13 de agosto de 2021

Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam de opinião. (Confúcio)

Preocupante

Hoje, logo nas primeiras horas da manhã, moradores de Itacuruçá foram acordados pela estridente sirene de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Atrás dele, em grande velocidade, seguiam veículos da Defesa Civil do município. Mais tarde, as primeiras informações surgidas davam conta de ter havido um deslizamento de terra na encosta do Axixá. Segundo essas informações, o deslizamento arrastou um barraco (do tipo utilizado para guardar ferramentas) mas que não houve vítimas. A causa do incidente teria sido a chuva miúda, mas constante, dos últimos dias

Defesa civil

Os sites especializados em previsão do tempo alertam para grandes volumes de chuva que poderão ser acumulados entre os dias 11 e 13 de agosto de 2021 na faixa litorânea entre o sul do Rio de Janeiro e o norte de Santa Catarina. Simulações de modelos atmosféricos indicam totais de 70 a 130 mm acumulados neste período, o que representa muito mais do que média de chuva normal para todo o mês de agosto. O motivo para os grandes volumes de chuva é a passagem de uma frente fria seguida de forte circulação de ar marítimo, provocada por um grande sistema de alta pressão atmosférica de origem polar que ficará atuando sobre o mar por alguns dias.  Alertam, ainda, que os grandes volumes de chuva poderão causar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. O alerta é válido até 24h de 13/8/2021.

Igreja Matriz

Construída em estilo barroco e rococó e tendo sua fechada revestida de azulejos portugueses a Igreja Matriz de Mangaratiba é um marco na história do município.  Já em 1620 se encontrava uma capelinha no lugar da atual igreja que foi construída entre 1785 e 1795. Mantendo-se inalterada ao longo do tempo a Igreja de Mangaratiba se tornou uma das poucas do litoral brasileiro a preservar características originais. Em 1966 a Igreja foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, tendo em vista sua importância na paisagem de Mangaratiba. Localizada no Município de Mangaratiba no Estado do Rio de Janeiro, é uma autêntica obra de arte colonial que vale a pena conhecer. A Santa padroeira é Nossa Senhora da Guia e a paróquia denominada Paróquia Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba.

Igreja

Repescagem

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Mangaratiba vai promover na próxima quarta-feira, 18 de agosto, o cadastramento e o recadastramento do RioCard Sênior para idosos moradores das três cidades da Costa Verde. O atendimento será realizado das 09h00 ás 12h00 e das 13h00 ás 15h00 na sede da SMASDH, que fica localizada na Rua Coronel Moreira da Silva, nº 91 – Centro de Mangaratiba, próximo a Câmara de Vereadores. Para solicitar o RioCard Sênior é necessário ter 65 anos completos ou mais e residir na região da Costa Verde (Mangaratiba, Angra dos Reis ou Paraty), e apresentar original e xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone).

Rikocard

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “13 de agosto de 2021”

  1. O presidente Jair Bolsonaro disse à Justiça Federal que concedeu a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz à primeira-dama Michelle Bolsonaro, no início do mês, por seu trabalho com os surdos e autistas, publica o site Metrópoles.

    Segundo manifestação da Advocacia-Geral da União, Michelle se destacou “de forma notável ou relevante” .

    Essa foi a terceira medalha que Michelle recebe neste ano. Ela já recebeu a Medalha da Vitória e a Ordem do Mérito da Defesa. Eu queria um marido assim…

  2. Somos campeões mundiais…de MENTIRA (modalidade presidente) .Com o parecer “editado ” do TCU batemos Trump.E vamos aumentar este placar em muito,se não acontecer nada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: