11 de março de 2020

Frase do dia

Pedro, põe a coroa sobre a tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela. (Dom João VI)

Fantasma da ópera

Do mesmo modo que o personagem do musical da Brodway, assombrando um teatro, a presença e reportagem da rede Globo, mais especificamente da GloboNews, em Mangaratiba, causou um grande “frisson” nos meios políticos locais. Pelo que se tem notícia, a intenção da reportagem era retomar o tema da presença e participação de vereadores em “congressos”, situação que levou a mandados de prisão de três ex-presidentes da câmara, os ex-vereadores Pedro Capixaba, Vitinho e o vereador afastado Edinho. Em vídeo, divulgado através das redes sociais, o presidente da câmara, vereador Charles Graçano, rebateu as insinuações afirmando que ele mesmo, como Presidente do Legislativo de Mangaratiba, encerrou com os congressos em 2018.

A brasa e a sardinha

Em política, muito antes de pensar no chamado “bem comum”, a maioria dos chamados “representantes do povo” pensa, em primeiro lugar, em seus próprios interesses. Foi assim que, após a cassação do prefeito Charlinho, um novo golpe foi perpetrado, na Câmara Municipal de Itaguaí justamente contra aqueles atraídos pelo “canto da sereia” das espertas raposas que articularam a saída do prefeito. Na sessão de ontem, por doze votos favoráveis e cinco contrários, a câmara de Itaguaí aprovou o projeto de lei que altera o Artigo 45 da Lei Orgânica Municipal, reduzindo de dezessete para onze vereadores o número de cadeiras a serem ocupadas nas eleições de outubro deste ano.

A brasa e a sardinha II

A proposta foi feita pelo o vereador Gil Torres, em outubro do ano passado, sugerindo a redução de dezessete para treze cadeiras, porém, o vereador Noel Pedrosa, que está como presidente interino da Casa, apresentou emenda propondo a redução do número de vereadores para onze. Votaram a favor da redução: Noel Pedrosa, Vinícius Alves, Gil Torres, Fábio Rocha, Carlos Kifer, Ivan Charles, Genildo Gandra, Minoru Fukamati, Robertor Guimarães, Reinaldo do Frigorífico, Sandro da Hermínio e Valtinho Almeida. Votaram contra a redução: André Amorim, Waldemar Ávila, Willian Cezar, Haroldo de Jesus e Nisan César. Com a decisão, que causou grande insatisfação nos pré-candidatos que almejam uma vaga no Legislativo nas próximas eleições, a “porta de entrada” ficou bem mais estreita, favorecendo os vereadores de mandato. Após a provação da redução das cadeiras, alguns postulantes foram às redes sociais contestar a aprovação e já anunciaram que irão se organizar para entrar com uma ação conjunta objetivando anular a sessão. (Fonte: Jornal Atual)

Antes que o aventureiro lance mão

Em pleno final de semana, apenas dois dias após o afastamento do prefeito Charlinho do comando do executivo municipal de Itaguaí, já estavam, nas redes sociais, internautas (fakes) atribuindo ao recém empossado presidente da câmara, a execução de obras de combate às inundações da última semana. Por conta disso, e para evitar qualquer forma de exploração indevida, a ex-secretária de educação e cultura Andréia Busatto, divulgou, nas redes sociais, a seguinte nota: “A minha equipe saiu da SMEC na sexta 06 de março de 2020. Para que todos saibam o que estava sendo organizado para 2020 e o que já tínhamos deixado comprado, segue a lista: Folha complementar pronta para o dia 15 de março de 2020. Obras nas Unidades Escolares: quarenta e duas Unidades de Ensino atendidas sendo cinco finalizadas, vinte e uma em execução, oito contratos assinados, duas licitações homologadas e seis em processo de licitação. Kits Escolares: 3200 kits para pré-escola, 8500 Kits para anos iniciais e 6100 para anos finais e Educação de Jovens e Adultos. Uniformes escolares: todos já estão sendo enviados para as U.Es. desde fevereiro de 2020. Uniformes para alunos de berçários confeccionados, mais de 200 kits prontos na casa de costura. Merenda escolar: as escolas estavam abastecidas e o processo de licitação para 2020 já está concluído. Material de limpeza: As escolas estão abastecidas e o processo de 2020 já está concluído. Licitação de livros de literatura infanto-juvenil para as salas de leitura a serem entregues em abril de 2020. Material pedagógico e didático: Todos os itens necessários estão no almoxarifado, que estava abastecido.

Antes que o aventureiro lance mão II

Transporte Escolar: dezoito ônibus grandes funcionando, seis micro ônibus funcionando, uma van, barco atendendo alunos das ilhas e cinco vans (licitação concluída). Material Esportivo: licitação finalizada. Aplicativo Minha Escola Itaguaí sendo implantado. Seguro Escolar garantido até agosto de 2020. Diários Escolares sendo entregues nas escolas até o final de março. Alfa e Beto: material sendo entregue em 10 de março. Programa Saúde na Escola: vinte e quatro Unidades escolares serão atendidas em 2020. Cursos de línguas estrangeiras, sendo inglês, espanhol e japonês. Programa Compartilhando Saberes (Educação continuada para gestores). Coaching para Líderes Escolares. Informativo SMEC (contrato assinado).

Antes que o aventureiro lance mão III

Parcerias firmadas: Vale SA: Rotas e Redes Literárias (Sala de Leitura), PPP na Perspectiva da Educação Inclusiva, Projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 anos. Na E. M. Wilson Pedro Francisco onde está acontecendo o projeto com o Circo! Porto Sudeste: Horta Escolar, Orientação Profissional e EJA profissionalizante. NG Novamerica para Orientadores Educacionais. SPECIAL OLIMPIC: Olimpíadas para alunos com deficiência. PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Polícia Militar. CEFET: Pré-Técnico Social para alunos do 9° ano e CEFET Portas Abertas. SENAC: Abertura de espaço parceiro no CEI. NUCLEP: Projeto Nuclepinho Por Um Futuro Melhor e Projeto Semear para Coletar. Instituto criança é vida: formação para professores.

Antes que o aventureiro lance mão IV

Com a secretaria de saúde: Conversando com a Panelinha atendendo creches e Escolas Municipais de Educação Infantil. Com a secretaria de turismo e esportes: Olimpíadas das Escolas Municipais de Itaguaí. Contratos Vigentes: Serviço de controle de pragas urbanas, Serviço de manutenção de ar condicionado. Serviço de colocação de vidros e películas, instalação de climatizadores evaporativos para atender parquinho das creches. Serviço de colocação de persianas. Pneus para serem trocados nos ônibus escolares. Serviço para colocar divisórias e portas. Mobiliários escolares. Recarga de Extintores. Equipamentos para as cozinhas das Unidades de Ensino adquiridos: 4 fogões de 6 bocas, 9 fogões de 8 bocas, 17 freezers, 14 microprocessadores, 1 cafeteira, 4 fornos, 18 refrigeradores, 11 bebedouros e 17 secadoras.

Antes que o aventureiro lance mão V

Subsecretaria de Cultura, processos recebidos: Uniforme de gala para Banda Municipal de Itaguaí. Sapatos para BAMITA . Instrumentos musicais, para E.M.Chiquinha Gonzaga e BAMITA. Em andamento e  recebidos: Camisa social e camisa polo para BAMITA. Tecidos para os equipamentos (Teatro, escola de dança). Recebidos (materiais e serviços): material de limpeza, material didático, água, lanche, café, açúcar e gás. Ignifugação do Teatro Municipal e Praça Ceu’s. Eletrodomésticos e eletroeletrônicos para equipamentos. Utilidades domésticas para equipamentos. Oficinas e Cursos permanentes (gratuitos) Oferecidos à comunidade. Escola de Música Chiquinha Gonzaga: violão, guitarra, técnica vocal (adultos infantil), musicalização infantil. Projetos musicais internos e externos. Praça CEU’s Lar dos Idosos. Programas estratégicos de saúde. Banda Municipal de Itaguaí: Formação de bandas escolares (oficina em todas as escolas. Concerto da BAMITA em eventos internos e externos. Projeto música nas escolas (a ser implantado no ano letivo 2020). Teatro Municipal de Itaguaí: Oficinas permanentes oferecidas a comunidade. Oficina de teatro adulto, oficina de dramaturgia, oficina de teatro infantil, oficina de teatro oficina laboratório teatral. Casa de Cultura Marise Moreira de Brito: Oficinas oferecidas a comunidade de desenho, biscuit (artesanato) pintura em tela, Telecentro comunitário (oficina de iniciação a informática. Oficina de escultura, pintura em tecido, Ateliê, Centro de Memória Projeto Revivendo Itaguaí. Praça CEU’s Estação Cidadania e Cultura: Oficinas oferecidas a comunidade de Musicalização, ritmos, capoeira, pintura em tecido, canto e coral, ballet, desenho, música, manicure e Kung Fu.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “11 de março de 2020”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: