19 de novembro de 2019

Frase do dia

Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança a grandeza da Pátria nos traz. (Hino à Bandeira)

Dia da bandeira

Com a Proclamação da República, era necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetessem à monarquia. Sendo assim, no dia 19 de novembro, quatro dias após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada e, oficialmente, adotada como bandeira nacional. A nova bandeira foi adotada a partir do Decreto nº 04, assinado pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca. Nesse decreto consta que: “Considerando que as cores da nossa antiga bandeira recordam as lutas e vitórias gloriosas do Exército e da Armada na defesa da Pátria. Considerando, pois, que essas cores, independentemente de forma de governo, simbolizam a perpetuidade e integridade da Pátria entre as outras Nações: Decreta: Art. 1º – A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarela – do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda – Ordem e Progresso – e ponteada por vinte e uma estrelas, entre as quais a da constelação do Cruzeiro do Sul, dispostas na sua situação astronômica, quanto à distância e ao tamanho relativos, representando os vinte Estados da República e o Município Neutro.” (Hoje são vinte e sete estados e o Distrito Federal)

Um passo de cada vez

Dando mostras do esforço no sentido de efetivar a promessa de “Um novo tempo” e acolhendo às demandas de diversos setores de Mangaratiba, o prefeito Alan bombeiro, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra deve assinar amanhã (conforme antecipado aqui no blog), um decreto reativando o Conselho Municipal da Igualdade Racial, extinto em 2013. A oficialização deve ocorrer durante os festejos da data durante a feijoada promovida no Quilombo da Marambaia”.

Mais um passo

Na programação oficial relativa à semana da consciência negra, em Mangaratiba, acontece hoje, no Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá jornalista Odejaime de Hollanda Ferreira, a palestra “A mulher negra na história de Mangaratiba”, conduzida pela Vânia Guerra, militante pela causa dos descendentes de escravos da ilha da Marambaia, uma das principais representantes na luta pelo território e pelos direitos dos moradores da Ilha e que participou da construção e publicação em 2015 do livro Memórias da Ilha da Marambaia: tradições orais da cultura afro-brasileira, editado através da Unesco, com patrocínio da Fundação Vale e que pode ser acessado gratuitamente no link https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243438

Pequenos cuidados

Boas gestões não significam, necessariamente, obras portentosas ou monumentais. Muitas vezes, basta a atenção e cuidado com a minimização das dificuldades cotidianas da população. Esse é o caso, por exemplo, da instalação de toldos de proteção para sol e chuva na calçada onde se localiza o ponto de embarque e desembarque das Van’s em Mangaratiba. Segundo a prefeitura, o  custo foi pago com recursos provenientes da compensação ambiental.

Biometria

Para evitar o cancelamento do título eleitoral, cerca 577 mil eleitores e 28 municípios do estado estão passando pelo cadastramento biométrico obrigatório e terão de realizar a coleta das digitais até o dia 1º de dezembro. Vale registrar que Mangaratiba e Itaguaí não estão na lista da obrigatoriedade, apenas os municípios de: Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Duque de Caxias, São João de Meriti, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Laje do Muriaé,  Magé,  Mendes,  Miracema, Porciúncula, Porto Real, Quissamã, Rio Claro, Nova Iguaçu, Silva Jardim, Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Macuco, Natividade, Quatis, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Varre-Sai e Vassouras.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “19 de novembro de 2019”

  1. Bom dia, professor Lauro e leitores.

    Acerca da biometria, acho uma pena não ser algo ainda obrigatório para Mangaratiba pois se trata de uma identificação que reduz custos, aumenta a confiança dos cidadãos e também a segurança nas eleições, evitando fraudes porque uma pessoa votar em lugar da outra ficará impossível. Daí a importância dos eleitores comparecerem voluntariamente ao cartório eleitoral, mesmo sem serem convocados, para fazer a identificação por meio da impressão digital.

    Vale ressaltar que esse novo processo vai formar um banco de dados importante para o país, pois será compartilhado com outros setores do governo, podendo servir para criar um documento de identidade único do cidadão brasileiro.

    O ideal seria que 100% do eleitorado local já tivesse passado pelo cadastramento biométrico. Até porque somos um município pequeno e temos condições de agilizar isso.

    Ótima terça-feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: