20 de novembro de 2020

Frase do dia

Sempre viveram no mesmo barco. Foram farinha do mesmo saco, da mesma marinha, da mesma rainha, sob a mesma bandeira, tremulando no mastro. (Ivan Lins)

 Dois anos depois

Hoje, Mangaratiba completa dois anos desde a posse do prefeito Alan Bombeiro na eleição suplementar de 2018. Reconhecendo o trabalho realizado, apesar das inúmeras dificuldades oriunda das chuvas, da pandemia, da cidade isolada, dos problemas no transporte público, a população sinalizou, nas urnas, que continua acreditando e apoiando seu trabalho.

Depois dos temporais

O município de Mangaratiba acaba de ser inserido em um projeto pioneiro de despoluição marítima. O ‘Lixo Fora D’água’ vai ajudar a combater as fontes de poluição na orla da cidade e a reconfigurar a gestão do lixo encontrado nas praias. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, através das Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O projeto vai ajudar o município a identificar os principais poluentes que prejudicam a orla marítima de Mangaratiba e as possíveis soluções para proteger todo o ambiente marinho. Nas próximas semanas as equipes do projeto estarão na cidade para fazer uma análise completa das fontes poluentes na orla e um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos do município. Já as próximas etapas, que serão feitos em parceria com a Prefeitura, incluem mutirões de limpeza, ações de conscientização junto a população, entre outras atividades de proteção ambiental. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Consciência negra

É importante saber que em 1978 ativistas do Movimento Negro Unificado se reuniram em Salvador e acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época. Nascido em 1665, Zumbi dos Palmares comandou o Quilombo dos Palmares e liderou a resistência de milhares negros contra a escravidão. Ele chegou em Palmares ainda menino e assumiu o comando do quilombo após a morte de Ganga Zumba. Durante a sua liderança, Palmares enfrentou diversas batalhas para defender o território e a liberdade dos negros no quilombo. Em 1694 o Quilombo dos Palmares foi destruído pelo governo durante uma expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Apesar de ter resistido, Zumbi foi capturado e morto um ano depois, em 20 de novembro de 1695.

Consciência negra II

Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. Para além de um momento festivo, a data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “20 de novembro de 2020”

  1. REPUDIO!
    Enquanto o Brasil é atingido pela segunda onda do CORONA VIRUS, os estabelecimentos comerciais e tudo possível está em HOME OFICIE, FECHANDO SUAS PORTAS, A PREFEITURA DE MANGARATIBA, segue firme em seu propósito de aglomeram os funcionários de forma abrupta, mantendo as repartições lotadas, sem nenhuma discrepância.
    Obrigado Prefeito é seus Secretários, por nos conduzirem e nossos familiares ,idosos , filhos com maestria ao Cimiterio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: