10 de março de 2020

Frase do dia

Dá-me duas linhas escritas pelo mais honrado dos homens, e eu encontrarei o bastante para acusá-lo. (Conde De Mirabeau)

Ainda Itaguaí

Texto divulgado através das redes sociais por um declarado adversário do Charlinho.”Realmente analisando os fatos! O mesmo modo operandi que usaram para afastar o xx prefeito Luciano Mota da cadeira de prefeito, usaram novamente! Na sessão de quinta-feira, o advogado de defesa do prefeito Charlinho mostrou por A +B que o mesmo cara que participou do golpe contra o Luciano é o mesmo que participou deste outro golpe. Não estou aqui para defender Charlinho não. Mas analisando o caso chego numa seguinte conclusão: Charlinho foi prefeito de Itaguaí por dois mandatos consecutivos e sua esposa nomeada como Secretária de Educação. A pergunta que faço é: porque agora no ano eleitoral a Câmara de Vereadores vem cassar o mandato do prefeito por prática de nepotismo?E temos sabido, que o Vereador André Amorim, foi denunciado também pela prática de neptismo e a mesma Câmara que cassou o prefeito Charlinho e seu vice por prática de Nepotismo. E a mesma prática não está sendo aplicada contra o tal vereador. Vereador este que ficava 24 horas Nas redes sociais fazendo vídeos e falando para todos os cantos. E agora desde de sexta feira, eu não vi sequer uma postagem do tal vereador. Será que acabou os problemas e que está tudo ótimo? É de se estranhar! Pois estamos vendo que na Câmara de Vereadores a mesma suposta prática de Nepotismo pode ser usada para afastar o prefeito e não pode ser usada para afastar o vereador. E está claro o novo golpe! E quanto ao Luciano Mota, não provaram nada contra ele. Deixou R$ 89 milhões de reais em caixa. A pergunta que faço: onde foi parar toda essa grana após seu vice ter assumido e ter deixado a cidade em total falência e com um rombo de mais de R$ 200 milhões de reais e milhares de país e mães de famílias sem receber seus salários? Não sou advogado do Luciano e nem do Charlinho, mas que está configurado outro golpe isto está”. (Hélio Coelho, via facebook)

Ainda em Itaguaí II

Entreguei o cargo de Diretor de Departamento que estava ocupando na SMEC. Não tinha como participar desse governo golpista que vai durar alguns dias. Lamento, pois isso vai bagunçar a cidade e vai bagunçar os projetos que o departamento vinha realizando. Os vereadores só queriam atrapalhar o governo, pois temem a força política que o candidato do governo tem! Isso é política senhores. Quem pensa que eles fizeram isso pelo bem do povo, é muito inocente! Vejam como as secretarias estão loteadas entre os vereadores! Vejam quem está sendo nomeado nos cargos!
Obs: entreguei o cargo, mas depois vi que havia uma exoneração assinada pelo novo prefeito, para todos os comissionados, mostrando que a palavra dele sobre a não exoneração das pessoas era uma mentira. Exonerasse só os da política como eu, mas não todos os comissionados!
(Fabiano Silva, via facebook)

Investindo em turismo

A isenção de visto para países considerados estratégicos, a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico e a ampliação da conectividade aérea no país para expandir os mercados doméstico e internacional. Em comunicado, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que “o crescimento do turismo nos últimos anos confirma que o setor é hoje um dos motores mais poderosos de crescimento e desenvolvimento econômico a nível global. Temos a responsabilidade de geri-lo de maneira sustentável para converter essa expansão em benefícios reais para todos os países, e em particular para todas as comunidades locais, criando oportunidades. O Brasil tem sete mil quilômetros de litoral. Tem a floresta amazônica. Tem potencial para crescer muito nessa área. Temos que investir em infraestrutura. Diminuir a violência. Atrair capital estrangeiro.

Para pensar

A sua vida e a minha não tem muitas instâncias. A maioria dos nossos prosaicos problemas diários precisam ser resolvidos em 1ª instância mesmo. Ou quando o dinheiro acaba no banco, seu gerente paga umas três instâncias das suas contas antes de informar que você está quebrado? Doenças não dão direito a recurso de 2ª instância. Chefe não espera 2ª instância para demitir. Gente honesta precisa decidir quase tudo em 1ª instância. Mas por alguma razão indizível, canalhas tem direito a inúmeras instâncias para se defender. A Justiça não é cega. É míope. Por isso o STF compreendeu que é assim mesmo que tem que ser. Enquanto tudo que a nação pede, há anos, é que se faça justiça, que se reduza a violência, que se acabe com a corrupção, a Corte Suprema decidiu que são necessárias mais instâncias para se comprovar o que duas cortes já comprovaram. Ao lixo com o julgamento de 1ª e 2ª instâncias, pagos com nosso dinheiro. Não valeu. Começa de novo, porque o imposto da gente de bem está aí pra isso mesmo. Em nenhum outro canto da nossa vida existe tanta oportunidade. No Enem não tem 2ª instância. No hospital não tem 2ª instância. Dívida não tem 2ª instância. Falência não tem 2ª instância. Mas, assassinato e estupro têm 2ª instância. Agressão, Ofensas, Calúnia e Bandidagem têm 2ª instância. Assalto, Roubo e Furto têm 2ª instância. Apropriação, Invasão, Estelionato e Corrupção têm 2ª instância. Enquanto você e eu temos que correr para acertar na primeira, para ganhar na primeira, para pagar na primeira, para salvar na primeira o STF, que deveria nos defender, criou uma casta seleta, formada pela escória do país. E deu a eles chance, deu tempo, deu prazo, deu esperanças, dá liberdade. As mesmas chances que faltam a dezenas de milhões de desempregados da vida real, o mesmo tempo que não tem quem precisa trabalhar e estudar, o mesmo prazo que não pode contar quem espera um transplante no SUS. Assassinos, corruptos, canalhas, facínoras de todo tipo, bandidos que vivem somente para cometer crimes sem nada produzir para a sociedade, voltam às ruas, livres, esperando por mais instâncias de injustiça. Enquanto isso, a vida de quem é honesto já está transitada em julgado. (Autor desconhecido)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “10 de março de 2020”

  1. Bom dia, professor Lauro e leitores,

    Entendo a indignação do cidadão leigo nos assuntos jurídicos, mas não se pode ignorar a importância ao direito constitucional de reexame processual tendo em vista considerando as possibilidades de erros e injustiças que possam ser cometidas por um julgador, p qual não é nenhum deus mas, sim, um ser humano igual a todos nós.

    Jamais podemos nos esquecer que, no Direito, existe a chamada “coisa julgada”. Logo, após ser proferida uma sentença, caso não haja interposição de recurso, o processo extingue-se na primeira instância mesmo e depois do chamado trânsito em julgado, não poderá ser discutida novamente em via de regra.

    Portanto, não se pode aceitar que uma visão que desconhece os princípios e demais normas processuais se torne fundamento para um posicionamento aniquilador de uma garantia constitucional. E assim sendo, ao ser admitida a natureza constitucional do duplo grau de jurisdição, deve-se garantir ao máximo o direito a recorrer das decisões tomadas pelos julgadores, desde que essa prática não prejudique o devido processo legal e os demais princípios processuais existentes.

    Para concluir, ressalto que não se pode atribuir ao duplo grau de jurisdição a causa da morosidade processual. Esta existe devido à falta de celeridade que muitas das vezes é comum nos próprios órgãos de primeira instância. Aliás, se houver uma valorização desta e uma maior atenção dos tribunais, as ações seriam julgadas com mais rapidez e quiçá com maior qualidade.

    Ótima terça feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: