04 de junho de 2020

Frase do dia

Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar. (Franz Kafka)

Boletim 03 de junho

Ponto facultativo

Com o objetivo de reforçar a restrição da circulação de pessoas nas ruas como forma de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Mangaratiba, determinou a antecipação do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público de 28/10 para 09/06/2020 e decretou os demais pontos facultativos do mês de junho para as repartições públicas municipais. Confira o calendário: 08/06: Segunda-feira que antecede a comemoração do Dia do Servidor Público. 09/06: Dia do Servidor Público 10/06: Quarta-feira que antecede o feriado de Corpus Christi. 11/06: Feriado de Corpus Christi. 12/06: Sexta-feira posterior ao feriado de Corpus Christi. A resolução não se aplica aos serviços essenciais e nem para as Secretarias de Saúde; Serviços Públicos e Transportes; Segurança e Trânsito; Ordem Pública; Defesa Civil; Fazenda (Fiscalização) e Assistência Social e Direitos Humanos, que terão funcionamento normal.

Cena do dia. Muriqui.

Informa o secretário de segurança um incidente ocorrido em Muriqui. “Uma pessoa veio visitar um morador e não pôde entrar por não ser residente em Mangaratiba. Aí o morador foi lá na barreira com seu carro e comprovante e pegou o visitante para dentro do distrito. Pedi aos Guardas para doravante não acreditar mais na boa fé das pessoas. Cobrar a literalidade do Decreto. Todos no carro deverão ter a comprovação, salvo filhos menores ou incapazes nos termos da lei civil. Que comprove ser filho ou incapaz. Salvo engano, vi essa pessoa aqui no face criticar que entram veranistas nas barreiras. (Capitão Norberto – Secretário de Segurança)”

Dona Jurema

Um apresentador de telejornal matinal sempre diz que o vírus não tem pernas nem voa, ele anda sempre e unicamente “de carona” nas pessoas imprudentes. Pois, lá na distante ilha de Jaguanum morava a Dona Jurema. Ela estava em casa, fazendo toda a quarentena, se resguardando e se protegendo. Mas, infelizmente ainda tem muita gente vivendo como se nada estivesse acontecendo. Há pessoas visitando as ilhas, fazendo churrasco e curtindo como se a vida fosse festa. Dona Jurema faleceu vítima de Covid19. A culpa não é do Prefeito! A culpa é de pessoas sem noção, sem educação e sem escrúpulos. Há barreiras proibindo a entrada de pessoas sem comprovante de residência, mas também há moradores e veranistas que buscam um jeito de burlar a fiscalização para conseguir fazer seus convidados entrarem.

Dona Jandira

Até há poucos anos ela morou na mesma casa da família aqui em Itacuruçá, nas proximidades da igreja de Santana. Seus filhos, Odejaime e Janir, tornaram-se jornalistas altamente respeitados, o primeiro, na rede Globo (Jornal Nacional e Fantástico) e o segundo no grupo Bloch. Foi o Odejaime que indicou Itacuruçá como cenário perfeito para muitas telenovelas de sucesso e seriados. Como reconhecimento, o centro cultural do distrito leva seu nome. O outro filho, Janir, também “minhoca da terra” de Itacuruçá, foi o primeiro e principal incentivador do então iniciante escritor Paulo Coelho. No entanto, mesmo tendo filhos destacados no mundo da comunicação, Dona Jandira não queria “arredar pé” de Itacuruçá, só o fazendo quando a saúde cada vez mais frágil tornou-se obstáculo para viver sozinha. Dona Jandira faleceu no início desta semana, com mais de noventa anos e, como último desejo, foi sepultada ali no cemitério de Itacuruçã.

Dona Jandira II

Dona Jandira virou um símbolo do Jornal Nacional. Uma das telespectadoras mais críticas e atentas ao noticiário, ainda desfrutava de um privilégio. Era mãe do então editor-executivo Odejaime de Holanda e dava palpite sobre tudo o que ia ao ar. A mãe do Odejaime ficou famosa na redação. Passou a ser o “olhar do povo”. Representava a marca da matéria bem feita, explicadinha e de fácil compreensão. Sempre que ia mostrar a reportagem para os editores-chefes, a equipe do JN ouvia de Odejaime: “Será que a minha mãe vai gostar, vai entender?”. Quando a matéria era interessante, todo mundo ficava satisfeito. Mas quando o texto era rebuscado, quando deixava uma pergunta sem resposta, lá ia o repórter de volta para o computador, cabisbaixo, refazer a matéria. Dona Jandira, em pessoa, foi apresentada a mais de 50 profissionais que participaram de um workshop do JN, em meados dos anos 1990, no Rio de janeiro. Ela disse o que gostava e o que não entendia no telejornal. Os jornalistas adoraram as dicas e tornaram as matérias mais acessíveis para o telespectador. Odejaime, um dos mais experientes do JN e antigos da Globo, morreu no dia 2 de julho de 1999, em sua casa no Jardim Botânico, aos 49 anos. Ele sofreu um infarto fulminante depois de voltar de um jantar com a equipe com a qual trabalhava todos os dias. (Fonte: Memória – Globo)

Volta dos Correios

Está previsto para o dia de hoje a reabertura da agência dos Correios de Muriqui

Também de volta

Se o governador do Rio, Wilson Witzel não mudar de ideia, o transporte intermunicipal urbano e rodoviário de passageiros com destino a capital do Rio de Janeiro, volta operar ainda de forma gradual, a partir do próximo sábado. Desde o dia 20 de março, milhares de ônibus das empresas que operam linha ligando a capital as dezenas de cidades do interior com a Região Serrana, Região Sul Fluminense, dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense, bem como cidades da Baixada Fluminense e Região Metropolitana, seguem parados proibidos de circular. A se confirmar a abertura, voltam a operar no município as empresas viação Reginas, viação Ponte Coberta, viação Costa Verde e viação Expresso Recreio.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: