Frase do dia
Depois do carnaval eu vou tomar juízo, há muito que preciso me regenerar, largar mão da viola, procurar batente, preciso urgentemente me estabilizar. (Jair Rodrigues)
Ecos do carnaval
Apesar de um menisco, sinovite (acumulo de líquido no joelho) e ligamentos do meu joelho direito, estarem me matando há uns três meses, eu fui sim curtir o carnaval, e como morei por sete anos num estado bem festivo que era a Bahia, posso dizer que em Mangaratiba tudo correu dentro do esperado, numa cidade praiana. Exceto a chuva que não deu trégua. Não vi tumultos, não vi grandes problemas na cidade, não faltou água, e nem Luz (tô boba), não vi brigas, só o que incomoda e a falta de educação das pessoas que andam frequentando nossa terrinha, mas vi os órgãos públicos se mostrarem presentes. Portanto segue o baile e feliz ano novo! Até 2021” (Fatinha Cristina, via facebook)
Ecos do carnaval II
Acabou! Entre mortos e feridos, salvarem-se todos! Foi bacana? Não foi. Tivemos a falta d’água, tivemos a sujeirada e alguns locais ficaram um pouco aos desígnios de Deus. Mas, tivemos empenho e obstinação do secretário ranzinza (brincadeirinha), tivemos funcionários dedicados lutando contra o tsunami de comportamentos inadequados e tivemos as janelas fechadas e a prisão domiciliar que ajudam muito a ter pouca percepção do caos. Dizer que foi o pior ou que foi melhor é difícil. Eu, particularmente, acho que já vivi mais terror nesta época. Mas, nem tudo foi o brilho que se quer passar. Nem vou entrar em detalhes, porque se torna redundante. Só uma catucadinha… a visão do carnamar pela ótica da orla, foi feio e sem graça. Meio que algo que se cumpre a obrigação, sem o ânimo e empenho necessário (tenho fotos do espetáculo em todos os anos para comparar). No entanto, podemos afirmar que dá para se planejar algo melhor, se houver continuidade em muitas das ações realizadas no período, durante o ano todo. A maior propaganda para atrair melhores “turistas”, é o boca à boca de quem frequenta o ano inteiro. Então. Foi bom para você? Temos que manter isso, viu? (Leila Castro, via facebook)
Ecos do carnaval III
Quem disse que milagres não acontecem? Em Itacuruça nesse carnaval aconteceu e vale a pena enaltecer, já que todas são alvo de reclamações recorrentes e com certa razão. Esse ano, nesse carnaval, não faltou água, luz, e transporte em Itacuruça e isso realmente vale a pena ser lembrado, pois sinceramente não lembro a ultima vez que isso aconteceu, e tendo sempre as três. Não lembro mesmo a ultima vez que ocorreu, sempre faltava um ou dois deles. A todos os envolvidos parabéns mesmo, esse carnaval não, não faltou nada. Se ocorreu foi em locais bem isolados. (Wallace Barbosa, via área de comentários do blog)
Ecos do carnaval IV
Carnaval bombando no município sob todos os aspectos solicitados há tempos pelos munícipes. Interessante, não vi um comentário positivo em relação a isso. Tivemos carnaval infantil, blocos em todo o município, Carnamar, segurança, controle de entrada em ruas residenciais, enfim, tudo o que se vem pedindo faz uma era! Quero deixar aqui meu reconhecimento pelo esforço empregado a fim de atender a todos que tanto pediram durante tanto tempo o zelo a estratégia e o planejamento empreendido, show! Não gosto, mas já gostei. Não participo, mas já participei e sei contar que até aqui, no que dependeu dessa gestão e seus colaboradores, está melhor do que Desfile de Escola de Samba na Sapucaí! (Célia Almeida da Silva)
Ecos do carnaval V – Balanço
Carnaval 2020 e segurança pública. As estatísticas oficiais serão lançadas, mas já adianto as principais, que são: Homicídio e outros crimes com mortes: ZERO; Roubo de Rua: ZERO; Roubo de Veículos: ZERO. Neste conjunto, estão os crimes mais graves do Brasil. Parabéns aos Agentes públicos envolvidos: Guardas Municipais de Mangaratiba; Policiais Militares de vários Batalhões; Policiais Civis da 165 DP; Policiais Rodoviários Federais; Militares da Marinha da Capitania dos Portos; Agentes da Secretaria de Ordem Pública. Com esta integração, todos se empenhando e fazendo além das atribuições, com força e boa vontade, chegamos a essa marca histórica em nosso município: Prendendo em flagrante de crimes; Apreendendo veículos de motoristas que ousaram desafiar a lei; Multando o cidadão que faz ultrapassagens perigosas colocando em risco os outros; Apreendendo armas e drogas; Fazendo operações de abordagens; Auxiliando a população; Encontrando crianças perdidas. De tudo um pouco. (Capitão PM Norberto Marques Costa, Secretário de Segurança e Trânsito)
De volta à realidade
O Município de Mangaratiba foi um dos escolhidos para receber a auditoria da Controladoria Geral da União em 2020. A CGU vai avaliar se os recursos repassados pelo Governo Federal estão sendo devidamente aplicados. Foram selecionadas cidades de até 500 mil habitantes, com exceção de capitais. São Caetano do Sul, em São Paulo, Mangaratiba, no Rio de Janeiro e Pains, em Minas Gerais, foram algumas das sorteadas. O ministro da GCU, Wagner Rosário, explicou que a área do município a ser observada será definida de acordo com o valor do dinheiro investido pela União. A CGU vai estudar o município, verificar onde a União colocou mais dinheiro, quais são as obras mais relevantes, e fiscalizar esses trabalhos que trazem maior impacto para a população. Os municípios sorteados serão fiscalizados entre março e setembro, antes do início das eleições. A intenção da CGU é entregar os relatórios até dezembro para que os novos gestores os tenham os dados em mãos em 2021.