06 de dezembro de 2019

Frase do dia

Cada dia que surge constitui uma nova vida, para quem sabe viver. (Horácio)

Nos trilhos

A Prefeitura de Mangaratiba conseguiu importante vitória na Justiça contra a Associação Nacional de Transportadores Ferroviários. A entidade, junto com a MRS/Vale, e que faz transporte de minério em trens que chegam à Ilha da Guaíba, acionou a Justiça alegando inconstitucionalidade do artigo 58 do Código Ambiental do município que prevê que “é obrigatória, no transporte ferroviário, em vagões abertos, de minérios ou cargas em granel, o respeito do limite do recipiente de cada vagão e a utilização de lona ou outra forma de proteção que impeça o derramamento do material transportado e a dispersão de suas partículas na atmosfera”. Segundo o desembargador Adolpho Andrade Mello, em seu acórdão, “o risco de dano ao meio ambiente restou evidenciado, e não se pode excluir do Município de Mangaratiba o poder de legislar acerca da matéria”. A empresa será notificada para cumprir o que diz o artigo 58 da lei ambiental, que obriga que todos os vagões sejam cobertos por lona ou que o dano seja reparado através de projetos ambientais para o município.

A propósito

Como dissemos aqui há alguns dias sobre a necessidade de justiça em se dar crédito ao ex-vereador Vitinho na hipótese de retomada do projeto “Trem dos Mares”, nesse assunto do trem de minério, também é de justiça relembrar que quem iniciou essa discussão foi o falecido vereador Kabeça que, à época, chegou a ser criticado de forma jocosa ao pedir que os vagões fossem cobertos para evitar a dispersão de partículas de minério.

Obras no Axixá

Já se passou mais de um ano, desde o desmoronamento de parte da estrada RJ 14, entre Itacuruçá e Muriqui. Nesse período, muitos criticaram e ainda criticam a atual gestão municipal por não ter, ainda, solucionado o problema. O que não viram (ou não quiseram ver) é que não se trata de um simples o processo de “vai lá e conserta”. Depois de conseguir a fonte de recursos para financiar a obra, o poder público teve de providenciar a elaboração de um projeto básico, orçamento detalhado em planilha, cronograma de execução. Tudo isso antes de chegar ao momento atual, quando publicou, em diário oficial a chamada pública para a licitação. O certame ocorrerá no próximo dia 20 de dezembro. Depois disso, caso o resultado seja homologado e não haja contestação por parte dos que eventualmente não vencerem, se seguirá a assinatura do contrato para, só então, poder-se iniciar a obra. Em outras palavras, no melhor cenário, a RJ 14 voltará a ser funcional entre Itacuruçá e Muriqui apenas lá pelo meio do ano que vem.

Vocação turística

Verdade seja dita. O segundo semestre deste ano de 2019 parece indicar uma boa correção de rumos quanto aos eventos vinculados à atração de visitantes para o município. Se, há cinco anos, vivíamos absolutamente dependentes dos dias de sol da temporada de verão, neste ano já tivemos diversas outras atividades, desde o encontro de motociclistas, em setembro, passando pelo DKF pesca de caiaque, em outubro, a semana da consciência negra e o gastronomia do mar em novembro e, mais recentemente, a competição de moto aquática na Praia do Saco, que contará com cerca de 50 competidores de todo Brasil, além de shows, amanhã e domingo, na Praia do Saco.

Natal

Muitos certamente ainda lembram que, quando vivo, o ex-deputado estadual Albano Reis, mais conhecido como “Papai Noel de Quintino”, nesta época do ano enfeitava sua propriedade às margens da Rio x Santos, em Coroa Grande, com enfeites e enormes bonecos. Nos dias mais próximos à comemoração natalina, abria os portões para todos quantos quisessem levar crianças para brincar e se divertir. É, de certo modo, na mesma linha, que a empresa Vale S.A, com apoio da prefeitura de Itaguaí pretende ocupar o Parque das Artes do município vizinho, em eventos abertos a toda a população da região.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “06 de dezembro de 2019”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: