08 de setembro de 2020

Frase do dia

A tolerância é tão necessária na política como na religião. Só o orgulho é que é intolerante. (Voltaire)

Casa lotada

Teve de tudo no município, no final de semana de feriado prolongado: engarrafamento de trânsito dentro dos distritos; flanelinhas invadindo áreas particulares para cobrar pelo estacionamento; lancha incendiada na marina de Itacuruçá; brigas de socos e pontapés na praça da igreja; tiros em Muriqui, etc. A comparação mais comum entre moradores foi que parecíamos estar no ano novo ou no carnaval, tamanha a quantidade de visitantes.

Trabalho duro

Apesar de tudo, as equipes de serviços públicos se esforçaram para manter a cidade organizada. A grande dificuldade foi a retirada do excesso de lixo das ruas, vez que o caminhão de coleta de lixo quase não conseguiu se locomover nas ruas cheias de automóveis. Já nos postos de saúde e hospital municipal, o número de atendimentos cresceu em todos os distritos. De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de saúde, foram cerca de oitocentos atendimentos apenas nos últimos dias, considerando todas as unidades básicas de saúde. Já a Guarda Municipal atuou em toda a cidade desmobilizando acampamentos e estacionamentos irregulares, ordenamento de trânsito e retirando churrasqueiras das praias e rebocando veículos.

A volta

A Viação Ponte Coberta informa que retoma, a partir de hoje, a linha 450T Itacuruçá x Nova Iguaçu Via Itaguaí com o primeiro carro saindo do ponto final de Nova Iguaçu sentido Itacuruçá às 04:30 e o primeiro de Itacuruçá para Nova Iguaçú às cinco horas da manhã. O intervalo prometido é de uma hora em cada sentido e os últimos horários serão: saindo de Nova Iguaçu para Itacuruçá às 19 horas e de Itacuruçá para Nova Iguaçu às 20 horas.

Empreendedorismo

A partir da última terça-feira, os empreendedores interessados em abrir uma micro e pequena empresa estão dispensadas de alvarás de licenciamento de funcionamento. A novidade faz parte da Resolução nº 59 e é mais um reflexo da Lei de Liberdade Econômica, em vigor desde setembro do ano passado, que visa tornar o ambiente de negócios no país mais simples e menos burocrático. Na prática, ao solicitar a abertura do negócio na categoria MEI o empreendedor está automaticamente liberado para o exercício das suas atividades, desde que manifeste concordância com o termo de ciência e responsabilidade disponível no momento da inscrição do negócio no Portal do Empreendedor. Em posse do documento emitido eletronicamente, o empreendedor é autorizado a iniciar as suas atividades de imediato, mas fica ciente de que deve atuar de acordo com os requisitos legais que envolvem aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública e uso e ocupação do solo, entre outros. O termo também deixa claro que o negócio pode ser fiscalizado pelo poder público, até mesmo se for instalado dentro da própria residência do empreendedor. As fiscalizações para verificar os requisitos de dispensa continuarão a ser realizadas, no entanto, o empreendedor não precisa aguardar a visita dos agentes públicos para abrir a empresa. A proposta de dispensa de alvarás e licenças para MEIs foi uma ação conjunta do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato. (Fonte: Jornal do Contabilista)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “08 de setembro de 2020”

  1. Tolerância com incompetência dolosa na saúde?
    No combate ao combate à corrupção?
    No incentivo à destruição da Amazônia?
    No desmerecimento criminoso da EDUCAÇÃO ?
    O cara é um típico débil mental,é o senhor ou sou eu?
    Cartas para o Blog,

  2. “Não espere que os seus erros se consertem sozinhos com o tempo, a omissão fará você errar mais.”

    Rafael Valladão Rocha

  3. Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. A omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Omissão é traição…

  4. Caro prof. Lauro e leitores.

    Considero vergonhoso não terem sido adotadas medidas para adequar a recepção de turistas à capacidade dos nossos balneários e às normas de segurança em relação à pandemia!

    O Poder Público Municipal mais uma vez mostra a sua hipocrisia por dizer que está prevenindo a COVID-19, mas parece que, na prática, o prefeito liberou geral a bagunça tendo em suas mãos a caneta…

    Ora, ele, que é num pré-candidato à reeleição, posta em sua página nas redes sociais que a pandemia não acabou, pede para as pessoas usarem máscaras, manterem o isolamento social, etc. Porém, não tenho mais visto o Município tomar medidas preventivas eficientes para combater a propagação do coronavírus, a exemplo das barreiras.

    Nossas praias ficaram superlotadas nesse feriadão em todos os nossos distritos! Em Muriqui, por exemplo, foi um horror. Um pesadelo! Até ônibus de excursão me disseram que andou chegando por aqui…

    Mas será que o governante vê isso ou está apenas assistindo e publicando os vídeos do que anda ocorrendo na Zona Sul do Rio como fez recentemente em sua página no Facebook?

    Apesar dos pesares, reconheço e aplaudo os trabalhos árduos dos nossos varredores por terem feito a parte deles recebendo tão pouco de uma empresa contratada que nos custa uma fortuna.

    De qualquer forma, digo e repito que está ficando insuportável e muito preocupante essa situação no Município e o Ministério Público precisa agir contra as omissões dos nossos gestores.

    Ótima semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: