4 de janeiro de 2014

Frase do dia

Por aqui não se passa sem que se sofra o calor do fogo. (A divina Comédia. O purgatório. Canto XXVII – Dante Alighieri)

Já foi mais

O jornalista Nelson Moreira do jornal “O Dia”, em sua coluna “O Dia no Grande Rio”, informa que o prefeito Evandro Capixaba aposta no turismo como gerador de recursos para os investimentos que a cidade necessita e que, otimista, ele prevê que a cidade terá um ano de afirmação no cenário turístico. Mas como assim “afirmação”? Há vinte anos, o terceiro destino turístico mais visitado no Rio de Janeiro era Itacuruçá, que só perdia para o Corcovado e o Pão de Açúcar. Os dois continuam lá, com filas de espera de turistas que demoram quatro horas, enquanto, por aqui, caímos para a vigésima sétima posição no interesse dos visitantes. A paisagem continua a mesma, no entanto a infraestrutura para acolhimento aos turistas a cada dia deixa mais a desejar.

Repercutindo

Correu nas redes sociais a informação a respeito de um assalto à barraca que vende batatas fritas na rua Santana, próximo ao Pontilhão, em Muriqui. Três assaltantes armados de fuzil e pistola cometeram o assalto e fugiram de carro. Imediatamente o DPO foi acionado com a informação, inclusive da placa do carro, não se tem notícia da prisão dos bandidos.

Incidente

Relata um morador de Itacuruça, preocupado com um provável incidente que pode trazer sérias consequências: “Com frequência e mais nos finais de semana com calor forte e feriados prolongados, alguns motoristas da expresso Mangaratiba, numa total falta de responsabilidade e desrespeito aos motoristas de carros de passeio, estacionam os ônibus em fila dupla próximo ao ponto final, na praça da estação. Com isso forma-se um enorme engarrafamento no centro de Itacuruça. Eu, tendo a minha residência próxima ao ponto final, já presenciei várias vezes alguns motoristas cometerem esse tipo de irregularidade, e ainda, em outras, presenciei uma discussão acirrada entre motoristas de carros de passeio contra motorista de ônibus, quase chegando às vias de fatos.”

Por um triz

Relata esse morador que, na última quarta-feira, um desses motoristas parou o ônibus, um daqueles grandes, com ar condicionado, em fila dupla e desceu do veículo. Em instantes formou-se uma enorme fila de automóveis que não conseguiam seguir adiante, pela inexistência de espaço para passagem. Debaixo do sol forte, as pessoas aguardavam e buzinavam. Num dado momento, dois homens, ocupantes de um desses automóveis, desceram e foram até o ônibus. Não havia ninguém no interior. Procuraram o fiscal e logo descobriram que o motorista jogava sinuca nos fundos do bar da estação. Foram lá chamá-lo, momento em que todos perceberam que eles estavam armados. No caso em tela, logo se descobriu que ambos eram policiais, mas, e se não fossem?

Acidente

No fim da tarde de ontem ocorreu um sério acidente envolvendo vários veículos na rodovia Rio Santos um pouco antes da ponte do Rio do Saco, sentido Rio de Janeiro. As primeiras informações dão conta da existência de vários feridos, inclusive crianças, mas, felizmente, nenhum óbito.

Maçarico

Às três da tarde dessa sexta-feira, seis, das 10 estações meteorológicas que apresentavam as maiores temperaturas em todo o mundo estavam no Rio de Janeiro. O ranking foi feito pelo meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos Giovanni Dolif, com base em informações colhidas por 4.232 estações em todo o mundo, acessadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Qualquer semelhança…

Segundo Dante Alighieri, em sua obra “A Divina Comédia”, escrita no século XIII, o purgatório é um espaço metafísico, intermediário entre o paraíso e o inferno, que se encontra na porção sul do planeta, onde existe uma ilha. Dante encontra nesta ilha uma montanha composta por círculos ascendentes, reservados àqueles que se arrependeram em vida de seus pecados e estão em processo de compreensão e de expiação dos mesmos.

Será?

Estamos na porção sul do planeta. Todos reconhecem a Costa Verde como um verdadeiro paraíso. No entanto, nos últimos dias, estamos sentindo o calor do inferno. Será que estamos no purgatório de Dante?

Quem diria!

O último boletim sobre balneabilidade das praias da Costa Verde, emitido em 17 de dezembro passado, trouxe uma surpresa para Mangaratiba. Dessa vez, não foi só a Praia Grande que escapou do selo de “imprópria para banho”, Ibicuí e Muriqui também foram consideradas próprias.Balneabilidade

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “4 de janeiro de 2014”

  1. Agradecimentos.

    Boa tarde Professor Lauro, gostaria em primeiro lugar agradecer ao seu Blog, pois através dele consegui entrar em contato com o Secretario de trânsito do município de Mangaratiba, e em segundo lugar agradecer ao Sr. João Luiz(Secretario de Trânsito) pois o mesmo já orientou e colocou alguns agente de trânsito e resolveu o problema relacionado ao trânsito no centro de Itacuruça(Avenida Santana, próximo ao ponto final do ônibus).

    Que bom seria se todos(servidores públicos) atua-se da mesma maneira(mais deixa pra lá) o objetivo foi conseguido, e com isso futuros problemas também sanados.

    OBS: agradecer também aos agentes que estão atuando em todos os distritos, mesmo com um excesso de veículos circulando em nosso município, estão bravamente conseguindo fazer o tráfego de veículos fluir melhor.

Deixe um comentário