20 de agosto de 2021

A vitória pertence a quem acredita nela, especialmente àquele que acredita nela por mais tempo! (Anônimo)

Barco furtado

Incidente que não acontecia em Itacuruçá já há algum tempo, voltou a ocorrer no dia de ontem. O barco abaixo foi furtado na madrugada de ontem no canal de Itacuruçá. O barco de trabalho pertence ao morador Glaucio que, desesperado com a perda do meio de sustento dele e da família, pede a atenção de todos para qualquer informação que possa localizar a embarcação.

Barco roubado

Baderna no mar

Ainda na questão da segurança no mar, moradores e turistas publicaram, no último final de semana, vídeos de um grupo de motonautas literalmente “apavorando” pessoas que passeavam em saveiros e embarcações menores realizando manobras arriscadas, em alta velocidade, ao redor deles.

Segurança pública

Já em terra, a prefeitura de Mangaratiba anunciou, ontem, após reunião, com o secretário da Polícia Militar do RJ, que conseguiu a garantia do aumento de mais 25 policiais para o quadro efetivo de Mangaratiba.

Meio ambiente

Mangaratiba acaba de conquistar o 7º lugar no Ranking Estadual do ICMS Ecológico 2021. E além de ficar em posição de destaque entre os 92 municípios do Estado, a cidade ainda conseguiu progredir em sua colocação, deixando para trás o 15° e o 11° lugares conquistados em 2019 e 2020, respectivamente. A nova classificação foi divulgada pelo Diário Oficial do Estado na última quarta-feira. O Ranking do ICMS premia as cidades do Estado de acordo com as ações ambientais adotadas pelas prefeituras para a proteção do meio ambiente, investimentos em projetos ambientais e restrição do uso do território. Dentre os critérios observados estão: ações de gerenciamento de resíduos, educação ambiental, controle do meio ambiente, proteção de unidades de conservação, entre outros.

Meio ambiente II

O ICMS Ecológico foi criado a partir da Lei Estadual n° 5.100/2007, que acresce aos critérios estabelecidos para o repasse dos recursos aos municípios, a conservação ambiental. O cálculo considera as áreas pertencentes as unidades de conservação, a qualidade ambiental dos recursos hídricos, além de outros critérios referentes ao saneamento básico. Os valores totais, repassados aos municípios através do ICMS ecológico, correspondem ao percentual de 2,5% do total de ICMS arrecadado pelo Estado.

A solucionar

Noutra ponta da questão ambiental, continua sem solução a questão do descarte do lixo doméstico. Apesar de todos os esforços levados a efeito até agora, como a implantação de jardins em pontos onde havia descarte de lixo; a passagem diária (em alguns locais duas vezes ao dia) do caminhão de recolhimento; a determinação de dias e horários para coleta sob pena de multa para quem a descumprir, ainda continuam existindo “monturos” de lixo em locais os mais inusitados, como esse abaixo, em plena avenida principal da Brasilinha, a atrair cães vadios, pombos, ratos e urubus, especialmente nas primeiras horas da manhã. Segundo alguns moradores, ao menos deveriam retornar as grandes caçambas de coleta nesses pontos.

Ponte brasilinha

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

6 comentários em “20 de agosto de 2021”

  1. Domingo de sol lindo. Caos estacionamentário (essa é minha). Será que um dia vamos aprender à votar? Acho que não vou ver isto acontecer. Zé Antonio está me olhando com olhares lucrativos…

  2. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) comentou em entrevista ao Congresso em Foco a escalada golpista do presidente Jair Bolsonaro.

    “Ele acredita que o caminho autoritário é melhor. Bolsonaro realmente mostra um absoluto desapreço pela democracia, pelas instituições e não quer fazer um esforço pela democracia de negociar, dialogar, ouvir a sociedade. Isso aponta para uma postura golpista, então eu acredito que Jair Bolsonaro possivelmente tentaria um golpe.”

    Vieira afirmou ter certeza de que Bolsonaro não será bem-sucedido em sua tentativa.

    “Tentar é possível, sim, e acredito que vai gerar um trauma nacional muito grande. Acredito que nossas instituições são robustas o suficiente para suportar esse desafio. São poucos crimes que são mais graves que uma tentativa de golpe. A consequência é a cadeia.”

  3. “Bolsonaro, vá procurar o que fazer! Nós estamos com mais de 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, inflação descontrolada! Cuide dos problemas reais do país e não fique arranjando mais problemas do que o nosso povo já tem!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: