12 de junho de 2019

Frase do dia

Quem te viu. Quem te vê. Quem não a conhece, não pode mais ver pra crer. Quem jamais esquece, não pode reconhecer. (Chico Buarque)

Itacuruçá 2050

A respeito da postagem de ontem chamando a atenção para o contínuo processo de degradação do distrito nas últimas décadas, um morador comentou o quanto é ruim se sentir “saudosista”, em variadas situações e impotente para muda-las. Lembrou ele a quantidade de peixes que eram retirados da baía, a tal ponto que havia um trilho especial de vagonetes para levar as toneladas de pescado diariamente para embarque num vagão especial do “trem fantasma”, que seguia para o Rio de Janeiro às quatro horas da manhã. Lembrou a efervescência da praia, nos finais de semana, sob o olhar atento do saudoso salva-vidas Genilton. Dos pescadores amadores jogando tarrafas e enchendo baldes e mais baldes de camarões ali mesmo na beira da praia, ou dos lampiões “Coleman”, iluminando a pesca de siri com puçás, a meio metro de distância faixa de areia. Entre tantas lembranças, lamentou que nada disso volte a ser possível, em face, especialmente, do descaso de seguidas administrações municipais.

Itacuruçá 2050 II

Conta-se que certa vez um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou perguntando: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?” O senhor virou a cabeça e, calmamente, respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar. Decerto, uma excelente recomendação para os nossos atuais e futuros políticos, para que pensem em inscrever seus nomes na história, no dizer de James Freeman Clarke, porque não pensam na próxima eleição, mas sim na próxima geração.

Itacuruçá/Mangaratiba 2019

O último Boletim do INEA, divulgado agora em maio de 2019 mostra a seguinte situação das praias do município: Balneabilidade Imprópria. O referencial de localização leva em consideração que o observador está de frente para o mar. Evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. Se o último valor for superior a 400 (NMP de enterococos por 100 mililitros; ou se nas últimas 5 campanhas, dois ou mais resultados forem superiores a 100 (NMP de enterococos por 100 mililitros). Observe-se, pelo boletim, que apenas parte de Ibicuí e a Praia Grande estão próprias para o banho.

100%

Mangaratiba foi destaque no ranking que é realizado pelo Ministério da Educação – MEC com os 92 municípios fluminenses e teve 100% da frequência escolar dos alunos matriculados na rede municipal inscritos no programa Bolsa Família, nos meses de fevereiro e março.

Turismo crescente

O evento DFK- Pesca de Caiaque, que segue para mais uma edição no próximo mês de outubro, continua alcançando nível mundial de mobilização e divulgação de Itacuruçá e Mangaratiba através da internet.

Preocupante

Na sessão de ontem da câmara municipal de Mangaratiba, o presidente da casa, quase ao final da sessão, fez um pronunciamento, em forma de denúncia velada, de que um vereador (não identificado) estaria oferecendo vagas de emprego na prefeitura, para ganho salarial de pouco mais de três mil reais, a eventuais cabos eleitorais capazes de angariar entre cento e cinquenta a duzentos votos nas eleições do ano que vem. A lógica do raciocínio é que, nas próximas eleições, não serão permitidas coligações entre partidos, o que obrigará a agremiação partidária a alcançar, sozinha, o quociente eleitoral mínimo (cerca de dois mil votos, ou mais) para eleger um representante. Considerando que nenhum dos atuais ocupantes de cadeiras na CMM teve, sozinho, mais que seiscentos votos, todos eles necessitarão de nominatas partidárias fortes o suficiente para alcançar o quociente eleitoral sem, no entanto, que nenhum desses companheiros de chapa seja capaz de ultrapassá-lo.

Cada um no seu quadrado

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Humberto Martins, determinou nessa terça-feira o arquivamento de um pedido para investigar a conduta do ministro da Justiça, Sérgio Moro, em supostas mensagens trocadas com o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, o procurador da República Deltan Dallagnol. Cabe ao CNJ decidir questões sobre a conduta dos magistrados de todo o país, com exceção dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Humberto Martins rejeitou o pedido de investigação apresentado pelo PDT com a justificativa de que Moro não pode mais ser alvo de um procedimento do CNJ em razão de ter abandonado a carreira de magistrado.

A propósito

Tem gente querendo confundir vocês. O juiz Sérgio Moro presidiu um inquérito para combater a corrupção; não para defender os corruptos. Juiz é obrigado a agir ao lado da lei e não ao lado dos que estão contra ela. Justiça é o que dispõe a lei. (Alexandre Garcia – jornalista)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “12 de junho de 2019”

  1. Em tempo!

    Sem dúvida os que alcançaram entre cento e cinquenta a duzentos votos no pleito de 2016, agindo de maneira correta, precisam se manter íntegros. Do contrário, lembrando do velho jargão recentemente ressuscitado pelo presidente, esses candidatos estarão sendo uns “idiotas úteis” para perpetuarem os que se encontram no poder trabalhando em benefício próprio. E os seus eleitores idem uma vez que, pelas regras da proporcionalidade, estarão votando em quem tem mandato e se acha filiado na mesma agremiação partidária.

    Fato é que, se dez candidatos com potencial de 150 votos se unirem num só partido, acredita-se que pelo menos um deles poderá ser eleito vereador, o que considero uma estratégia muito mais nobre do que se tornarem peças de um jogo sujo que em nada cotnribuirá para o bem deste Município.

  2. Boa noite, Prof. Lauro e leitores.

    Precisamos plantar tamareiras. Ou, se abrasileirarmos o conto, cultivar jabuticabas à moda antiga (sem as técnicas que fazem o vegetal produzir em cinco anos).

    Ainda que não renda dinheiro, votos ou algum tipo de retorno imediato, devemos investir no que é necessário para a humanidade.

    O ano de 2050 pode não ser “logo ali” como 2020, mas, um dia, muitos de nós chegaremos lá, senão os nossos filhos e/ou netos…

    Penso que Mangaratiba peca por não ter políticas de longo prazo sendo uma delas o saneamento básico. E, no meu ponto de vista, poderíamos adotar uma data mais emblemática que, apesar de não ser tempo suficiente para a solução dos problemas, ao menos será uma meta a fim de que começamos a colher os frutos de um bom trabalho.

    Então, professor, que tal focarmos no bicentenário de nossa emancipação política que será em 2031? Bastarão, em tese, três novos mandatos de prefeitos para tal comemoração, considerando que não teremos outro pleito suplementar ou que não venhamos a ser incorporados por Itaguaí e por Angra.

    Todavia, acredito no potencial da nossa cidade e tudo o que temos passado pode nos servir de aprendizado para a superação de inúmeros problemas desde que encaremos a realidade como ela deve ser, respeitando os planejamentos das políticas públicas, com o estabelecimento de metas inadiáveis e executando as tarefas com seriedade.

    Ótimo final de quarta-feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: