12 de fevereiro de 2021

Frase do dia

Sucede com frequência que os espíritos mais mesquinhos são os mais arrogantes e soberbos, assim como os espíritos mais generosos são os mais modestos e humildes. (Rene Descartes)

Restrições

A Prefeitura de Mangaratiba cancelou todas as festividades do carnaval em 2021 e ampliou as medidas restritivas na cidade. As principais determinações começaram a valer à meia noite de quinta para esta sexta-feira. Estão proibidos eventos, saídas de blocos, ampliado para vinte e quatro horas o funcionamento das barreiras, limitadas as atividades comerciais e a permanência de pessoas em espaços públicos, entre outras orientações.

Restrições II

As barreiras de bloqueio de acesso ao município funcionarão 24 horas em toda a cidade no período de carnaval. Somente moradores, proprietários de imóveis, trabalhadores e pessoas com comprovante de reservas já agendadas para hotéis e pousadas poderão entrar no município. O acesso só será liberado mediante a apresentação obrigatória de comprovante impresso de residência ou reserva, contrato de locação autenticado (para locatários) ou de vínculo empregatício (para trabalhadores), junto a um documento original com foto da pessoa que irá passar pela barreira. Os serviços de manutenção e cargas também deverão obedecer às exigências da Normativa n° 001/21, assim como, os serviços de aplicativo que só serão autorizados a entrar no município, caso o passageiro comprove ser morador da cidade. Ônibus e vans, inclusive intermunicipais, também passarão pela fiscalização.

Restrições III

Todos os eventos de carnaval estão expressamente proibidos na cidade, incluindo os realizados em áreas públicas ou em estabelecimentos comerciais privados, de concessão, clubes e náuticas no período de 12 a 21 de fevereiro. A proibição também se estende aos blocos carnavalescos (tanto em vias públicas, quanto em condomínios), ao Carnamar e eventos semelhantes, sejam eles marítimos ou não. Também não será permitido realizar eventos nas areias das praias e nem exibições de música eletrônica. A regra vale para estabelecimentos comerciais, privados ou de concessão.

Restrições IV

O estacionamento de veículos está expressamente proibido em toda a orla marítima do município. Apenas moradores terão o acesso liberado mediante apresentação do comprovante de residência. Já para as praias de Ibicuí, Ribeira, Junqueira e Santo Antônio, o acesso será limitado mediante o controle de lotação. Assim que as vagas de estacionamento em vias públicas forem preenchidas, somente moradores com garagem serão liberados para acessar estes locais. O controle será feito pela Guarda Municipal, e os veículos que descumprirem a determinação estarão sujeitos a multa e reboque.

Restrições V

A Secretaria de Ordem Pública e o setor de Fiscalização da Secretaria de Obras e Urbanismo da prefeitura de Mangaratiba estão promovendo uma operação de fiscalização dos táxis boats que atuam em Itacuruçá. A ação, que vai se estender durante toda a semana com o apoio da Marinha do Brasil, tem como objetivo combater irregularidades e evitar que embarcações sem autorização façam o transporte marítimo de passageiros. Os proprietários das embarcações identificadas com irregulares estão sendo notificados pelos agentes e deverão comparecer no setor de fiscalização da Prefeitura e/ou Marinha para regularizarem seus documentos e licenças. O trabalho de fiscalização de táxis boats irregulares será uma ação permanente no município. O foco é evitar que embarcações piratas realizem serviço, garantindo assim, a segurança de passageiros e profissionais.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “12 de fevereiro de 2021”

  1. Caro prof. lauro e leitores,

    Mesmo sendo oposição, reconheço a dificuldade que é evitar que o Município seja invadido nesses dias de Carnaval e torço para que as barreiras tenham êxito. Aliás, agradeço a S. Pedro também.

    fato é que não dá para taparmos o sol com a peneira sendo e a população precisa ajudar juntamente com os governantes e demais autoridades.

    Hoje o que há de mais eficiente contra a COVID-19 é seguirmos as regras do afastamento social com o uso de máscaras, álcool gel nas mãos e fugindo das aglomerações. Até mesmo para evitar uma infecção maior de pessoas com as novas variantes do coronavírus, sendo óbvio que quando mais gente contaminada houver, maiores as probabilidades de mutação do vírus e o surgimento de outras variantes, fazendo com que a pandemia demore mais tempo.

    Apesar de seu comportamento indisciplinado, o brasileiro não terá outro jeito senão adequar-se às normas sanitárias. Pena que a nossa ignorância e falta de consciência esteja causando tantas mortes que poderiam ser evitadas.

    Ótimo domingo a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: