22 de julho de 2021

A amizade é semelhante a um bom café: uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor. (Immanuel Kant)

Que falta faz

O prefeito de Mangaratiba assinou, nessa quarta-feira, um acordo de Cooperação Técnica com os Correios, que permitirá a reabertura das agências de Itacuruçá e Conceição de Jacareí. O Convênio foi recuperado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que irá ceder uma o espaço físico para as agências. O retorno das agências é um anseio antigo dos moradores dos distritos contemplados. A inauguração das agências está prevista para setembro, contando com o apoio de alguns funcionários da secretaria de Assistência Social para atuarem de forma conjunta com os Correios.

Que falta faz II

O deputado estadual Carlo Caiado apresentou proposta que cria o programa estadual de recuperação da malha ferroviária com objetivos turísticos. Segundo o parecer do relator, a proposição acrescenta novos ramais ao Programa de Recuperação da Malha Ferroviária com Objetivos Turísticos. O programa tem como finalidade recuperar e/ou viabilizar a utilização de trechos viáveis, economicamente e financeiramente, à exploração turística no Estado do Rio de Janeiro, nos ramais ferroviários, entre outros, está o ramal Santa Cruz Itaguaí – Mangaratiba. A comissão de turismo aprovou o parecer do relator. Hora de algum vereador resgatar o projeto do ex-vereador Vitinho, que pretendia criar o então chamado “Trem dos mares da costa verde”.

Que falta faz III

Aproximando-se o final do mês, quando os trabalhadores e aposentados do distrito recebem seus “caraminguás” para enfrentar as despesas de sustentação familiar, os de Itacuruçá continuam sem dispor de equipamentos ATM (caixas eletrônicos) para conseguir sacar seus recursos. Também estão sofrendo os comerciantes que não contam com maquininhas de débito e crédito e só aceitam transações em dinheiro vivo.

Que falta faz IV

Na manhã de terça-feira, a Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí foi verificar uma denúncia de desmatamento ilegal na Ilha de Itacuruçá, praia de Quaticara. A área, que faz parte do município de Itaguaí, estava desmatada a mando de Sebastião Fabiano Gonçalves, conhecido como Fabiano do Sítio. Na reportagem apresentada pelo RJTV, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca informou que havia autorizado a derrubada de 21 eucaliptos e bambus, mas Fabiano do Sítio extrapolou, e muito, essa quantidade. A polícia foi acionada e prendeu, em flagrante um homem que operava a retroescavadeira que estava desmatando a área. Além da retroescavadeira, duas motosserras também foram apreendidas. Fabiano do Sítio foi indiciado por crime ambiental. Segundo o delegado de Itaguaí, ele já tem um histórico de ameaças a moradores de alguns locais com a finalidade de invadir os terrenos dessas pessoas. Na própria ilha, moradores relataram que foram ameaçados por Fabiano, que tinha a intenção de invadir suas terras. (Fonte: RJTV1)

Aqui, também.

Na esteira da ação realizada pela secretaria do meio ambiente de Itaguaí, nessa quarta-feira, a Prefeitura de Mangaratiba realizou operação de fiscalização e ordenamento nas Ilhas de Itacuruçá. A ação, que mobilizou a Secretaria de Ordem Pública e a Subsecretaria de Fiscalização Marítima, teve como foco apurar denúncias sobre obras irregulares nas praias de Pitangueiras e Flexeiras, nas Ilhas de Jaguanum e Itacuruçá, respectivamente. Durante a operação, diversas obras sem licença foram interditadas pelos agentes. Ao todo, foram emitidos 05 embargos e diversas notificações. A ação, além do ordenamento do solo público, também prevê coibir a prática de atividades que prejudicam os recursos naturais de Mangaratiba. Em menos de dois meses, essa já é a segunda grande ação de fiscalização que acontece nas Ilhas de Itacuruçá.

Dia do amigo (atrasado, mas vale)

Amigo, hoje a minha inspiração se ligou em você e em forma de samba mandou lhe dizer tão outro argumento qual nesse momento me faz penetrar por toda nossa amizade, esclarecendo a verdade sem medo de agir. Em nossa intimidade você vai me ouvir. Foi bem cedo na vida que eu procurei encontrar novos rumos num mundo melhor. Com você fique certo que jamais falhei, pois ganhei muita força tornando maior a amizade. Nem mesmo a força do tempo irá destruir, somos verdade. Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir. Quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso, valeu por você existir amigo. (A amizade – Fundo de quintal)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “22 de julho de 2021”

  1. Meu guru do mensalão disse:

    Em entrevista à Folha, Joaquim Barbosa afirmou que vê com preocupação a “saliência” de militares em postos-chave no governo Jair Bolsonaro.

    Questionado se teme um golpe ou tutela militar, o ex-ministro do STF respondeu:

    “O Bolsonaro vem tentando isso. Ele povoou toda a administração pública com militares. Instituiu privilégios enormes para eles e tenta associá-los à sua agenda autocrática, nem um pouco democrática, ditatorial e golpista (…).

    Os militares estão ganhando asas. Mas o sistema tem seus mecanismos de acomodação. Um presidente que saiba das coisas manda esses militares para os quartéis de novo.​”

  2. A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.

  3. Boa noite professor…
    Já lhe enviei algumas manifestações sobre itacuruça, mas vamos lá…
    Acho INACREDITAVEL o que acontece nessa cidade.
    É muito descaso, nesse lugar falta tudo, um verdadeiro absurdo.
    Como pode uma cidade turística, que recebe milhares e milhares de pessoas, ser absolutamente sem estrutura.
    Cidade suja, iluminação péssima, transporte precário, não se cria áreas de estacionamento, o cais é um lixo.
    Eu poderia ficar aqui escrevendo a noite toda…
    NAO SE LEVANTA UM MALDITO DE UM POLITICO ELEITO PELO POVO PARA MELHORAR EM NADA A CIDADE.
    Os coitados dos comerciantes sofrendo uma pressão tremenda da prefeitura, só pensam em dinheiro.
    A guarda Municipal só pensa em multar, multar e multar.
    Com o coração apertado eu lhe digo, na primeira oportunidade que eu tiver de VENDER o meu apartamento, eu caio fora daí.
    Agora é milícia até pra estacionar carro.
    Na cara da polícia, da guarda Municipal…
    Os órgãos públicos FINGEM que não estão vendo… inacreditável.
    Creio que você receba muitos relatos como esse.
    Uma cidade tão bonita sendo destruída pelo descaso.
    Lamentavel.

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

    1. Ronaldo, após 66 anos de Itacuruçá, consegui vender meu apartamento e migrar para Região dos Lagos seguindo os passos de vários amigos de infância e convivência nesse maravilhoso lugar. Gostaria de acrescentar em seu comentário o descaso com a saúde. Como pode um idoso residir nesse local sem recursos básicos? Isso pesou na minha avaliação para essa decisão , com o coração partido sim, porém foi necessário, principalmente após ter minha residência roubada por 3 x, foi a gota d’água. Abraços, tamos juntos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: