14/15 de setembro de 2017

Frase do dia

Se você não consegue virar a página, então troque de livro. (Anônimo)

Instabilidade

Durante a madrugada e todo o dia de ontem, foi impossível postar no blog devido à instabilidade do provedor de Itacuruçá. O problema ainda continuou na manhã de hoje, obrigando-nos a buscar uma alternativa fora do município. Aliás, por conta dessa instabilidade, o provedor já está perdendo espaço para um outro, que além de oferecer preços competitivos, e estabilidade, oferece velocidades de até 10 MB.

Passo a passo

Ontem, foi encaminhada à Câmara Municipal de Mangaratiba o Projeto de Lei sobre o enquadramento dos servidores da Guarda Municipal no grupo do ensino médio do Plano de Carreiras, através de Mensagem de autoria do Chefe do Poder Executivo. Na ocasião, o SISPMUM, junto com integrantes da categoria, estiveram presentes acompanhando o representante da Prefeitura entregar o documento na Secretaria da Casa. A proposta deverá entrar no Expediente da próxima sessão ordinária do Legislativo, prevista para o dia 19/09 (próxima terça-feira), às 10 horas da manhã. E, se o projeto tramitar com a devida urgência, poderá estar aprovado já na sessão seguinte (21/09), devido à necessidade normativa de serem realizadas duas votações. (Fonte: Sispmum)

Fiscalização

A imagem é do último sábado, mas pode se repetir neste próximo final de semana, já que não há nenhum guarga municipal acompanhando a movimentação de pessoas transitando pelo cais turístico de Itacuruçá.

Guarda Marítima

A câmara municipal de Mangaratiba aprovou projeto de lei do vereador Emilson que cria a Guarda Marítima Ambiental. O projeto de lei tem como finalidade fiscalizar o tráfego de embarcações, prestar socorro e salvamento a vítimas de acidentes náuticos.

Isso é Brasil

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de furtos, erros ou quebra operacional, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados. O resultado representa 2,1% do total faturado pelas redes varejistas no ano passado, um aumento de 0,14 ponto porcentual ante igual período do ano anterior. Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, a alta foi provocada por um impacto de maior ocorrência de furtos, sobretudo de produtos como bebidas e perfumaria. (Fonte Diário do Poder)

Demissão de servidores

Ainda sobre a notícia do projeto de lei do Senado que abre a possibilidade de demissão de servidores públicos concursados vale acrescentar as regras para a punição máxima ao servidor concursado e estável deverão ser seguidas não somente pela administração pública federal, mas também nos âmbitos estadual, distrital e municipal. Parâmetro para a eventual demissão, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora, garantindo-se o direito ao contraditório e à ampla defesa. No entanto, não será adequado deixar exclusivamente a cargo da chefia imediata uma avaliação da qual poderá resultar a exoneração do servidor estável, pois isso comporta o risco de que uma decisão de tamanha gravidade seja determinada por simpatias ou antipatias no ambiente de trabalho.

Segue

De acordo com o substitutivo, a apuração do desempenho do funcionalismo deverá ser feita entre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano seguinte. Produtividade e qualidade serão os fatores fixos de avaliação, associados a outros cinco fatores variáveis, escolhidos em função das principais atividades exercidas pelo servidor nesse período. Inovação, responsabilidade, capacidade de iniciativa, foco no usuário/cidadão são alguns dos fatores variáveis a serem observados. Enquanto os fatores de avaliação fixos vão contribuir com até metade da nota final apurada, os variáveis deverão corresponder, cada um, a até 10%. As notas serão dadas em uma faixa de zero a dez. E serão responsáveis pela conceituação do desempenho funcional, dentro da seguinte escala: superação (S), igual ou superior a oito pontos; atendimento (A), igual ou superior a cinco e inferior a oito pontos; atendimento parcial (P), igual ou superior a três pontos e inferior a cinco pontos; não atendimento (N), inferior a três pontos. A possibilidade de demissão estará configurada, segundo o substitutivo, quando o servidor público estável obtiver conceito N (não atendimento) nas duas últimas avaliações ou não alcançar o conceito P (atendimento parcial) na média tirada nas cinco últimas avaliações. Quem discordar do conceito atribuído ao seu desempenho funcional poderá pedir reconsideração ao setor de recursos humanos dentro de dez dias de sua divulgação. A resposta deverá ser dada também no prazo de dez dias.

 

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “14/15 de setembro de 2017”

  1. Lauro!
    A tal empresa de internet esta aonde em Itac??
    Divulgue tel ou algum meio de entrarmos em contato.
    Grato Marcelo

  2. Se os vereadores não viajarem e a Câmara for mesmo votar o projeto do enquadramento dos guardas na semana que vem, ainda assim não dará tempo para a categoria receber no dia 30 o aumento correspondente na remuneração. Mais uma vez o prefeito Aarão está descumprindo sua palavra. E essa raposa conseguiu tirar o servidor da rua antes do desfile da Independência. Vamos perder mais um mês e agora só entrando cada um na Justiça para receber os acréscimos atrasados porque esse enquadramento tinha que ter acontecido em setembro de 2016 e duvido que a lei vai prever esse pagamento de imediato. Aliás, não sabemos o que está sendo proposto porque nem o Executivo e menos o Legislativo informam o cidadão.

    1. Professor Lauro, em relação a sua postagem das pessoas pulando do cais, é muito fácil o sr. publicar em seu blog em tom de cobrança que não há guardas municipais para fiscalizar as pessoas pulando, mas o sr deveria ao menos se informar, ou ir na secretaria de segurança e verificar que o efetivo da Guarda municipal encontra-se bem reduzido, não há nem guardas para colocar em determinados postos de serviço.

      Quanto a postagem que fala do projeto d lei q prevê a criação da guarda marítima, o sr. Tbm não percebeu que isso é jogada política? Que vão criar isso p entupir a prefeitura de contratados ???? Quer vai exercer a função que o próprio GPA exerce com perfeito por sinal

      Abre o olho fessô e mais cautela em suas postagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: