05 de março de 2020

Esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono. (Tancredo Neves)

Quem quer faz…

Adaptando o antigo ditado “quem quer faz, quem não quer manda”, um grupo de empresários da área hoteleira do município deixou de lado as antigas reclamações dirigidas ao poder público na área do turismo. Juntos, criaram um portal na internet propagando as belezas e atrações de Mangaratiba e, ao mesmo tempo, promovendo seus negócios na base da colaboração, e não da competição. Para conhecer, clique no link:

www.portaldeturismomangaratiba.com.br

Quem quer faz…II

Informa o prefeito de Mangaratiba ter participado, na última terça-feira, de mais uma reunião de cooperação entre os municípios da Costa Verde, o Governo do Estado e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, para implantar o ordenamento turístico unificado na região. O projeto inclui ações de para o desenvolvimento sustentável do turismo, proteção do meio ambiente e investimentos na segurança do tráfego aquaviário. A respeito do encontro, disse ele: “Para nós é uma chance única para ordenar o nosso turismo. Não é o caso de proibir ninguém de exercer as suas atividades, mas o que precisamos é que isso aconteça de forma ordenada. Por isso a importância desta ação entre Angra, Paraty e Mangaratiba. É um trabalho conjunto e inédito em prol do turismo da Costa Verde. Somos uma região que sofre com a degradação ambiental e devemos reverter isso. Todos podem ter acesso aos nossos munícipios, mas, de maneira ordenada. Vamos criar leis específicas para a Costa Verde discutindo junto com as câmaras, prefeitos e a sociedade. Nós temos a oportunidade de fazer isso com pessoas que estão interessadas em mudar a cara da nossa região”.

Cidade modelo

O CRMV-RJ esteve na última terça-feira na sede da Prefeitura de Mangaratiba. A reunião contou com a participação do coordenador da Vigilância das Zoonoses, a secretária de Saúde, o secretário de Agricultura e Pesca, o secretário municipal de Fazenda, do superintendente executivo e jurídico do CRMV-RJ, e do vice-presidente do órgão. O objetivo do encontro é transformar Mangaratiba numa cidade modelo no Termo de Cooperação Técnica entre as fiscalizações sanitárias, fazendárias e do CRMV-RJ. Também foi oferecida parceria em Projetos de Lei que versem sobre o tema de bem-estar animal e Saúde Pública, entre outros temas. Leia a nota no site do Conselho Regional de Medicina Veterinária em: www.crmvrj.org.br

Golpes

Boatos ajudam a espalhar desinformação pela Internet e podem conter códigos maliciosos e tentativas de golpes. Ao receber notícias sobre o tema Coronavírus seja cuidadoso ao compartilhar, verifique a fonte da informação e em caso de dúvidas, não compartilhe e ajude a tornar a Internet um ambiente mais saudável, seguro e confiável. Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de uma informação, como por exemplo um remédio milagroso, procure consultar outras fontes antes de repassá-la. Cuidado também com mensagens solicitando doações para as vítimas da doença. Apesar de existirem várias ações reais a respeito, muitos golpistas exploram a propensão à caridade que as pessoas demonstram em momentos difíceis como estes para criar campanhas falsas. Antes de doar procure obter mais informações consultando os sites oficiais de Campanhas. Caso perceba pessoas em seus grupos compartilhando mensagens com suspeitas de golpes, alerte-os sobre o conteúdo malicioso. Cuidado ainda com mensagens que tentem induzi-lo a fornecer informações pessoais e dados bancários, como páginas que prometem fazer testes on-line para verificar se você está infectado, mas que solicitam os números do seu cartão de crédito.

Golpes II

Tenha cuidado ao instalar aplicativos que prometem informações sobre a pandemia, procure baixá-los de desenvolvedores e lojas oficiais, como as do sistema operacional do seu aparelho. Ao instalar aplicativos, evite fornecer dados e permissões quando não forem realmente necessários. Atente para o fato de que senhas podem ser insuficientes para garantir a segurança de suas contas. Lembre-se de habilitar a verificação em duas etapas. Use sempre conexões seguras, como “https:” para acesso a sites web e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha, por exemplo. Faça backups dos seus arquivos para evitar perdê-los em caso de infecção do seu equipamento por algum código malicioso. Além de ficar em casa e se proteger, lembre-se de proteger também seus equipamentos, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança. (Fonte: Internet segura)

Utilidade pública – Missão covid

Se você conhece alguém que está sem convênio e estiver com algum sintoma da COVID-19 (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta), oriente para entrar na plataforma do “Missão Covid”. É uma plataforma que conecta o paciente com um grupo de médicos que se reuniu para atender gratuitamente às pessoas com os sintomas. A pessoa se cadastra e rapidamente um médico entra em contato e faz uma vídeo consulta. O atendimento é gratuito. http://www.missaocovid.com.br

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: