29 de janeiro de 2020

Frase do dia

Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte. (Sun Tzu)

Felinos

Uma das principais características dos felinos (gatos, tigres, onças, leões, etc.) é avaliar cuidadosamente a situação quanto ao momento ideal de atacar ou fugir. Diz a sabedoria popular que eles nunca devem ser encurralados a ponto de não verem saída, pois, caso isso aconteça, sua única resposta possível será avançar sobre quem o acua. A reflexão vem a propósito de uma queixa formulada por uma internauta, través das redes sociais, de que o prefeito Alan Bombeiro teria apresentado denúncia contra ela na 165 Delegacia Policial.

Felinos II

Não se tem notícia, até o presente momento, dos motivos ou veracidade da informação. O que se sabe é que, caso verídica, devem existir razões de ordem jurídica para tal gesto, que provavelmente estaria vinculado a alguma postagem agressiva dessa internauta, sentida pela parte ofendida como alguma forma de injúria, calúnia ou difamação. De outra parte, se a autoridade policial acolheu e registrou a denúncia, decerto também considerou presentes indícios de que efetivamente ocorreu o delito.

Felinos III

Nos últimos meses, à medida que avança o calendário para as eleições deste ano, é claramente observável, nas redes sociais, a elevação da temperatura e dos ataques daqueles que pretendem se destacar no cenário político local visando disputar algum cargo público. Aqueles que são principiantes no jogo político são os mais propensos a ultrapassar os limites da educação, da ética e até mesmo do bom senso.

Felinos IV

A propósito, já dizia a internauta Leila Castro, em postagem nas redes sociais do último dia 26 de janeiro (antes, portanto, desses novos eventos): “Quero mesmo um bom dia para nós! Quero abrir o face e ver coisas legais para se preencher o dia. Nem santidades inexistentes, nem os ódios existentes nos darão equilíbrio e prazer neste convívio. Às vezes dá um ” nojinho”. Ainda mais, quando damos de cara com mensagens totalmente opostas as ações daqueles que as partilham.
Seria legal ler o alto astral do bom humor, sem a alienação dos radicalismos. Seria muito bom ler desabafos, que retornassem em respostas de solidariedade e realidade. Seria estimulante, ler colocações que pudessem ser assimiladas e nos fizessem dar uma mudada em nossos conceitos e opiniões, sem que para isso se valessem das distorções. Ah! Como seria bom que as diferenças fossem respeitadas, porém sem a obrigação de serem impostas. Enfim, que a troca de opiniões e formas de se ver a vida, fossem somente motivo de provocar questionamentos para que estivéssemos mais preparados para exercitar o amor, a cidadania e as ideologias!”
(Leila Castro, via facebook)

Casa navio

Após setenta anos no mesmo lugar, finalmente a casa-navio Itaí, encravada na rocha numa das praias da ilha de Itacuruçá, começa a ser descoberta como ponto de atração turística. A iniciativa é de um guia turístico que promoveu, no último final de semana, um concorrido passeio pelas trilhas da ilha.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “29 de janeiro de 2020”

  1. Parabéns ao Guia Turístico. Mangaratiba sobrevive pela insistência e abnegação de alguns poucos.

  2. Bom dia, Prof. Lauro e leitores

    O que tenho visto em Mangaratiba é o governo querendo calar a oposição e mais ainda a população. Talvez pensem que ganharão as eleições por W.o. eliminando potenciais adversários. No entanto, pela rejeição incurável que o atual mandatário hoje possui, o mesmo corre o risco de perder até para o principal poste que for lançado. Ninguém quer mais esse grupo político que está aí e torço para que idêntico sentimento se volte também contra os atuais ocupantes do Legislativo. Que venham tempos de real renovação.

    Ótima quarta-feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: