matéria publicada em meados de abril de 2020, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Bom dia, Prof. Lauro e leitores.
Acho uma vergonha a vacinação em Mangaratiba estar caminhando tão lentamente, sendo que há municípios bem mais avançados na imunização contra a COVID-19 do que a nossa. E, por conta dessa injustificável demora, já vi pessoas indo pra se vacinar no Rio de Janeiro, muito embora as autoridades em saúde recomendem que a imunização ocorra na mesma cidade de domicílio para não prejudicar o planejamento de distribuição de imunizantes.
Vale ressaltar que pela divulgação do calendário de vacinação da contra a COVID-19 da Prefeitura do Rio desta semana (28 de junho a 03 de julho), a imunização já está disponível lá para quem tem 47 anos e avançará de forma escalonada até pessoas com 43 anos ou mais no sábado, em 03/07.
Ora, pelo quantitativo populacional de Mangaratiba, levando-se em conta o fato de termos um número muito menor de demandas, não deveríamos estar mais adiantados do que os cariocas na vacinação?! Ficam aí os questionamentos…
Uma ótima semana a todos!
Bom dia. Sou residente em itacuruça a 20 anos… neste fim de semana fui a praia com esposa e casal de amigos que alugaram uma casa aqui no distrito… bem , dificuldades em estacionar veiculo… vagas marcadas com caixotes e cobrança de estacionamento em solo publico. Jovens soltando pipas na areia da praia com linha chilena !!! Nao observei nenhuma fiscalização para coibir estas praticas. Leitor assiduo do blog. Jorge itacuruça. Abraços