07 de junho de 2021

Abrindo um antigo caderno foi que eu descobri: antigamente eu era eterno. (Paulo Leminski)

Via crucis

Entre as primeiras medidas de combate à pandemia de covid 19 lá em março do ano passado, uma que afetou profundamente a nossa região foi a da suspensão de todas as linhas de transporte público de passageiros, entre elas, todos os horários da viação Costa Verde que atendiam ao município de Mangaratiba na ligação com a capital do estado em pelo menos quatro horários em cada sentido. No segundo semestre de 2020, as restrições começaram a ser afrouxadas até deixarem de existir. Todavia, a viação Costa Verde (que já havia transformado a ligação direta de Mangaratiba ao Rio de Janeiro em “seção” de linhas indo ou vindo de Angra dos Reis, simplesmente ignorou a necessidade de retomada do atendimento ao município. Hoje, segundo o site da empresa, existe apenas um horário às seis e dez da manhã saindo de Mangaratiba e nenhum, em nenhum outro horário no caminho de volta.

Via crucis II

Lembrando que, há cinquenta anos, nos anos setenta do século passado, além dos três horários regulares de trens com destino à Central do Brasil e três horários do “macaquinho” ligando o município a Santa Cruz, a então EFCB (atual Supervia) colocava à disposição da população de Mangaratiba um serviço especial de transporte denominado “litorina”, com moderníssimos e confortáveis máquinas “automotrizes” que faziam o percurso de Itacuruçá à estação D. Pedro II em exatos uma hora e dez minutos. Hoje de manhã, pretendendo chegar em casa, após dias em viagem, um morador descobriu-se sem nenhuma outra alternativa, a não ser ir da rodoviária Novo Rio para a Central do Brasil onde poderia pegar um trem para Santa Cruz, de lá algum ônibus para Itaguaí e, finalmente, outro ônibus ou van para Itacuruçá. Sua outra alternativa seria ir de metrô até Coelho Neto, de lá, ônibus para Itaguaí e, outra vez, ônibus ou van para seu destino final. No mínimo, descontado o incômodo de quatro baldeações, mais de três horas de percurso.

Litorina

Via crucis III

Diz o decreto 3893/81, com suas alterações posteriores, que regulamenta o transporte intermunicipal de passageiros: “Comprovada a carência de transporte, o DETRO/RJ determinará aumento de frequência, na proporção necessária, às empresas transportadoras operantes na respectiva região, marcando prazo para adoção da medida. Desatendida a ordem, o DETRO/RJ poderá outorgar permissão a novas transportadoras para fins de atendimento do mercado, mediante licitação pública, observadas as exigências de legislação em vigor e a deste Regulamento. Permanecendo o aproveitamento deficiente, poderá o DETRO/RJ considerar a linha extinta, se outra opção de transporte houver ou puder ser implantada.”

Via crucis IV

Recordando postagem aqui no blog de há duas semanas, eis aí mais um assunto, junto com a questão da falta de equipamentos de caixas eletrônicos em Itacuruçá, para algum vereador colocar “debaixo do braço” e partir em busca de conversações e negociações com o poder público estadual e empresários do setor. Decerto, justificarão muito mais seus mandatos e terão seus esforços reconhecidos pela população do que as recorrentes “indicações” para capina de ruas ou troca de lâmpadas.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “07 de junho de 2021”

  1. Sei que a situação está complicada devido a esta moléstia que estamos enfrentado,porém acho que determinadas medidas adotadas deveriam ser revistas,principalmente a rivalidade de nosso cartão de passagem de idosos,antes existia um setor no centro de Mangaratiba, onde comparecíamos,eramos muito bem atendidos e agora somos obrigados a ir em Caxias para nova validação. Com toda sinceridade: não quero culpar o prefeito por esta medida tomada,mas gostaria que partindo dele ou não,que ouvisse o clamor dos idosos do município que ele administra e voltasse com o sistema anterior. Meu muito obrigado ao professor Lauro pela oportunidade que nos da para realizarmos em seu blog nossos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: