07 de maio de 2018

Frase do dia

Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio. (Frases anônimas)

Cultura

A Fundação Mário Peixoto está divulgando um concurso de filmes em curta-metragem produzido em telefone celular no qual praticamente todos os moradores do município podem participar. A proposta é fazer um documentário ou ficção com o celular com o tema “Olha a banana, olha o bananeiro!”, de, no máximo, dois minutos. É preciso gravar na horizontal, ter o nome do realizador e enviar para fmp2019.cultura@gmail.com até o dia 20 de maio. Os três melhores serão exibidos no Museu Municipal de Mangaratiba dia 24 de maio, no evento 17ª Semana de Museus – Museus como núcleos de cultura. Além disso, serão exibidos também nos bairros antes do longa-metragem do Projeto Cine Rural.

Cultura II

Pois é. Entra governo, sai governo e a história da escravidão em Mangaratiba nunca é contada de maneira clara e explícita. Se não se falar na feijoada da Marambaia em 20 de novembro ou da eventual luta dos quilombolas da fazenda Santa Justina, quase mais nada é divulgado a respeito. E não é por falta de histórias ou espaços, como por exemplo esse belíssimo salão situado no parque ecológico do Sahy, que era entreposto de escravos do comendador Breves e bem que poderia se tornar um espaço permanente (e público) para a preservação e disseminação da memória da população negra no município. Aliás, decerto, a grande maioria da população local (sem falar em turistas) sequer sabe que ele existe. (Imagem: Site oficial PMM)

Homicídio culposo

A Polícia Civil de São Paulo informou, no começo da noite da noite de ontem, que vai indiciar por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) o empresário Jorge Sestini, marido de Caroline Bittencourt. Ela morreu ao cair de uma lancha durante um vendaval que atingiu o litoral norte de São Paulo no último dia 28. O delegado responsável pelo inquérito, decidiu pelo indiciamento após ouvir formalmente o dono da marina de onde a embarcação do casal partiu. O marinheiro que resgatou o empresário do mar também foi ouvido. Segundo o inquérito, há indícios da conduta culposa de Jorge, que mesmo advertido sobre o mau tempo lançou-se ao mar. Para o delegado, houve ‘negligência’. A informação sobre o alerta consta no depoimento do proprietário da garagem náutica que disse à polícia que orientou na sexta-feira que Jorge ficasse atento às mudanças climáticas, porque estava previsto um vento a noroeste entre sábado e domingo. Essa conversa ocorreu antes do casal partir da marina, em São Sebastião, para passar o fim de semana em Ilhabela. O dono da marina contou ainda que, já no domingo, dia do acidente, recebeu alertas de mudança nas condições de tempo e encaminhou aos clientes da marina, entre eles Sestini. Para o delegado, o conjunto de provas e indícios colhidos até o momento, vislumbra-se com clareza a incidência de conduta culposa dele. “Sabedor do mau tempo que assolava naquele momento a região, especialmente para quem se encontrava a bordo de embarcações de pequeno porte, expressamente advertido a esse respeito, resolveu por lançar-se ao mar, não providenciando ao menos que a vítima utilizasse um colete salva-vidas, como lhe competia, negligência indiscutível que remete aos fundamentos dos delitos culposos”, disse o delegado em trecho do documento.

Lembrando

Em julho do ano passado, duas traineiras utilizadas para pescarias aqui na região naufragaram nas proximidades da ilha Martins Um dos sobreviventes contou que os fortes ventos atingiram o barco, que virou repentinamente. Ele e outros dois sobreviventes ficaram à deriva, em cima de um colchão, até serem resgatados por pescadores. Segundo o capitão de mar e guerra da Marinha Sérgio Salgueirinho, o órgão enviou comunicado para a comunidade marítima na manhã do dia do acidente, incluindo associações de pescadores, alertando para o mau tempo. Mas o cumprimento da ordem para não embarcar nessas situações não é obrigatório e não havia fiscalização no porto naquele momento. À época, o depoimento de um dos sobreviventes indicava que o barqueiro alertou para a necessidade de interromperem a pescaria imediatamente, mas foi contestado por grande parte do grupo que “queria ficar mais um pouquinho”.

Previsão do tempo

Apesar de já haver passado mais da metade do outono, ainda há possibilidade de fortes chuvas na região. O site Climatempo apresenta o seguinte alerta para o dia de hoje: “A circulação de ventos associada a uma frente fria provoca chuva frequente nesta terça-feira (07) no litoral de São Paulo e na região da Costa Verde (RJ). Essas áreas ficam em alerta para grandes acumulados de chuva até a madrugada de quarta-feira (08). A Climatempo alerta também para o risco de alagamentos e transbordamentos”.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “07 de maio de 2018”

  1. Boa tarde, Prof. Lauro e leitores.

    As ruínas do Sahy eram pra ser protegidas dentro de um mega espaço cultural com salas para exposições, eventos, cinemas, teatros, palestras e algumas reuniões públicas, além de uns barzinhos e comércios. O nosso Município tem abandonado uma área importantíssima e próxima de uma movimentada rodovia que, caso fosse melhor trabalhada, mudaria a cara do turismo em Mangaratiba.

    Ótima terça-feira a todos!

Deixe um comentário