06 de maio de 2020

Frase do dia

Liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. (Harry Truman)

Voucher

A Prefeitura de Mangaratiba começou nessa terça-feira a distribuição dos vouchers de alimentação (das Letras A a D) em todo o município. A ação é coordenada pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O benefício é um auxílio emergencial para as pessoas cadastradas no CadÚnico, e os artesãos e ambulantes legais cadastrados na Secretaria de Fazenda, para minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. O valor só poderá ser usado nos mercados credenciados pela prefeitura que vão aceitar o voucher como forma de pagamento. A distribuição está sendo feita por ordem alfabética, de acordo com a letra inicial do nome dos beneficiados, e no seguinte cronograma:

Cestas nas escolas

Prefeitura de Mangaratiba inicia hoje a entrega de kits alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, 7.541 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos serão beneficiados. Os kits são compostos por alimentos não perecíveis, itens de hortifruti, limpeza e material pedagógico. A distribuição vai acontecer entre os dias 06, 07 e 08 de maio e será dividida por horários e série escolar. Para receber o benefício, os pais ou responsáveis deverão ir até as unidades escolares de seus filhos e apresentar um documento de identificação. É indispensável o uso de máscara de proteção. Para evitar aglomerações, a direção das escolas e dos centros de educação infantil entrarão em contato com cada família para informar o horário correto e data de retirada do kit. Mas, quem quiser também pode conferir no cronograma no site da prefeitura. Cabe lembrar, que os kits foram montados com recursos federais, autorizados pela justiça, a pedido da Prefeitura de Mangaratiba. O objetivo é suprir a ausência da alimentação escolar que foi suspensa, juntamente com aulas, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Cada aluno terá direito a um kit de alimentação.

Persuasão?

Diz o dicionário que “persuasão” é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença. Não é bem isso o que se depreende da atitude do governador Wilson Witzel que anunciou, nessa terça-feira, que vai aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado. O governador explicou que, em parceria com o MP, a Polícia Militar vai fechar estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as determinações de isolamento. Os que não estão autorizados a funcionar, por não serem prestadores de serviços essenciais, serão fechados e também multados por descumprimento de regras sanitárias. Além disso, as pessoas que forem flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e serão autuadas pelo crime de desobediência e responsabilizadas por seus atos.

Persuasão? II

O governador de São Paulo, João Doria afirmou que será obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de maio. A medida será válida para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos. A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras.

Adversos

Meus amigos, a música popular brasileira perdeu hoje um dos maiores letristas de sua história. Se a contribuição do Aldir tivesse sido apenas a qualidade de sua poesia, já estaríamos satisfeitos, mas não foi só isso. Figura de grande sensibilidade, seu talento se manifestou também em livros e crônicas que escrevia com seu humor especial e um olhar único. Amigo leal, solidário, intelectual brilhante, médico, sempre preocupado com as pessoas, muito afetuoso, ciente da importância da cultura para a formação de um povo, principalmente atento às questão sociais e políticas do nosso país. Uma grande figura humana. Fomos parceiros no samba “Botafogo, Chão de Estrelas”, um presente de dois compositores vascaínos ao botafoguense Walter Alfaiate, quando este gravou o seu primeiro disco. Dediquei para Aldir o samba “Memórias Conjugais” e tive o prazer de gravar “50 anos”, parceria dele com Cristóvão Bastos. Uma grande perda entre tantas outras perdas que o país está enfrentando neste momento. É preciso ter fé de que, ao final dessa crise, continuaremos a lembrar e exaltar pessoas como o Aldir, que apostava na generosidade, na criatividade e na beleza do nosso povo e da nossa cultura. (Paulinho da Viola)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: