31 de dezembro (final de 2013)

Frase do dia

“Tem coisas que eu quero, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não quero.”(Mário Sérgio Cortella)

Via Crucis

O “centro avançado de emergência”, também conhecido com o hospital municipal, não podia simplesmente deixar o ano terminar sem fazer mais uma das suas com a população. No último sábado, por volta das 06:30 da manhã, uma moradora de Mangaratiba, com gestação a termo e já em trabalho de parto com sangramento, chegou ao hospital em busca de atendimento. Foi dispensada e informada que não havia obstetra. Revoltados, os familiares buscaram apoio no DPO. A intervenção dos policiais lhe assegurou o primeiro atendimento. Todavia, ainda assim, foi só com a mobilização de familiares, e não do hospital, que ela conseguiu ser removida pela unidade móvel do SAMU para o hospital de Seropédica. A criança, que seria mais um mangaratibense, será registrada como natural de Seropédica.

A propósito

Não existem planos de contingência nos serviços de saúde para dias de maior movimento? Um fim de semana com a população no mínimo triplicada e não havia um único obstetra no HMVSB? E já que não havia, todos os demais médicos, de outras especialidades, ou mesmo clínicos gerais não estavam aptos a avaliar a situação de uma gestante, coisa que acadêmicos de segundo ano já são capazes?

Palavras, o vento leva.

Hoje é o último dia do ano de 2013. O quê, de efetivo, foi feito no município de Mangaratiba neste ano que finda? Hora de fazer um passeio ali na guia superior, onde ficaram registradas as promessas do prefeito reeleito, publicadas na imprensa local em 12 de outubro de 2012.

– Vamos projetar novamente a cidade, arrecadar e fazer obras para, daqui a um ano e meio, colocar um sucessor na linha de frente para nos representar nas próximas eleições.

– Saúde e educação são primordiais. Nosso governo vai ficar marcado na história do município como o governo que mais fez escolas e creches.

– Vamos ampliar o Hospital Vitor de Souza Breves, implantando CTI de adultos e UTI neonatal. A capacidade de leitos do hospital passará de 62 para 120.

– Na Praia do Saco, vamos construir um Centro de Especialidades Médicas, com 25 salas, ambulatórios para diversas especialidades, odontologia e diversos exames.

– Dentro de um mês irei assinar o começo das obras do cais de embarque para Ilha Grande, no Centro de Mangaratiba, que hoje está abandonado. Em breve ele será chamado de Estação Hidroviária, numa parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. Esse projeto irá transformar o Centro de Mangaratiba. Outro projeto importantíssimo será o Trem dos Mares, que dentro de pouco tempo estará funcionando.

– Vamos reformar o Posto de Saúde de Itacuruçá e construir um PSF na Ilha da Gamboa. Vamos construir vários PSFs em bairros como Vila Benedita, em Itacuruçá; Cachoeira I e II, em Muriqui; e em Nova Mangaratiba.

O que mais faltou em 2013?

– A praia de Itacuruçá continua “ostentando” três línguas negras de esgoto. Aliás, em todos os boletins do INEA sobre balneabilidade das praias do município, a única que escapou da classificação de “imprópria para banho” foi a Praia Grande.

– Faltou (e continua faltando) água potável no morro do Cristo, Parque Bela Vista e regiões mais altas do primeiro distrito.

– As ruas da Praia do Saco continuam alagando, com aquela mistura fétida de água do mar com esgoto, em dias de marés grandes.

– Apesar das paralisações de protesto, os professores não obtiveram nenhum tipo de aumento ou recuperação do poder aquisitivo.

– A câmara municipal deixou de cumprir seu papel de fiscalizar o executivo. O relatório do Tribunal de Contas do Estado aponta a existência de um rombo de mais de onze milhões de reais nas contas públicas.

O que parece funcionar

Nos últimos meses, dois setores passaram a trazer alguma esperança de dias melhores para o município: a gestão do turismo e a ordenação do trânsito. Depois de anos de abandono, os titulares das pastas estão enfrentando grandes dificuldades para conseguir resultados aceitáveis. A população aguarda que se mantenham firmes e que todos os demais sigam o mesmo caminho. FELIZ 2014 para todos nós.

A propósito

Vale registrar a manifestação de uma moradora da praia do Saco através de uma rede social: “Bom, não sei como anda o choque de ordem nos outros distritos. Só sei que, em uma volta pela Praia do Saco, não ouvi aqueles carros com som alto. Vi viatura da PM fazendo ronda, dois PMs em caminhada pela orla, os quiosques com som ambiente, tudo na mais perfeita paz. A única coisa que me incomodou, pois ando de moto, são as linhas de pipas. Tratei de levantar logo a minha anteninha, mas que isso é um perigo é! Pelo pouco que vi, está surtindo efeito por aqui. Parabéns! (Elizabeth Antunes – via Facebook)

Fora da Lei

Apesar de ser segunda-feira, quem estacionou de forma irregular em Itacuruçá foi devidamente multado. No final da tarde de ontem, toda essa longa fila, até onde a vista alcança, ostentava, no para-brisa, o selo amarelo da autuação. Por mais que se diga que “sempre foi assim”, calçada não é vaga de estacionamento.Multas-vert

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

6 comentários em “31 de dezembro (final de 2013)”

  1. JOSE P BOM DIA,
    ** QUANTO AS CRITICAS,JÁ FALEI NÃO ME INCOMODA,AO CONTRARIO FORAM AS.. RECEBIDAS QUE ME NORTEARAM, FIS MUITO APOS AVERIGUAR AS…
    REPITO,SE OS FISCAIS DAS LEIS SÃO OS PRIMEIROS A BURLAREM,
    A TV MOSTRA A QUASE TODA HORA.JUIZ VENDE SENTENÇA E É INVESTIGADO PELA CORREGEDORIA,PROMOTOR CONDENADO POR PEDIR PROPINA,E POR AI A FORA.
    ** QUANTO AO DECRETOS E RESOLUÇÕES, ELAS SÃO BASEADAS NAS S LEIS,
    * QUERO DIZER AO SENHOR COM TODO RESPEITO: NÃO É O SECRETARIO DE TRANSITO QUE FAZ AS LEIS,DECRETOS,RESOLUÇÕES E PORTARIAS… RECEBEMOS PRONTAS PARA SEREM EXECUTADAS, A PREFEITURA TEM UM CORPO JURÍDICO. E A MIM CABE SIMPLESMENTE CUMPRI-LAS, AINDA QUE EU ” ERRE”, TEREI O PERDÃO DOS MAGISTRADOS CREIO,
    FUI .INDUZIDO A ” ERRO ” CASO HAJA.
    **** QUE 2014,TRAGA MUITA LUZ PARA O SR E VOSSA FAMÍLIA.

  2. bom dia professor,
    agredido verbalmente fomos!! só faltou fisicamente… NÃO TENHO MEDO SÓ PEÇO PRA NÃO ME ENCOSTAR A MÃO!!!!!!!! ,SOU PAGO PARA FAZER MEU TRABALHO.
    depois FICAM ligando para o sr prefeito RECLAMANDO, que o secretario é isso ou aquilo…, respeite meu trabalho e o que eu venho fazendo em beneficio do município e dos moradores que não cansam de agradecer, esses sim eu vou respeitar…
    ***o resto procure o sr prefeito, reclame muito/muito mesmo, de mim e depois vão todos tomar no….
    ** caso eu ” erre ” vá ao ministério publico,que lá estão os fiscais das leis, “eles adoram baderna”…
    com relação ao dito, excesso que o sr prefeito “esta comente” conforme os baderneiros E ARRUACEIROS estão pregando ai pelas esquinas, ISSO NÃO VAI COLAR O MORADOR ESTA COM O sr Prefeito, o morador não aguenta mas.

    *** ALEM DO MAS O SR PREFEITO NÃO ME MANDOU EU PUNIR ESSE OU AQUELE ..

    *EU SOU UM FISCAL NATO DO TRANSITO,DOA A QUEM DOER, ESTOU FAZENDO O QUE ESTA DESIGNADO A MINHA PASTA E NA LEI, COMIGO NÃO TEM ESSA DE FICAR CULPANDO O SR PREFEITO, ASSUMO O QUE FAÇO, ESSE ATO É MEU E DO TRANSITO, COM AS LEIS QUE DEVERÃO SEREM CUMPRIDAS E RESPEITADAS.
    IMAGINEM VOCÊS SE EU TIVESSE QUE TODA HORA, LIGAR PARA O SR PREFEITO E PERGUNTAR…,,,EU POSSO FAZER ISSO, EU POSSO FAZER A AQUILO.
    ** DIGO ISSO SABE PORQUE? …ESTOU CHEGANDO A MIM E PERGUNTANDO: EI SECRETARIO… O PREFEITO SABE DISSO? MANDOU FAZER ISSO ?
    , É BRINCADEIRA NÉ..NÃO PRECISA O SR PREFEITO MANDAR ESSA É MINHA RESPOSTA…
    **
    PROFESSOR, QUANTO AO EXCESSO DE CARROS NO CENTRO DE MANGARATIBA,JÁ ESTA A MUITO TEMPO,DEVIDO A EX DONA DO POSTO DE GASOLINA DA BR101 .FECHOU POR FORÇA DE UMA LIMINAR JUDICIAL…DAI QUASE TODOS OS CARROS QUE PASSAM PARA RIO ENTRAM PARA ABASTECER,AI MEU CARO…TENHO QUE ADMINISTRAR MAS ESSA… POREM É MOLE PRO TRANSITO,RSRSRS
    FIQUE NA PAZ, E QUE 2014 SEJA DE ELOGIOS,SEI QUE O SR É CAPAS!

    1. GOSTARIA DE TER MAIS PESSOAS DE ATITUDE NESTA CIDADE QUE O SEU EXEMPLO SEJA COPIADO PELOS SEUS COLEGAS QUE OCUPAM CARGOS DE CHEFIA DESTA PREFEITURA POIS PELO MENOS ALGO ESTA CUMPRINDO A LEI .QUANDO NAO SE COMPACTUA COM O ERRADO A PESSOA DE CERTA ACABA SENDO O ERRADO MAIS O SEU PERFIL NAO ME PARE SE QUE SE DEIXA INFLUENCIAR .

      1. bom dia Daniel,
        obrigado pelo reconhecimento.
        e quando você fala: que eu não deixo me influenciar É verdade!!
        também creio que eles não irão me copiar nunca.
        primeiro tem que ter comprometimento com sociedade e o governo depois,com própria pasta E não recebe-la como um premio ou status.É PASTA DE TRABALHO!!
        E TEM QUE MUITA disposição de ir dormir entre 23:00 h e 00:00 h, e NÃO esquecer que tem que ficar de pé as 0 6:00 hs. rsrsrs..
        ISSO PARA MIM É COMPROMETIMENTO..

    2. tenha um otimo 2014 sr secretario ,as criticas que eu fiz ,nao tem nenhum cunho pessoal ,apenas acho que a lei esta acima de qualquer coisa .qualquer regulamento resoluçao ou decreto deve obedecer a lei ,e nunca ser contra a lei .
      UMA NAÇAO SÓ SERÁ RESPEITADA ,QUANDO OS FISCAIS DAS LEIS ,SEREM OS PRIMEIROS A CUMPRIR AS MESMAS

Deixe um comentário