25 de maio de 2020

Frase do dia

Faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro leva o barco devagar. (Argumento – Paulinho da Viola)

Detalhes

Diz a música que existem detalhes tão pequenos que são coisas muito grandes para esquecer. Um desses, que merece elogio de público é a iniciativa do vereador Emilson da farmária em dar o nome do falecido morador de Itacuruçá Anphilóqio Marcelino de Oliveira à capela mortuária do cemitério do distrito. A proposição foi sancionada pelo prefeito Alan bombeiro através da lei número 1.289, do último dia 21 de maio.

A tragédia se repete

Três pessoas morreram, na manhã de sábado, após o barco em que estavam naufragar na Ilha da Madeira, em Itaguaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram identificadas como Vilien Ferro, Paulo Câmara e Arlindo, que não teve o sobrenome divulgado. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente. Ainda segundo a corporação, o quartel de Itaguaí foi acionado às 8h10 para socorrer às vítimas. Um quarto passageiro, identificado como Antonio Lima, de 67 anos, foi resgatado com vida. Mergulhadores do grupamento de busca e salvamento foram responsáveis pelo resgate. (Fonte: O Dia)

Desrespeito

A tragédia aconteceu apenas três dias depois de a prefeitura de Itaguaí publicar a Resolução nº 02, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, que determinou as medidas temporárias de fiscalização nas orlas, ilhas, cachoeiras e rios do município. De acordo com a Resolução, até o dia 30 de maio estão suspensas as atividades com embarcações ao redor da Ilha da Madeira e de Coroa Grande que envolvam turismo, transporte de passageiros (exceto de moradores com comprovação), eventos, atividades religiosas e pessoas em bares, quiosques e clubes de recreação nas orlas das praias, ilhas, rios e cachoeiras. Determinou também a suspensão das atividades dos Iates Clubes de Coroa Grande e da Ilha da Madeira, exceto para pescadores cadastrados na subsecretaria de Pesca. Permitida a circulação de embarcações somente com pessoas que apresentarem problemas de saúde e para compra de produtos alimentícios, desde que seja comprovada a residência. A Prefeitura também restringiu o estacionamento de veículos no píer da Ilha da Madeira, na praia do Limão. Somente moradores com comprovação podem estacionar no local.

Barreira

Informação da secretaria de segurança de Mangaratiba traz a público o quantitativo de veículos impedidos de entrar no distrito de Itacuruça os que pela norma podem, nos termos do Decreto 4.220 de 2020. No dia 23 de maio, sábado, no período de 8h às 17h noventa e quatro veículos foram impedidos (65 no período da manhã e 29 na parte da tarde. Moradores em veículos próprios: 486 (manha) e 355 (tarde). Transportes remunerados com moradores: 35 (manhã) e 15 (tarde) = 50. Total de Autorizados com a documentação 891.

Barreira II

Os números acima divulgados mostram, de maneira clara, que aqueles que constatam o aumento da presença de visitantes nos finais de semana, não estão enganados. Quase novecentos veículos autorizados, o que significa (com apenas duas pessoas por veículo) quase duas mil pessoas vindo para o distrito no sábado. É certo que eles conseguiram, de alguma maneira, comprovar residência no município, o que exonera de responsabilidade os servidores da guarda municipal. Por outro lado, talvez seja hora de serem tomadas medidas ainda mais restritivas, vez que é exatamente esse vai-e-vem de pessoas que criam a possibilidade de mais gente infectada no distrito.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “25 de maio de 2020”

  1. Parabéns iIustre Vereador! Vê se vota o meu ,ou melhor o nosso data base . (em no dos funcionários efetivos). este município está igual a Sucupira !( O bem Amado) .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: