23 de março de 2021

Quem não sabe de onde veio, não faz a menor ideia de para onde vai. (anônimo)

Raízes

Em hora muito oportuna, o prefeito de Mangaratiba publicou ontem o decreto número 4.451 que cria a força tarefa para a preservação do sítio arqueológico das ruínas históricas do Sahy. Sob a coordenação da Fundação Mário Peixoto, representantes de oito secretarias participarão do trabalho que incluirá, desde o inventário e demarcação das ruínas históricas para fins de tombamento, plano de manejo para flora e fauna, até a presença da ronda de guardas municipais para evitar a depredação da área.

Superferiado

As prefeituras do Rio e de Niterói anunciaram nessa segunda-feira que irão adotar medidas restritivas mais rígidas para tentar conter o avanço de casos de Covid-19. Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, definiram que durante dez dias – de 26 de março a 4 de abril – só serviços essenciais poderão funcionar nas duas cidades. Por serem mais restritivas, essas medidas estão em descompasso com relação ao projeto enviado pelo governo do estado à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O governador em exercício, Cláudio Castro, anunciou que vai manter abertos comércios, inclusive bares e restaurantes, e que prefeitos de todas as cidades do estado não poderiam suspender essa determinação.

Superferiado II

Especialistas em direito público entendem, no entanto, que a decisão dos municípios prevalece sobre a regra do governo estadual. A proposta do governo do estado, entretanto, ainda precisa passar pela aprovação da Alerj. Na tarde de ontem, o governador Cláudio Castro foi à Alerj e entregou aos deputados o projeto para antecipar feriados e oficializar o período. A proposta deverá ser analisada pela Casa nesta terça-feira, em regime de urgência. Caso receba emendas, voltará à pauta na quarta-feira. Para boa parte dos deputados, é preciso ir além e aderir a regras mais duras, como a abertura apenas dos setores considerados essenciais em todo o estado.

Superferiado III

Prefeitos da região dos Lagos e aqui da Costa Verde permanecem na expectativa de qual será a decisão da Alerj, vez que, um longo feriado de dez dias certamente estimulará a ida, para essas regiões, de muita gente com dias livres e com praias e bares fechados nas duas grandes cidades.

Coronavírus

Algumas pessoas questionam às quantas anda a vacinação por aqui. Na página oficial da prefeitura de Mangaratiba, há um setor dedicado exclusivamente à situação da vacinação no município, bem como quadros a respeito da evolução da campanha por faixas de idade. Vale lembrar que a aplicação da vacina, aqui, segue o modelo de agendamento nas ESF, e não o simples comparecimento aos postos de saúde.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: