02 de novembro de 2018

Frase do dia

Dia de homenagem aos que já partiram, mas seguem vivos na memória daqueles que os amaram. (Anônimo)

Finados

São mais de seis mil idiomas e dialetos em todo o mundo, segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. Contudo, apenas em português há uma palavra específica significando o sentimento único relacionado àqueles que já partiram: saudade.

Jogo terminado

Nos idos dos anos sessenta e setenta, do século passado, torcedores amigos iam para espaços diferentes nos estádios. Cada um na sua torcida, gritavam, reclamavam, comemoravam, etc. Depois do jogo, o mais comum era se reunirem nos bares das proximidades dos estádios para comentar a partida em rodadas de chopp. Nos dias atuais, em muitos lugares, torcer para um time parece ter se tornado uma guerra que não termina com o apito final do árbitro. Assim também parece ser na política. Terminado o pleito eleitoral, todos deveriam voltar a ser amigos, comentar os resultados, desejar sucesso ao vencedor e, principalmente, ter a compreensão que o vencedor será, no período de seu mandato, presidente, governador ou prefeito de “todos”. A propósito, corre nas redes sociais uma frase contundente que diz que muitos brasileiros na verdade torcem contra o país, querendo que o governo dê errado só porque seu político de estimação perdeu a disputa.

Educação Zero

Com absoluta certeza, é dever do poder público promover a diligente e adequada coleta do lixo. De outra parte, também é dever da população descartar seus resíduos de maneira apropriada. A imagem abaixo, captada pelo morador Luiz Cláudio dos Santos Domingos, em plena avenida Santana, a menos de vinte metros da igreja de Itacuruçá, não condiz com um distrito que se pretenda ser destino turístico.

Lixo

Fim das vistorias

Em entrevista ao “Jornal do Rio” da rede Bandeirantes, o Governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que a vistoria do Detran  acaba já em Janeiro de 2019. Ele afirmou: “Nós vamos acabar com as vistorias. Os dinheiros delas vão ser canalizados para o governo. A questão dos pátios com carros apreendidos precisa ser revisto. O estado está sendo mais punido que o usuário do serviço. A vistoria é um retrato de uma realidade muito transitória. Precisa ter adequação no trânsito para que as pessoas possam fazer manutenção dos seus veículos, ter a conscientização de que seu veículo é uma máquina poluente. Se não cuidar para que ela não estrague o ambiente, você vai estar se estragando. É preciso ter mais educação no trânsito, mas o custo disso é bem menor que ter uma estrutura que custa mais de R$ 200 milhões e atrapalha a vida das pessoas. Ainda tem reclamação de corrupção envolvendo isso aí. O fim da vistoria é um compromisso.” Acabar com as vistorias foi uma das promessas de campanha do governador.

Scanner

Muita gente se pergunta como tem sido possível à Polícia Rodoviária federal realizar inúmeras apreensões de armas e drogas sofisticadamente bem escondidas em compartimentos de veículos que muitas vezes precisam ser cortados a maçarico. O segredo é a utilização de scanners móveis. Os scanners são veículos de alta tecnologia para fiscalização de outros veículos que atravessem as fronteiras com suspeita de contrabando, especialmente de drogas e armas. As máquinas, chamadas de raio-x do crime por policiais rodoviários federais, custam, em média, cerca de R$ 1,5 milhão. Atualmente há cinco scanners móveis em funcionamento. Os scanners móveis chegam a ter penetração mínima de 290 milímetros em aço. O aparelho permite realizar 25 inspeções por hora e podem ser usados com os veículos em movimento.

Lava-jato 2.0

Vem aí a operação lava-jato turbinada, com a designação do juiz Sérgio Moro para o cargo de ministro da justiça com “carta branca” para, não só escolher todos os seus auxiliares sem qualquer tipo de interferência política, bem como para investigar qualquer pessoa envolvida em corrupção, mesmo que seja integrante do próprio governo.

Aos que já partiram

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

6 comentários em “02 de novembro de 2018”

  1. Caro Prof Lauro e leitores,

    Embora não será tão fácil mudar os maus hábitos de moradores em descartar lixo nas ruas, penso que, em algumas vias estratégicas para o turismo como o logradouro da foto acima. Nesses locais, a fiscalização de posturas precisa atuar com maior rigor e acredito que, quando a Administração Municipal colocar prática o videomonitoramento, confirme previsto no Plano de Governo do nosso prefeito eleito, poderemos combater mais esse comportamento.

    Abraço

  2. O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou o feriado de Finados desta sexta-feira (2) para fazer uma visita à base naval de Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro.
    Isto é turismo qualificado…

    1. Michel Temer esteve hoje em Tietê, sua cidade natal. Visitou o cemitério municipal, onde posou para fotos
      Isto é turismo qualificado…

  3. Jogo terminado.
    Já viu rastro de lobisomem ou petista realista?
    Por outro lado aquele papo de fraude nas urnas me cheirou muito mal…
    Apesar de tudo , pelo que já ouvi até agora , estou bastante otimista.
    Sem barganhas,sem toma lá me dá cá ?
    Será uma novidade inédita(pleonasmo ?)
    As besteiradas evangélicas até serão perdoadas se o LIBERALISMO de Paulo Guedes prevalecer contra o retrocesso do ônix ou oníx

    1. Ónix (português europeu) ou Ônix (português brasileiro) é um tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Mas, pode ter praticamente qualquer cor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: