05 de agosto de 2021

É livre a pessoa que pode avançar abertamente, sem ter de utilizar artimanhas. (Baruch Spinosa)

Volta à rotina

Mais de dezoito meses após o início das medidas restritivas como forma de controle da disseminação da pandemia de covid19, este mês de agosto, aqui em Mangaratiba, começa com notícias que trazem esperança e, em consequência, indicativos de um retorno gradual à normalidade. O primeiro indicativo que merece registro é a inexistência de óbitos por conta do covid19 há mais de vinte dias. O número estacionou, como mostra o informativo da secretaria de saúde, em 123 óbitos em dezoito meses. Além disso, como mostra a postagem abaixo, já entramos na fase de vacinação de pessoas acima dos dezoito anos.

Volta à rotina II

Com a chegada de mais doses de vacinas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba poderá avançar mais uma etapa da vacinação contra a COVID-19. A partir desta quinta-feira, dia 05/08, pessoas com 18 anos ou mais já poderão se vacinar contra o novo coronavírus na cidade. Para agendar a data e o local de vacinação, basta que o morador procure a unidade de Estratégia da Saúde da Família mais próxima de sua residência. É necessário apresentar o Cartão do SUS ou CPF e um comprovante de residência atualizado. A vacinação está sendo realizada somente por agendamento, de acordo com o cronograma do Governo do Estado e mediante a disponibilidade de doses fornecidas ao município. Sem contar as pessoas acima de 18 anos, também estão sendo imunizadas com a 1° dose, lactantes, gestantes e puérperas.

Vacinação jovens

Volta à rotina III

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou, ontem, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”. O evento foi realizado em ambiente semipresencial, através do youtube do CMAS, sem a necessidade de inscrição prévia. A participação foi aberta aos munícipes, aos usuários do Sistema Único de Assistência Social, aos profissionais da rede e entidades de atendimento.

Volta à rotina III

Esta semana também marcou a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas públicas do município. Inicialmente, apenas para as creches e, aos poucos, para os demais níveis. Também foram retomadas as atividades da câmara de vereadores. Vale o destaque da redução dos gastos da câmara municipal, que até mereceu reportagem do jornal “O Dia”. Como reparo, todavia, o presidente da casa, vereador Renato José Pereira, deixou de cumprir o protocolo ao se manifestar, no espaço denominado “Tema Livre”, sem deixar a cadeira da presidência e se dirigir ao púlpito, tal qual fazem todos os demais vereadores.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “05 de agosto de 2021”

  1. Professor:
    Em 1968 uma prima ,namorada de um PROFESSOR de história,foi presa e conduzida ao DOI-Codi ao mesmo tempo que o namorado.Ela era de esquerda,claro,mas sua ligação com o Partidão era vaginal.Foi torturada a um ponto que até hoje ela não conta o que rolou.Nunca se recuperou .O namorado ,ativista ,foi desovado na Dutra e sobreviveu graças a um caminhoneiro que o socorreu.O que leva pessoas que vivenciaram estas “………”defenderem outra ditadura,desta vez com um psicopata(diagnosticado)no comando?

  2. Professor:
    Hoje encontrei um cidadão da nossa idade,que viveu a ditadura militar com todo seu terror e cerceamento das liberdades (TODAS),inclusive de imprensa,defendendo ditadura com o psicopata no comando.
    Se eu acreditasse em deus pediria que me levasse para o inferno para não ouvir isto…

    1. É alguma complicado de entender. Porém, muitos dos que enfrentaram ou se opuseram ao regime militar nos anos de chumbo, recepcionaram-se com o atual sistema e escândalos vomitados pela mídia. Só que, nessa reação, essas pessoas perderam o senso de auto crítica e a noção de superioridade de princípios que se sobrepõem a outras normas menores. Daí se um governante, Chefe do Executivo, atenta contra instituições democráticas, deve perder sua legitimidade e ser demitido nas próximas eleições. Diante da existência de praticamente dois nomes representativos no cenário da política nacional, apóio a volta do Lula. Preferiria alguém como a Marina Silva, mas não dá mais pra ela.

  3. A enfermidade mental que acomete Jair Bolsonaro:

    “É o conhecido fenômeno da autossugestão, pela qual a concepção de mundo do doente vira uma crença mística tão enraizada a ponto de que nada o convence de que possa estar errado.

    Esse diagnóstico é amplamente compartilhado hoje em Brasília nas mais variadas esferas dos poderes, incluindo a volátil instância dos caciques políticos do Centrão e passando por quase todos os ministros do STF e tribunais superiores, além de parte relevante do Alto Comando do Exército (…).

    A principal agonia talvez seja a de constatar que Bolsonaro não reúne mais condições de realizar qualquer grande transformação, a não ser provocar uma tragédia.”

    Um presidente doente precisa ser interditado e tratado. A tragédia dele é a nossa tragédia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: