05 de março de 2020

Frase do dia

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. (Platão)

Fake

Informa a prefeitura que são absolutamente falsas as notícias de que haveria um caso de contaminação por coronavírus em Mangaratiba, no Hospital Municipal Victor de Souza Breves.

Balanço estadual

O governo do estado informou quantos e quais foram os municípios mais afetados pelas chuvas do último final de semana. São eles: Queimados, Mesquita, Itaguaí, Rio de Janeiro, Seropédica, Magé, Belford Roxo, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Mangaratiba. Desde o início das chuvas, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 800 chamados, entre salvamentos, cortes de árvores, buscas e resgates.

Câmara online

Na primeira sessão da câmara municipal de Mangaratiba, após o recesso do carnaval, destacaram-se duas situações: a primeira, a referência elogiosa dos vereadores à atuação das secretarias municipais de Segurança Pública e de Ordem Pública durante o carnaval. A segunda, a circunstância de quase constrangimento do vereador Fernando Freijanes quanto à situação do transporte público no município, posto que, foi ele o primeiro a comemorar a entrada da viação Reginas em substituição à Expresso Recreio.

E então?

Anunciada há duas semanas, “aos quatro ventos”, inclusive aqui no blog, a substituição de todas as linhas de Expresso Recreio pelos ônibus vermelho, azul e amarelo da viação Reginas. Naquele primeiro momento, a nova empresa assumiria as linhas 455U Muriqui x Itaguaí e 122 T Mangaratiba x Itaguaí, via Muriqui e Axixá, o que de fato ocorreu. As demais linhas, no entanto, prometidas para circular a partir do sábado dia 29, até o momento continuam inoperantes. Segundo dito pelo vereador na tribuna da casa, ele e seu gabinete têm tentado contato e explicações junto ao Detro, mas, até o momento, não receberam respostas.

Em Mangaratiba

Utilidade pública para quem, na região, perdeu documentos por conta das fortes chuvas do último final de semana.

De volta à rotina

Passado o susto das chuvas e o esforço conjunto e solidário no atendimento aos atingidos, é hora de retomar a rotina das reclamações e cobranças. Uma delas, que merece ser “requentada”, vem de um internauta que diz: “Como sempre digo, perguntar não ofende. A Prefeitura de Mangaratiba propôs no início do ano sortear um carro para os que pagassem o IPTU em cota única. Só que, até agora, não houve nenhuma nova notícia acerca disso. Por essa razão, registrei hoje um pedido de informações no SIC da Administração Municipal para obter melhores esclarecimentos. Vamos cobrar uma resposta!”

Resposta

Em video, divulgado através das redes sociais, o secretário de fazenda do município, em nome do prefeito Alan Bombeiro, explica às quantas anda o processo de organização da base de dados dos contribuintes que pagaram o IPTU em cota integral até o dia 31 de janeiro e que esse trabalho, em fase de conclusão, deverá permitir a realização do sorteio dos prêmios, através da Loteria Federal, provavelmente em maio próximo.

Eleições 2020

O Plenário do Supremo Tribunal Federal reunido ontem, em sessões pela manhã e à tarde, julgou processos de temas diversos, com destaque para os que tratam de matérias eleitorais. Na pauta da manhã, ocorreu o julgamento de três ações diretas de inconstitucionalidade em que eram questionadas as alterações promovidas pela Minirreforma Eleitoral referentes à distribuição das vagas remanescentes nas eleições para deputados e vereadores no sistema de representação proporcional e a exigência de um mínimo de votação individual de 10% do quociente eleitoral para a partilha de cadeiras no Legislativo. Por unanimidade, o plenário decidiu rejeitar as três ações, mantendo as mudanças introduzidas. De acordo com o relator, ministro Marco Aurélio, a modificação permite que partidos menores, geralmente vinculados à defesa de demandas de grupos socialmente minoritários, tenham representação parlamentar. Segundo ele, há casos em que candidatos dessas siglas foram bem votados, mas, pelas regras anteriores, não poderiam assumir o mandato, pois a sigla não alcançou o quociente eleitoral. (Fonte: STF)

Para entender

Quociente partidário é o resultado da divisão da soma dos votos válidos de cada partido político pelo quociente eleitoral. O resultado indica o número de vagas que o partido obteve. As vagas são preenchidas pelos candidatos que alcançaram o maior número de votos dentro do partido. Caso o resultado seja menor que um, o partido não elegerá nenhum candidato. Se ainda houver vagas não preenchidas após a aplicação do quociente partidário, elas serão distribuídas de quatro formas: a) aos partidos que obtiveram o quociente eleitoral; b) dividindo-se o número de votos válidos atribuídos a cada partido pelo número de vagas já obtidas mais um, cabendo a vaga ao partido que obtiver a maior média; c) repetindo-se a operação até a total distribuição das vagas; d) pela ordem de votação do partido, entre aqueles que não obtiveram a vaga pelo quociente partidário. (Fonte: Agência Senado)

Castelos no ar

Com o estabelecimento das regras de regência para as eleições municipais de outubro vindouro, aproxima-se a hora de os candidatos se apresentarem à população, levando seus projetos e propostas. Nas eleições deste ano, cada partido concorrerá sozinho às vagas da câmara de vereadores, sem a hipótese de coligação com outros partidos. Assim, segundo o resultado das eleições de 2016, para eleger um único vereador em Mangaratiba, o partido precisará alcançar pouco mais de dois mil votos no conjunto de seus candidatos e, o eleito, pelo menos mais de duzentos votos. Vale considerar, ainda, que, com a vigência da nova legislação, cada partido isoladamente deverá lançar até 150% do número de cadeiras. Ou seja, em Mangaratiba, cada partido deverá lançar sozinho 18 candidatos sendo, pelo menos seis do sexo feminino. Vai começar, portanto, a hora sombria das promessas de construção de “castelos no ar”, como já vimos por aqui como com a prometida estação hidroviária em Mangaratiba, o trem dos mares da Costa Verde, o prédio novo da câmara na Praia do Saco, a volta do trem de passageiros, a construção do cais em Muriqui ou a implantação de “ambulanchas” para atendimento médico para os moradores das ilhas.

Screen Shot 03-05-20 at 09.32 AM 001

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “05 de março de 2020”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: