29 de junho de 2020

Frase do dia
Aquele que não tem um objetivo, raramente sente prazer em qualquer empreendimento. (Giacomo Leopardi)

São Pedro

Pela primeira vez, em noventa anos, a única referência à festa para o padroeiro dos pescadores, São Pedro, foi a alvorada com salva de vinte e um tiros de canhão realizada pela Marinha logo às seis horas da manhã desta segunda-feira. Neste ano, não tivemos procissão marítima nem a festa de rua da colônia de pescadores.

Auxílio

A Prefeitura de Mangaratiba irá iniciar nesta terça-feira a entrega do segundo lote dos vouchers de alimentação para a população. Desta vez serão beneficiados táxis boats, trabalhadores do turismo náutico, pessoas inscritas no CadÚnico, além de microempreendedores individuais (MEIs), Artesãos e Ambulantes Legais cadastrados na Secretaria de Fazenda. A distribuição vai acontecer das 8h às 16 nos CRAS de Itacuruçá, Conceição de Jacareí, Muriqui, Praia do Saco, Centro de Mangaratiba e Serra do Piloto. A entrega será realizada por ordem alfabética, de acordo com a letra inicial do nome dos beneficiados. Para receber o voucher é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e estar de máscara. A utilização do benefício só será permitida nos mercados e estabelecimentos comerciais credenciados e listados abaixo. O voucher de alimentação, no valor de R$ 72 reais, é um auxílio emergencial promovido pela Prefeitura de Mangaratiba com objetivo de minimizar os impactos causados pela Pandemia do COVID-19.

Essa “moda” pega?

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou uma campanha de conscientização sobre descarte do lixo. Uma cidade limpa evita doenças e atrai turistas e investimentos. A regra básica é não colocar o lixo na rua depois das oito horas da manhã. Se o caminhão já passou, guardar em sua residência e esperar novo horário para descartá-lo. O caminhão da coleta passa todos os dias pela manhã. Descartá-lo após esse horário não contribui para a limpeza e higiene de Mangaratiba. Não colocar lixo na rua de madrugada. Os animais reviram latões e espalham pela cidade. Ventos fortes e chuvas também ajudam a espalhar e trazem transtornos para todos, como alagamentos e assoreamento de rios e cachoeiras. Lembra ainda a campanha que o caminhão de coleta não retira entulho e galhada. Antes de descartar esse tipo de material, o morador deve ligar para a Prefeitura e pedir informações e agendamento para retirada através do telefone: 21 9 7508-1784.

Podemos invejar?

Enquanto o Rio de Janeiro prometeu dez hospitais de campanha e entregou parcialmente apenas dois, a prefeitura de São Paulo fechou nesta segunda-feira o Hospital de Campanha do Pacaembu, criado para atender vítimas do novo coronavírus. Os cinco pacientes que ainda estão internados no local serão transferidos para o Hospital de Campanha do Anhembi. O hospital começou a receber pacientes em 6 de abril e custou cerca de R$ 23 milhões. O contrato firmado com o Albert Einstein para a administração do hospital instalado dentro do estádio foi firmado em abril com duração de 120 dias, o que permitiria o funcionamento do hospital até o final de julho. No entanto, segundo Bruno Covas, a evolução positiva da epidemia na cidade permitiu que o hospital fosse fechado mais cedo. Eram 200 leitos, dos quais 16 de estabilização e 184 de baixa complexidade, 588 profissionais de saúde. Nesse hospital foram realizadas cerca de 1.500 internações, um milhão e 900 mil medicamentos dispensados pela farmácia, quase 51 mil refeições servidas, 939 tomografias realizadas, 815 radiografias, 192 ultrassonografias e 44 mil exames laboratoriais, além de 11 mil ligações que foram feitas para os familiares, 713 videochamadas.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: