02 de fevereiro de 2021

Frase do dia

Se você quiser criar inimigos, tente mudar alguma coisa. (Woodrow Wilson)

Novo secretário

Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, é o novo Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Mangaratiba. A novidade foi anunciada nessa segunda-feira pelo Prefeito Alan Bombeiro. De acordo com o realese divulgado, DJ Marlboro assume o cargo com o desafio de ampliar a projeção turística de Mangaratiba e fazer com que projetos voltados ao desenvolvimento do setor sejam colocados em prática. Sua missão será potencializar o turismo na região de forma sustentável, ordenada e voltada ao incentivo da economia local. A meta também se estende ao setor cultural.

Repercussão

Os jornais “Extra” e “O Dia” repercutiram o anúncio de forma negativa questionando ser o turismo a atividade econômica mais importante de Mangaratiba em função de sua natureza exuberante e belas praias. Mas com problemas crônicos de falta de estrutura e de fiscalização, carências no ordenamento urbano (caos principalmente nos finais de semana de verão, com praias nos distritos invadidas por centenas de turistas que depredam a cidade) e falta da criação de uma agenda com empresários do setor (gastronomia e hotelaria, por exemplo), fazem com o potencial turístico de Mangaratiba atraia mais problemas do que receitas ou benefícios à população. Roberto Monsores, que ocupava o cargo, foi remanejado para a subsecretaria de Eventos.

Barreira

Conforme já divulgado, a prefeitura de Mangaratiba retomou nessa segunda-feira as barreiras de bloqueio de acesso ao município. Já nas primeiras horas de funcionamento, 394 veículos foram impedidos de entrar na cidade. Todos os automóveis barrados tentaram descumprir as medidas previstas pelo decreto municipal que têm por objetivo proteger a população, controlando o acesso de não moradores ao município, e também, frear a propagação da COVID-19 na cidade, evitando assim, um colapso do sistema de saúde. Além de verificarem a documentação necessária, os agentes estão aferindo a temperatura dos ocupantes dos veículos. Todo e qualquer automóvel que passe pelas barreiras estará sujeito a fiscalização.

Barreira II

Ao contrário do que muitos diziam, os bloqueios estão funcionando com absoluto rigor, o que levou, no primeiro dia, à forte retenção do trânsito de entrada em Itacuruçá. Do mesmo modo, a queixa de que os ônibus continuariam entrando no distrito, sem maiores fiscalizações, não aconteceu. A impressão que se tem no distrito é que a viação Ponte Coberta voltou a suspender a circulação da linha oriunda de Nova Iguaçú. De acordo com a Normativa, só estão autorizados a entrar em Mangaratiba moradores, locatários, trabalhadores e hóspedes com reserva em hotéis e pousadas, mediante apresentação obrigatória de comprovante de residência, aluguel ou reserva e documento original com foto.

Farinha pouca

A legislação garante ainda a ampliação das barreiras de bloqueio no carnaval proibindo, no período de 12 a 21 de fevereiro de 2021 saídas de blocos, festas e a realização de qualquer tipo de evento, inclusive a realização de festividades em clubes e náuticas. O rigor dessas restrições chegou a estimular barqueiros de Itacuruçá e transportadores de turistas a partir de Conceição de Jacareí a ensaiar uma mobilização de protesto. O estacionamento de veículos será expressamente proibido em toda a orla marítima do município. Apenas moradores terão o acesso liberado mediante apresentação do comprovante de residência. Já para as praias de Ibicuí, Ribeira, Junqueira e Santo Antônio, o acesso será limitado mediante o controle de lotação. Assim que as vagas de estacionamento em vias públicas forem preenchidas, somente moradores com garagem serão liberados para acessar estes locais. O controle será feito pela Guarda Municipal, e os veículos que descumprirem a determinação estarão sujeitos a multa e reboque.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

5 comentários em “02 de fevereiro de 2021”

  1. Valeska popozuda, para secretária de Educação, coronel Pantoja (massacre de Carajás PA) para segurança!

  2. Em tempo!

    Então. O que a sociedade pode indagar ao novo secretário seriam quais as propostas ele tem para a pasta?

    Como desenvolver o Turismo em tempos de pandemia?

    Qual será a linha de atuação do secretário?

    Enfim, essas seriam coisas que perguntariamos a qualquer outro gestor, sem preconceitos à profissão do cara por ser DJ ainda que o vínculo dele com a atividade cultural possa nos despertar dúvidas sobre os rumos da secretaria em relação ao Turismo

  3. Caro Prof. Lauro e leitores

    Sem nenhum preconceito contra o fato do Chefe do Executivo ter nomeado um DJ do funk, apenas espero que ele entenda suficientemente do assunto e saiba formar uma boa equipe.

    Infelizmente, a pasta não tem sido devidamente voltada para o turismo há anos mas sim pra eventos. Logo, mais uma vez sem nenhum preconceito, apenas não desejo ver um continuísmo.

    Otimo final de terça-feira a todos

  4. Só falta agora chamar o tiririca para ser secretário também! Aí o circo fica completo em mangaratiba, comandada por um prefeito patético e ridículo!!

  5. Hoje 2/2 apos retornar pra casa em itacuruça f demorei uns 45 até acessar a barreira sanitária… apos ser liberado minha passagem por um funcionário todo de preto da guarda municipal… ao passar pela tenda pude ver o outro guarda junto a guardete falar que eu deveria retornar e ele anotou minha placa… parei o carro em frente ao dpo e apresentei identidade e conta de luz atualizada pedi que ele tirasse a placa do meu carro do bloco de anotações. Sugiro que para que se tenha agilidade nesta fiscalizaçao … que seja colado um adesivo no carro para que haja sua liberação mais agilizada na barreira!!! Leitor assiduo do blog. Att. Jorge feliciano. Morador a 19 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: