Povo 1 x Políticos 0

Frase do dia

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos.” (Constituição Federal)

Aquecendo

Considerando a manifestação popular marcada para o centro da cidade do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu a sessão que seria realizada hoje. O interesse para a nossa região é que está em vias de entrar em pauta o recurso na AIJE que corre contra o prefeito Luciano Mota, de Itaguaí. O processo já se encontra na coordenadoria de sessões e pode ser julgado na próxima terça-feira, dia 24. Há informações que o Ministério Público Eleitoral, através da procuradora responsável pelo caso, entende que houve sim crime eleitoral.

O poder do povo

Muito além do poder cidadão do voto, as manifestações populares dos últimos dias forçaram os governos a voltarem atrás no aumento das tarifas dos transportes públicos. O que os políticos parecem não entender é que o aumento foi só o “gatilho”, há mais, muito mais insatisfação, como desabafa uma moradora: “Acordar antes das seis da manhã e já começar o dia enfrentando quase duas horas de viagem até o local de trabalho. Essa é a realidade da maioria da população das grandes cidades brasileiras. Adicione-se à receita que esse percurso quase sempre é feito de pé, apertado como sardinha em lata.”

Batendo em retirada

Claro que o recuo dos governadores e prefeitos reduzindo as passagens do Rio não atinge a “Expresso Mangaratiba”. Se houver desmobilização do “povo nas ruas” no Rio, São Paulo, Niterói, e outras cidades, provavelmente a manifestação marcada para Mangaratiba na próxima semana não terá forças para alcançar seus objetivos. Aliás, o governador  Sérgio Cabral faltou com a verdade no Bom dia Rio de ontem, ao dizer que o modal do transporte intermunicipal é o mais barato do Brasil e custa R$ 2,60.

Enquanto isso

Relato de uma moradora numa das redes sociais: “Mas uma vez venho fazer uma denuncia e espero que chegue ao conhecimento das autoridades competentes. Minha irmã no último dia 7 de junho, às 19:35, foi ao posto de saúde de Muriqui sentindo dores de cabeça, tontura e constatado que estava com a pressão 16:8, as técnicas de enfermagem nada puderam fazer, porque não havia medico no posto. Ou seja, tinha técnico de enfermagem, enfermagem, recepcionista, mas foi dito que não havia medico porque o mesmo havia pedido demissão. Será que só existe um medico para atender o posto? E como se não bastasse a falta de médico, os funcionários encontravam-se na entrada do posto aos risinhos e brincadeirinhas. Bom se não há médico e todo mundo estava à toa, sem nada pra fazer, então melhor fechar as portas e deixar só os guardas municipais de plantão. Isso é uma vergonha. Uma pessoa chegar passando mal, precisando de atendimento, e as pessoas estarem de brincadeirinha e não ter médico. Gostaria que essa denúncia chegasse ao conhecimento de todos para verem como está a saúde em nosso município….uma vergonha.”

Turismo com proveito

Enquanto o comércio de Mangaratiba amarga dias de baixíssimo movimento, nossos vizinhos continuam avançando no estabelecimento de atrativos turísticos que alcancem todo o ano. A 10ª Festa Internacional de Teatro de Angra só começa em outubro, mas os bastidores da FITA 2013 já agitam os preparativos para a edição histórica do maior evento teatral brasileiro, os 10 anos da FITA. Já em Paraty, estão abertas as inscrições para o Festival MIMO de Cinema 2013. Os filmes são projetados em cinema, telões ao ar livre, pátios de igrejas, mercados e museus, utilizando os cenários naturais das cidades históricas de Paraty, Ouro Preto e Olinda. O Festival MIMO de Cinema faz parte da programação do MIMO, um dos maiores eventos de música instrumental gratuito do país.

Na moita

Aproveitando que o foco do noticiário está nas manifestações públicas país afora, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marcos Feliciano, aprovou, na última terça-feira, a proposta conhecida como “cura gay”. O projeto permite que psicólogos realizem “tratamento” com o objetivo de reverter a homossexualidade. A proposta aprovada nessa terça-feira anula um artigo da resolução que determina que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”. O CFP (Conselho Federal de Psicologia) divulgou nota em que “manifesta indignação” e critica a aprovação do projeto que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de “curar” a homossexualidade, além de ser interferência indevida em assunto que não diz respeito ao legislativo.

Finalmente

Parabéns ao secretário João Luiz que, finalmente, conseguiu instalar as placas de “proibido som alto” em várias ruas de Itacuruçá.Foto-0001

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

5 comentários em “Povo 1 x Políticos 0”

  1. aplicar a lei e fácil, porem não tem como uma autoridade punir uma pessoa por esse ato.. pois ninguém nem guardas municipais e nem a pm tem aparelhos para medir quanto decibéis esta produzindo o som de tal pessoa que possui os aparelhos.

  2. Aqui na Praia do Saco essas placas já tinham sido instaladas desde o último feriado e ninguém respeita, continuam passando com o som nas alturas. Gostaria de saber como é essa fiscalização?

  3. amanha dia21-06-2013 tera uma passeata em itaguai marcada para as 16.30.
    o comercio techara as portas eos estudantes por favor nao comparecam para estudar ,os manifestantes estao certos so que os estudantes nao devem compactuar com vandalismo.escolas diurnas e noturna nao devem funcionar ,para manter a integridade fisica se seu alunos. osombra ataca novamente.

  4. *boa tarde professor lauro*,
    esse parabéns eu retribuo a todos vocês. vocês sim, QUE são merecedores de paz, pois não suportam mais esses veículos com adaptações de ultima geração em sonorização, ( a pouco uma senhora me agradeceu tiramos ate fotos juntos e falou: aqui esta parecendo uma fabrica de loucos não suportamos mais tanta Zueira de som alto dos veículos. dai eu disse a ela:
    estou fazendo o minimo do máximo que VOCÊS merecem de respeito e silencio, disse mais os arruaceiros estão com os dias contados, isso não é só aqui é em todo os estados do brasil, é só verificar nas redes sociais, a população não aguenta mais tanta baderna.
    aqueles que não respeitarem as leis irão arcar com o ônus da desobediência.( MULTAS E + MULTAS).
    Decreto Lei 3.688/41 – LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS – LCP
    CAPÍTULO IV
    DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À PAZ PÚBLICA
    Art. 42. Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
    I – com gritaria ou algazarra;
    II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
    III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
    IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
    Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

    ***COMPETÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR

    O DECRETO LEI 667/69 capítulo I diz, entre outras coisas, que as Polícias Militares foram instituídas para a manutenção da ordem pública. Nos incisos “b” e “c” mostram algumas das competências que nos interessam para o assunto em questão. Vejamos:
    Compete às Polícias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições:
    b) atuar de maneira preventiva, como força de dissuasão, em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem;
    c) atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem…
    FIQUE COM DEUS E TENHA MUITA PAZ E SILÊNCIO..

Deixe um comentário