Somente os crentes genuínos conhecem a diferença entre este estado transitório que é a vida e a bem-aventurada eternidade, para a qual fomos criados. (João Calvino)
Que beleza!
Mais uma perda sem volta. Neste final de semana o distrito de Itacuruçá se despediu de um grande amigo. Depois de muita luta, faleceu neste final de semana aquele que, há mais de cinquenta anos encantava todos os que o conheciam, com seu sorriso, sua imensa alegria, seu violão, seus cantos, suas anedotas ingênuas que, mesmo repetidas à exaustão ainda conseguiam arrancar risos. Mais ainda, por seu bordão aplicável a qualquer situação: “que beleuza “. Nosso amigo de longa data, Omar, foi sepultado às quatorze horas no cemitério de Itacuruçá.

Ixpertos
Já dizia um velho político mineiro que “esperteza, quando ´é muita, vira bicho e come o dono”. Pois, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba está investigando três casos de fraude na fila de vacinação contra a COVID-19. Em todas as situações, moradores de Mangaratiba teriam se vacinado mais de uma vez com imunizantes distintos e em municípios diferentes. Se comprovadas as denúncias, os cidadãos poderão responder criminalmente. O processo de investigação, iniciado neste mês de julho, está mobilizando as Secretarias de Saúde de Mangaratiba, da cidade Rio de Janeiro, Belford Roxo e de Itaguaí, e agora seguirá para o Ministério Público. De acordo com os dados apurados, na primeira ocorrência, o cidadão, morador do 3° distrito, havia se vacinado em 19/06 com a primeira dose da vacina AstraZeneca em uma unidade de saúde da cidade do Rio de Janeiro, e onze dias depois, mesmo já imunizado, agendou e tomou a dose única da vacina Janssen na ESF de Itacuruçá. O segundo caso foi semelhante, entretanto, a 1ª aplicação de vacina havia sido feita no município de Itaguaí. Já a terceira situação, que envolve um morador do 6° distrito, tem um agravante. O cidadão já havia completado a imunização na cidade de Belford Roxo, quando tomou uma terceira dose de vacina AstraZeneca na ESF Praia Grande. As três fraudes só foram identificadas quando as equipes da Secretaria de Saúde de Mangaratiba foram registrar o CPF dos moradores no Sistema do Plano Nacional de Imunização. O SI-PNI, que é de abrangência nacional, registra todos os dados pessoais e as informações sobre as vacinas aplicadas em cada cidadão. Todas as informações e provas colhidas serão apresentadas ao Ministério Público e à promotoria de justiça.
Merecem aplausos
Na noite da última sexta-feira, no Morro do Serafim em Conceição de Jacareí, uma guarnição da polícia militar observou uma família que estava falando assim com uma menininha: “Vamos cantar parabéns, mas o bolinho só iremos poder comprar quando a gente tiver dinheiro”. Mesmo assim, a criança cantou parabéns como se tivesse bolo ali naquela mesa. A situação comoveu a guarnição que se reuniu e comprou um bolo, levando-o à casa da menina. Convidaram a criançada da vizinhança e fizeram uma singela homenagem em nome do 33° BPM. Saíram de lá com a certeza de que alegraram a noite daquela menina.
Mulheres que Inspiram
A Prefeitura de Mangaratiba vai oferecer cursos gratuitos de capacitação para o público feminino com o projeto ‘Mulheres que Inspiram’. A iniciativa vai oferecer cursos gratuitos de capacitação público feminino da cidade. A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, através do Programa Ela Pode, e a VALE. As aulas do curso acontecerão de 02 de agosto a 27 de setembro e quem participar receberá um certificado digital de conclusão. Ao todo, serão cinco aulas temáticas focadas no empreendedorismo, abordando diversos conteúdos como liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças, autoconhecimento, administração no tempo, inovação, e-commerce e ferramentas digitais. O foco do projeto é preparar as mulheres para conquistarem seu próprio negócio ou até mesmo um emprego, e assim, garantirem sua renda.
.