28 de janeiro de 2020

Frase do dia

É necessário se espantar, se indignar e se contagiar. Só assim é possível mudar a realidade. (Nise da Silveira – psiquiatra)

A vida resiste

Apesar do intenso vai e vem de grandes navios na baía. Apesar das toneladas de pó de minério de ferro oriundas dos portos do Sahy e Sudeste. Apesar do esgoto in natura que deixa nossas praias impróprias para o banho, o Instituto Boto Cinza tem acompanhado a presença na nossa baía, além dos botos, de uma espécie de golfinho e outra de baleias. Os biólogos insistem na necessidade de moradores e visitantes não tentarem qualquer tipo de interação com os animais, posto que há riscos para ambos os lados.

Audiência pública

A Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou, na última quinta-feira, comunicado de convocação para mais uma audiência pública a respeito da privatização e implantação de pedágios na rodovia Rio Santos atendendo às reclamações das cidades afetadas. Diz o texto oficial: “Na qualidade de Presidente da Audiência Pública nº 018/2019, designado pela Deliberação nº 1.066, de 17 de dezembro de 2019, venho tornar público os locais e horários de realização das sessões presenciais em Angra dos Reis/RJ, Volta Redonda/RJ, São José dos Campos/SP e Guarulhos/SP. 03/02/2020 – Angra dos Reis/RJ – 15h as 19h30 Auditório do Centro de Estudos Ambientais – CEA Endereço: Avenida Prefeito Jair Toscano de Brito – Praia da Chácara, Angra dos Reis – RJ.”

Enquete

A respeito da tendenciosa enquete divulgada nas redes sociais apresentando como únicas alternativas à disputa majoritária em Mangaratiba, em outubro, dos nomes do ex-prefeito Aarão e do atual Ala, diz o internauta Rodrigo Âncora da Luz de forma oportuna, via área de comentários do blog: “Achei antiético terem lançado aquela enquete eleitoral por dois motivos. Um deles seria pela evidente falta de metodologia científica, uma vez ser impossível fazer uma segmentação dos participantes (por sexo, faixa etária, escolaridade, renda e região, a partir de dados oficiais) através de uma sondagem virtual onde até pessoas de outros municípios e perfis falsos podem votar sem que haja qualquer controle. Já o segundo motivo foi que tal enquete não ofereceu mais opções de escolhas ao internauta, como se não houvesse outros pré-candidatos a prefeito para o pleito de outubro além do ex-alcaide Aarão e do atual mandatário Alan Bombeiro. Ou seja, ignoraram nomes que têm se apresentado no cenário político como o do coronel Freitas, o do servidor público Rodrigo Ferraz, o do ex-vereador André Banana, o do jovem Thiago Targino e do atual presidente da Câmara, Carlos Alberto Graçano. Sem contar que uma eventual candidatura da primeira dama de Itaguaí, Andreia do Charlinho, é muitas das vezes lembrada no nosso meio político.Deve-se considerar que levantamentos como esse durante o período eleitoral são proibidos e punidos com o pagamento de multa, conforme previsto no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), sendo que, no pleito de 2018, o valor da penalidade variou entre R$ 53.205 e R$ 106.410, com a possibilidade de se aplicar também uma detenção de seis meses a um ano.

Xerife

Como antecipado aqui no blog em fins de dezembro, foi publicado no Diário Oficial de Mangaratiba, de número 1067, disponível na página da prefeitura a partir de ontem, a nomeação do novo secretário de ordem pública Vitor Carvalho Santos, com efeito retroativo a 02 de janeiro de 2020. Como também ressaltado pelo blog em postagens anteriores é, sem sobra de dúvidas, um dos melhores nomes para a área que o prefeito poderia escolher. Esperança de uma temporada de verão com mais ordem e menos desordem.

Blitz lei seca

Uma das principais características das fiscalizações denominadas “blitz”, é acontecerem de surpresa, em pontos onde o motorista, ao se dar conta da fiscalização não mais consegue desviar do caminho nem retornar. Curioso, portanto, que, no último domingo, em Itacuruçá, às oito horas da manhã todo mundo já sabia que às três da tarde haveria “blitz da lei seca” no distrito. A mensagem correu diversos grupos de aplicativos. No final das contas, com tudo isso, um rapaz foi apreendido após ser reprovado no teste do bafômetro. Conduzido à 165 Delegacia Policial, foi liberado, após pagar fiança.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: