29 de agosto de 2019

Frase do dia

Sou inimigo das explicações longas, elas enganam quem as dá ou quem as ouve. Em geram, ambos. (Goethe)

Iluminação pública

Enfim, chegou a Itacuruçá o processo de recuperação e manutenção da iluminação pública. Num primeiro estágio, estão sendo restaurados equipamentos nas ruas principais.

Punição para fake

Segundo o texto confirmado pelos parlamentares, o crime de divulgação de fake news ocorrerá quando a pessoa divulgar, com finalidade eleitoral, ato ou fato atribuído falsamente a outro sabendo de sua inocência. A pena será similar à de denúncia caluniosa com fins eleitorais, que é de reclusão de 2 a 8 anos. O trecho será incorporado à Lei 13.834/19.

Biometria – só para lembrar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro divulgou através de suas redes sociais que todos os postos e as zonas eleitorais do estado do Rio estarão de plantão no próximo sábado para realizar o cadastramento biométrico dos eleitores. A medida é uma oportunidade para quem não pode comparecer ao durante da semana. O ‘Sabadão da Biometria’ será realizado em todos os municípios do RJ, exceto em Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes,onde 100% dos eleitores já fizeram a biometria.

Heráldica

A representação gráfica de uma linhagem está expressa em um brasão, ou seja, um escudo da qual aparecem emblemas e outros elementos que servem para representar determinada região, família ou localidade. Aqui no município, o significado do nosso brasão praticamente passa despercebido para a maioria da população. Todavia, lá estão inscritos todos os aspectos que, desde a implantação do aldeamento ao redor da capela em louvor a Nossa Senhora da Guia foram importantes para o município.

Heráldica II

Curioso observar o quanto, ao longo do tempo, deixamos de lado ou literalmente destruímos aquilo que representava nossas raízes. Senão, vejamos o significado de alguns elementos do “Brasão D Armas de Mangaratiba” criado pelo heraldista Alberto Lima e sancionado pela Deliberação Municipal nº 31 de 11 de novembro de 1967. 1º Escudo no estilo português, encimado por coroa mural de 05 torres designando os distritos.  2º As três estrelas em campo azul evidenciam os Municípios de Angra dos Reis, Itaguaí e São João Marcos aos quais Mangaratiba pertenceu. 3º Tributos indígenas, arco e flecha em campo verde, falam dos Tamoios e Tupiniquins, donos da terra. 4º Campo vermelho, com o símbolo da Companhia de Jesus, salienta atuação dos Jesuítas fundadores da Capela de Nossa Senhora da Guia. 5º O mar, em cores prata e azul com um peixe-robalo representando a riqueza marítima em pescado de qualidade. 6º O café frutado e as folhas de bananeiras, lembrando as riquezas do passado.  7º As datas de 1534, época em que foram doadas as Capitanias Hereditárias envolvendo a região e 1831, da emancipação política por força da Lei do dia 11 de novembro.

Heráldica III

Pois, faltando pouco mais de doze anos para o bicentenário da emancipação política de Mangaratiba, o município agora conta com seis distritos; os índios desapareceram, assim como o café, os bananais e os robalos. Faltou muito pouco para a cruz centenária em frente à igreja Nossa Senhora da Guia ficar esquecida no fundo de um qualquer empoeirado depósito.

Resistência quilombola

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário