25 de julho de 2020

Frase do dia

Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)

Sorteio

Considerando a necessidade da lisura no sorteio dos prêmios para quem pagou o Iptu 2020 em janeiro, o governo municipal adiou para este sábado a premiação. O motivo foi a decisão da Loteria Federal em só fazer sorteios de prêmios aos sábados.

Cultura

A Comissão Permanente de Turismo, Cultura, Esportes e Economia Criativa da câmara municipal de Mangaratiba, que tem como presidente o vereador Rodrigo Bondim e como membros os vereadores Emilson da farmácia e Rômulo Carcará trabalham para propor as ações para movimentar o setor em Mangaratiba. Como primeiro passo da Comissão, foi encaminhado projeto de lei para o Executivo que cria a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa na cidade. Considera-se Economia Criativa o processo de criação, produção, distribuição ou circulação de bens ou serviços cuja atividade tem como processo principal um ato criativo que gere produto, bem ou serviço no âmbito da produção de riqueza cultural, econômica e social. Entre os setores que estão incluídos na lei estão: Patrimônio, Expressões Culturais, Artes de Espetáculo, áudio visual e Literatura, Criações Culturais e Funcionais e Gastronomia.

Cultura II

Ficou estabelecido, como norteadores do Projeto de Lei a Diversidade Cultural, a Sustentabilidade, a Inovação e a Inclusão Social. Para isso, a comissão pretende trabalhar para a produção da informação e conhecimento sobre o que é a Economia Criativa, além da formação de profissionais, fomentando os futuros empreendedores. Como instrumentos para o desenvolvimento do setor, o poder público vai buscar parcerias para oferecer linhas de crédito para produção e comercialização, assistência técnica, capacitação e formação de mão de obra qualificada, realização de fóruns entre outras ações.

Cultura III

Nova iluminação das ruínas da Praia do Saco.

 Cidade viva

Na última quinta-feira, o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, o Subsecretário Estadual de Infraestrutura e Obras, Luiz Cláudio Bentes, e a equipe técnica da pasta, realizaram uma visita técnica na Praia do Saco. A ação faz parte da primeira etapa do Projeto Cidade Viva, que vai realizar a reurbanizacão da orla do bairro e transformar o local em praia modelo para todo o estado. Durante a vistoria, a equipe fez um levantamento técnico de todas as particularidades da Praia do Saco e do que ainda poderá ser implementado no projeto. De acordo com o Subsecretário Estadual, todas os apontamentos vão ajudar na complementação das melhorias que serão realizadas. Com o Projeto Cidade Viva, a orla da Praia do Saco vai se transformar em um modelo de Eco Orla. A intervenção vai contemplar a revitalização dos quiosques; construção de um novo calçadão com pontos de acessibilidade; instalação de ciclovia, área de lazer, espaço de eventos e banheiros adaptados nos quiosques. A iniciativa também prevê a implantação de uma área para pescadores artesanais, paisagismo, resgate da vegetação nativa, sistema de reciclagem de lixo, nova iluminação, entre outras melhorias.

Cada vez mais difícil

Recolham os tambores. A empresa Expresso Recreio efetivamente não deve voltar a operar em Mangaratiba. Conforme nota publicada no dia de hoje, os funcionários da empresa foram convocados para uma dispensa coletiva, pois a mesma alegou dificuldades financeiras.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “25 de julho de 2020”

  1. Professor… sou morador de itacuruça e a muito tempo tenho a ideia para que seja implementado nao só em itacuruça mais também em outros distritos o transporte tipo jardineira… pois iria melhorar o acesso a orla para principalmente os moradores que tem carro e nao conseguem vaga nos finais de semana de sol. Quando se fala em incrementar o turismo tenho a certeza que este tipo de transporte ajudaria muito. Torço para que isto ocorra em nosso distrito. Sem mais. Abraços. Jorge Feliciano.

  2. Boa noite, professor Lauro e leitores.

    A meu ver, nesse momento de pandemia, em que é sugestivo um contingenciamento nas prefeituras, a iluminação das ruínas não deveria ser feita por não se tratar de algo essencial e sem ser prioritário para o momento.

    Entendo que, caso estivéssemos retomando o turismo e houvesse um projeto estratégico para uma utilização desses espaços, a iluminação seria bem vinda. Do contrário, é desperdício de dinheiro público e que cheira oportunismo eleitoreiro.

    Ótimo final de sábado a todos!

  3. Uma boa denúncia a ser feita aos novos canais da PREFEITURA é o serviço criminoso de transporte de passageiros e a ineficiência do poder público ao combater o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: