22 de abril de 2020

Frase do dia

E assim, a vinte e dois daquele mês de abril, fundaram a Escola de Samba Unidos do Pau-Brasil. (Desenredo – Gonzaguinha)

Flexibilização

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, deverá flexibilizar a quarentena no estado contra o coronavírus a partir de 1º de maio. Apesar de ainda estar em fase de análise juntamente com a Secretaria de Saúde e outras pastas, a nova medida será focada, principalmente, no comércio, incluindo o da capital. A circulação de ônibus intermunicipais e a realização de cultos em igrejas, por exemplo, hoje proibidos, também estarão incluídos no pacote. De acordo com o último decreto publicado pelo governador, o isolamento social irá até o próximo dia 30.

Flexibilização II

Serão levados em consideração diversos fatores como a disseminação da pandemia. Além disso, algumas regras serão adotadas. Em caso de lojas, mesmo abertas, serão proibidas as aglomerações. Funcionários e clientes terão de usar máscaras e álcool em gel. A maior preocupação do governo para a contaminação do Covid-19 são os municípios do Rio, Niterói e Volta Redonda. Por isso, é possível que, mesmo com a flexibilização, ainda haja restrições nestas cidades. Em São Paulo, o governador João Doria deve anunciar nesta quarta-feira medidas de reabertura gradual da atividade econômica, que está paralisada desde o decreto que restringiu a circulação no estado até 10 de maio. Autorizações de funcionamento vão depender da situação de cada município no combate ao coronavírus. (Fonte: Revista Veja)

Flexibilização III

Quanto a Mangaratiba, ainda não há sinais ou movimentos no sentido de flexibilizar as medidas restritivas. Cabe lembrar, todavia, que o decreto das restrições em vigor estabeleceu o prazo até o dia 30 de abril, quinta-feira da próxima semana e véspera do feriado do primeiro de maio.

O ovo da serpente

E continuam as manifestações de intolerância e ignorância através das redes sociais. A mais recente sugere: “Pessoal, as máscaras e Epis chegaram da China e serão distribuídos em vários lugares. Existe a possibilidade de todo material estar contaminado. Vejamos que as mortes nos EUA aumentaram drasticamente, após eles receberem os Epis da China. Obtenham suas próprias máscaras e não usem nada de produto chinês”.

Passados 520 anos

Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz. Mandou lançar o prumo. Acharam vinte e cinco braças; e ao sol posto, obra de seis léguas da terra, surgimos âncoras, em dezenove braças — ancoragem limpa. Ali permanecemos toda aquela noite. E à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezessete, dezesseis, quinze, catorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem as dez horas pouco mais ou menos. (Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: