14 de julho de 2020

Frase do dia

Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que melhor se adapta à mudança. (Charles Darwin)

Invasão

Agentes da guarda municipal ambiental localizaram um acampamento com cinco barracas de lona no Shahy, que iria se transformar em um assentamento ilegal. No local, dois homens e uma mulher pretendiam fixar moradia. Foram apreendidos instrumentos, ferramentas e destruídos vários tijolos artesanais feitos com barro retirado do próprio barranco. Não fosse essa intervenção ainda no nascedouro, em pouco tempo certamente teríamos uma favelinha instalada no local.

Obra na RJ14

Seguindo o cronograma, a obra de recuperação da RJ14, entre Itacuruçá e Muriqui entra em sua última etapa. A intervenção, de grande porte, inclui a construção de um muro de contenção de concreto armado e a pavimentação do trecho prejudicado pelas chuvas de 2019. A Prefeitura já concluiu a instalação das estacas que darão suporte ao muro e da cortina de concreto armado, entre outros itens. Agora serão feitas a instalação da escada hidráulica e dos tirantes, que são peças estruturais de reforço. O trabalho foi iniciado no primeiro trimestre, logo após a prefeitura conseguir verbas do Governo Federal, após quase um ano de tratativas.

Utilidade pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba informa que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 – Influenza – foi ampliada para toda a população. Cidadãos que estão fora do grupo se risco já podem ser imunizados a partir de hoje, das 8 às 16 horas, nos postos de saúde de Itacuruçá, Muriqui, Ranchito e Conceição de Jacareí, além de nas sedes dos programas Estratégias Saúde da Família – ESF. A vacinação irá durar enquanto houver estoque e basta apresentar identidade, CPF ou Cartão do SUS e usar máscara para ser imunizado. Vivemos uma pandemia por falta de uma vacina: imaginem ficar sem todas as outras.

Bandeira azul

A secretaria de saúde de Mangaratiba manteve, nessa segunda-feira, o estágio de “bandeira azul”, o que significa a manutenção, pelo menos por mais uma semana, das restrições em vigor. A boa notícia é que, aqui no município, o número de óbitos decorrentes de coronavírus estacionou em vinte e sete.

Números

Observação curiosa sobre o comportamento da imprensa a respeito da pandemia de covid19 é o grande destaque sempre dado ao número de mortes. Alguns apresentadores de noticiários chegam a “carregar na emoção” para anunciar as mortes das últimas vinte e quatro horas. O que eles quase nunca falam, ou se o fazem é bem superficialmente, é o número de casos confirmados e recuperados. No Brasil, por exemplo, segundo o boletim dessa manhã de terça-feira, quase dois milhões de pessoas já tiveram coronavírus e não morreram.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “14 de julho de 2020”

  1. Boa tarde, professor Lauro e leitores.

    Sobre a vacinação contra a gripe H1N1 – Influenza, preciso aqui corrigir que o horário da imunização, pelo menos na UBS de Muriqui, não vai até às 16 horas, mas se emcerra ao meio dia. Inclusive, ontem estive lá pouco depois das 15 horas, mas não consegui atendimento e me orientaram que retornasse a partir de hoje, no horário da manhã.

    Nesta terça, voltei à UBS daqui do Distrito e observei na recepção um quadro com as informações sobre os dias e horários em que a equipe responsável estará ministrando essa e outras vacinas, ocasião em que pude confirmar que o atendimento está sendo das 8:30 às 12 hs, de segunda a sexta apenas… Mas acho que o correto deveria ser de manhã e à tarde, no horário que informou.

    Ótimo final de terça feira a todos.

  2. Números

    Há controvérsia:

    https://covid.saude.gov.br/

    COVID-19
    Painel Coronavírus

    Atualizado em:
    13/07/2020 18:00

    Casos recuperados
    1.154.837
    Em acompanhamento
    657.297

    CASOS CONFIRMADOS
    1.884.967 Acumulado
    20.286 Casos novos
    897,0

    Incidência *
    ÓBITOS CONFIRMADOS
    72.833 Óbitos acumulados

    733 Casos novos

    3,9%
    Letalidade

    34,7
    Mortalidade *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: