21 de julho de 2020

Frase do dia

O que se encontra no início é o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. (Rubem Alves)

Pragmatismo

Faltando menos de quatro meses para as eleições municipais, diversos candidatos começam a se movimentar no tabuleiro político. A mais forte tendência de migração parece estar sendo em direção ao grupo político de apoio ao atual prefeito, já que candidaturas adversárias à cadeira do executivo não estão dando sinais de decolar.

Pragmatismo II

Na manhã da última quinta-feira, Paula do Instituto, visitou o prefeito Alan Bombeiro em seu gabinete. Projetos, propostas e ideias que poderão sair do papel e em breve entrarão em prática. “O prefeito Alan Bombeiro tem sido incansável no seu trabalho, nossa cidade ainda vai avançar muito com o Alan. A pandemia veio pra atrapalhar e está prejudicando, mas com o trabalho do Alan ainda vamos avançar mais”, finalizou Paula do Instituto.

Pensando bem

Esse negócio de ficar na rede social criticando prefeito e ex prefeito é muito cafona. O povo já sabe quem é quem e ponto! Mostre ao mundo a que você veio, externe sua capacidade como profissional e como ser humano. Invista em você! Divulgue quem você é e suas propostas. Simples assim! (De um internauta em rede social)

Bandeira azul

O município de Mangaratiba continua no estágio de “bandeira azul”. Apesar disso, as barreiras nas entradas dos distritos já foram desmobilizadas e o comércio, de maneira geral, autorizado a funcionar (inclusive quiosques). De outra parte, o anunciado retorno do transporte intermunicipal não se concretizou conforme aguardado pela população. Apenas algumas linhas da viação Expresso Recreio foram assumidas e reativadas pela auto viação Reginas.

Butim

A pilhagem, também chamada de saque, é o furto ou roubo indiscriminado de bens alheios como parte de uma vitória política ou militar, ou no decorrer de uma catástrofe ou tumulto, como numa guerra ou num desastre natural. O produto de uma pilhagem ou saque é designado como espólio, presa ou butim. A esse melhor estilo, o vereador empossado como prefeito de Itaguaí criou quatorze subprefeituras e cerca de oitenta e quatro cargos novos na Prefeitura, aumentando a despesa com pessoal em cerca de 700 mil reais. O município do Rio de Janeiro, com mais de seis milhões de habitantes, tem apenas sete subprefeituras.

Sem flexibilização

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, expediu, na última sexta-feira, recomendação aos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Itaguaí, Seropédica e Paracambi, representados por seus respectivos prefeitos e secretários de Saúde, para que não flexibilizem restrição social. De acordo com o MPRJ, a medida vale para atividades em geral, sejam elas econômicas, culturais ou esportivas. A pasta também recomenda que os municípios não adotem qualquer medida de desmobilização de serviços de saúde implementados especialmente no enfrentamento da pandemia, tais como hospitais de campanha, centros de triagem e equipes de monitoramento, tomando como base a taxa de ocupação de leitos, ou em função da redução no número de casos e mortes. O Ministério Público pede ainda que qualquer eventual decisão a respeito desses dois pontos (flexibilização das medidas restritivas e desmobilização de serviços locais de saúde) seja fundamentada com base nos indicadores da Nota Técnica nº 01/2020, da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento das Ações Governamentais Integrada da covid-19 do Governo do Estado”. Por fim, recomenda o parquet fluminense, que as decisões e etapas sobre estes dois pontos relativos ao coronavírus não sejam implementadas antes do decurso de três semanas desde a implementação da decisão anterior. O MPRJ diz que um diagnóstico fidedigno a respeito da real relevância e gravidade da epidemia no território de cada município deve, necessariamente, levar em conta um grupo de indicadores, e não somente um indicador, isoladamente considerado.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “21 de julho de 2020”

  1. Caro professor Lauro e leitores,

    Discordo quando escreve que “candidaturas adversárias à cadeira do executivo não estão dando sinais de decolar”. Pois o que mais vejo, em praticamente todo o Município, é declaração de apoio ao ex-prefeito Aarão. Aliás, percebe-se nitidamente que a ampla maioria dos cidadãos mangaratibenses já não aguenta mais esse governo que está aí que se mostrou a maior decepção. Nas gestões passadas, o pagamento do funcionalismo nunca atrasava, mas agora estamos assistindo cada coisa absurda. E, contraditoriamente, o prefeito tem feito várias obras mas nem tem dinheiro para pagar quem trabalha na Prefeitura.

    Dia 15/11, tudo indica que alguém será tetra em Mangaratiba ganhando a terceira contra a máquina…

  2. Bom dia.

    lembrando se o pré candidato, o ex- prefeito aarão, mesmo que tenha sido cassado uma vez em uma gestão e afastado em. Mesmo assim é um candidato fortíssimo nessa eleição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: