11 de agosto de 2020

Frase do dia

É meio clichê, mas nada como um dia depois do outro, uma cabeça fria, e uma boa ironia. (Caio Fábio Rocha)

Seria ironia?

Informação recebida pelo blog a respeito do sorteio de prêmios realizado pela loteria federal em fins de julho. A premiação, destinada a quem pagou o Iptu em parcela única em janeiro, por conta das restrições da pandemia, se tornou durante um bom tempo o “cavalo de batalha”, da oposição ao atual governo. A suspeita de ironia do destino é que o ganhador do segundo prêmio, uma motocicleta, foi a empresa Santa Carolina Imóveis, de propriedade do ex-vereador José Luiz do Posto, pai do vereador Fernando Freijanes, que há algum tempo faz oposição ao governo, inclusive dizendo que o sorteio seria uma promessa não cumprida.

Mangaratiba – eleições 2020

O site do TSE disponibilizou dados importantes sobre o eleitorado das cidades. Essas informações ajudam os pré-candidatos mas também ajuda a entender muito da realidade das cidades. No caso de Mangaratiba, seguem algumas informações disponibilizadas pelo TSE:

Caravelas

Banhistas e Pescadores das Praias de Muriqui, Mangaratiba, Praia do Saco, relatam que tem aparecido muita água-viva nestas localidades e pedem para terem cuidado.  A água-Viva é um dos seres marinhos que podem ser observados no mar da Ilha Grande, Mangaratiba até Angra dos Reis. Ultimamente tem aparecido em excesso que até agora não foi descoberta a causa. Os pesquisadores de oceanografia orientam para não tentar pegar a água-viva, apenas se afastar, se por acaso avistar alguma delas, pois elas não são velozes e não atacam. A água-viva só queima quando se tem contato com seus filamentos, isto é, se você pisar ou encostar nela. Se a queimadura acontecer, nunca lave o local com água doce, pois isso ativa as substâncias venenosas. Use água do mar ou soro fisiológico. Depois, com pele ainda molhada, jogue um pouco de areia seca, mas não esfregue. Deixe por alguns minutos. Retire devagar a camada sobre a queimadura e procure orientação médica.

Caravelas II

As águas-vivas são grandes consumidoras de peixes. Chegam a comer até 04 peixes de porte pequeno por hora. Elas parecem uma geleia transparente, pois 95 % do organismo é composto por água. São arredondadas, movem-se lentamente e têm um mecanismo de defesa muito especial: queimam quem pisar ou tocar nelas. Possuem forma de medusa, lembrando um guarda-chuva aberto, com a boca situada na parte inferior, onde também ficam os tentáculos. Seu tamanho varia muito de uma espécie para outra. Algumas podem ter mais de dois metros de diâmetro. As águas-vivas estão entre os mais antigos habitantes da Terra. Seus ancestrais surgiram há uns 700 milhões de anos! Até hoje, descobriram-se mais de nove mil espécies de medusas. O verão é a estação em que elas se reproduzem, por isso elas aparecem mais nas praias neste período. A reprodução das águas-vivas é feita através da liberação de óvulos da fêmea no mar, que são fertilizados pelo macho. Algumas espécies adotam o embrião, como numa gravidez, até que o ovo se transforme em larva. Uma medusa leva até 2 anos para chegar à fase adulta. (Fonte: Seropédica online)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “11 de agosto de 2020”

  1. Ate hoje verifica-se 37898 eleitores e em 2019 ja existia uma estimativa populacional pelo IBGE de 44000. A diferença ‘e de 6102 pessoas que nao votam. Ate outubro de 2020 pode ser que numero eleitores se iguale ao numero populacional. Legal.

  2. Hoje 11/8 caminhado na areia da praia proximo a capitania dos portos em itacuruça…observei um tipo de agua viva jamais vista por mim e também a fotografei; seu diametro de uns 30 cm. Já havia visto agua viva grande em Maceió na lagoa de mundaú… porem esta de itacuruça é bem maior !!!! Nao sei como anexar a foto. Porem posso enviar-lhe por outro canal. E- mail ou zap. Quando cheguei em casa que li o blog. Porem antes ja tinha feito a foto. Att: Jorge Feliciano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: