15 de maio de 2020

Frase do dia

Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente. (Mario Quintana)

Mais duas semanas

Como era esperado e seguindo o modelo de contingência estadual, estão prorrogados até 31 de maio todos os decretos municipais que estabelecem medidas de proteção, restrição e isolamento no município de Mangaratiba em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Além disso, a partir da próxima segunda-feira, não haverá expediente presencial nas secretarias e autarquias, exceto as diretamente vinculadas às ações relativas ao combate à pandemia covid19.

Procon

Na edição de ontem do Diário Oficial de Mangaratiba, o prefeito sancionou a lei número 1.286, aprovada pela câmara municipal, que cria o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor com uma Coordenadoria (Procon), um Conselho de Consumidores e um Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.

Covid Costaverde

Apesar de não contabilizar nenhum óbito registrado, a prefeitura municipal de Rio Claro, através do Gabinete de Crise em decorrência da situação de emergência e calamidade em razão da propagação e aumento do número de casos positivos do novo coronavírus no município, decretou o uso obrigatório de máscara por parte da população nas ruas, praças públicas, transporte público e privado, estabelecimentos em geral e nas repartições públicas. Também proibiu no âmbito do município de Rio Claro o acesso e uso de cachoeiras; churrascos com aglomeração, sons eletrônicos e músicas ao vivo em bares e arredores; passeios turísticos e ecológicos; passeios ciclísticos em grupo; cavalgada e comércio ambulante exercido por vendedores sem autorização do poder público sujeitando os infratores a multa de R$ 130,00. Nas padarias, além do distanciamento, está vedado o consumo no local. Bares, traillers, lanchonetes e estabelecimentos congêneres somente poderão funcionar através do sistema de entrega a domicílio ou retirada no local até às 23h. Todos os estabelecimentos que descumprirem as normas de segurança para que se evite o contágio e disseminação do novo coronavírus serão primeiramente advertidos através do Termo de Visita, havendo novo descumprimento será aplicado multa de R$ 260,00 mais o fechamento do estabelecimento por prazo indeterminado.

Vórtice do tempo

O personagem “Amigo da Onça”, criada pelo cartunista Péricles Maranhão, em 1943, era uma figura debochada e irônica, conhecida por colocar as pessoas em situações desagradáveis, com o objetivo de tirar proveito delas. Péricles se inspirou na história popular de um caçador que foi perseguido por uma enorme onça, sendo que esta foi espantada pelos gritos do homem. Ao contar o fato a um amigo, que duvidou da história, o caçador perguntou: você é meu amigo ou amigo da onça?

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “15 de maio de 2020”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Apesar de ser oposição (e continuarei sendo), concordo com a prorrogação desses decretos feitos pelo Chefe do Executivo Municipal.

    Acho até que o governo municipal deveria ser mais duro no combate a pandemia pois muita gente não está nem aí, pois colocam em risco a saúde delas e a de uma comunidade inteira, podendo ser infectadas e transmitir o vírus para os moradores das suas respectivas casas.

    É preciso que a Prefeitura atue mais na conscientização, dê o exemplo, não deixe de fornecer os EPIs aos seus servidores, valorize mais o pessoal que trabalhe na saúde, sendo que quem precisa entrar em cena nem seria o prefeito, mas a secretaria de saúde.

    Ótima sexta feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: