08 de março de 2020

Frase do dia

Antigamente, a mentira tinha pernas curtas. Agora, ela tem zap. (Anônimo)

Dia internacional da mulher

Metade da população mundial é formada por mulheres. A outra metade são filhos delas.

Dia internacional da mulher II

Pensando em homenagear as mulheres no mês em que é comemorado o dia Internacional da Mulher, a Fundação Mário Peixoto traz para o Museu Municipal de Mangaratiba a Exposição “Mulheres da Costa Verde”. A mostra apresenta uma coletânea de trabalhos que englobam a produção artística de 10 mulheres da Costa verde, que compreende os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Data: 13 de março de 2020. Horário: 18h. Livre para todas as idades. Entrada Franca

mulheres costa verde

Dia internacional da mulher III

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, iniciou os treinamentos para os profissionais das equipes que vão atuar diretamente no atendimento da Sala Lilás, um espaço de atendimento às mulheres vitimas de violência. A Sala Lilás é um local que vai oferecer o atendimento especializado e humanizado para as mulheres, sejam elas crianças, adolescentes, adultas ou idosas, que são vítimas de violência física e/ou sexual. Mangaratiba é o primeiro município da Costa Verde e o quinto do Estado do Rio de Janeiro que irá ter uma Unidade da Sala Lilás.

Maria Maria

Covid 19

Coronavírus19 significa que já circulam pelo menos dezoito outros tipos de coronavirus pelo mundo. Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS sendo os primeiros relatos na China em 2002. O SARS-CoV se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Asia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, antes da epidemia global de SARS ser controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tem sido relatado mundialmente. Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus, distinto daquele que causou a SARS no começo da década passada. Esse novo coronavírus era desconhecido como agente de doença humana até sua identificação, inicialmente na Arábia Saudita e, posteriormente, em outros países do Oriente Médio, na Europa e na África. Todos os casos identificados fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com viajantes procedentes de países do Oriente Médio – Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Jordânia. Pela localização dos casos, a doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio, cuja sigla é MERS. Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: