08 de novembro de 2019

Frase do dia

A catarse representa a cura de um paciente, que é alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas. (Sigmund Freud)

188 anos

De hoje, até a próxima segunda-feira, Mangaratiba estará comemorando cento e oitenta e oito anos de emancipação política. A programação das festividades, divulgada pela prefeitura, inclui shows e atividades esportivas. Na câmara municipal, está programada a sessão solene que, todos os anos, agracia personalidades do município.

Um passo de cada vez

Levando em conta as últimas postagens do blog a respeito da relação de recorrente “esquecimento” da contribuição e importância dos afrodescendentes para a construção de Mangaratiba, bem como sua importância histórica no contexto do Brasil colônia, recebemos a informação que o prefeito Alan bombeiro deverá anunciar, por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, a criação, no âmbito das atribuições do executivo municipal, de um Conselho de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. Mesmo já tendo se passado cento e trinta e um anos após a abolição, a atitude, como dizia Vinícius de Moraes: “Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.“

Subindo o tom

Fim do ano se aproximando e, com o novo ano a expectativa de novas eleições no município, a cada sessão da câmara torna-se mais evidente o descontentamento de muitos vereadores com a dinâmica de relacionamento com o executivo municipal. Se, na sessão passada esteve em foco a eventual revisão do código ambiental, na de ontem vários outros assuntos entraram na chamada “zona de atrito” entre os poderes. Da tribuna, o vereador Emilson Coelho cobrou providências quanto ao transporte de pacientes para hemodiálise em Angra dos Reis cujo veículo, no início da semana, com pneus carecas e ferragens expostas, não pôde seguir viagem para o município vizinho. Em emocionado discurso, ele pediu perdão às famílias dos pacientes por “não ter cumprido adequadamente seu dever de fiscalizar o executivo.”. Mostrou indignação com as exonerações das últimas semanas vez que, segundo ele, vão atrapalhar a vida de diversas famílias que já contavam com os salários e décimo terceiro para realizar suas comemorações de fim de ano.

Subindo o tom II

Manifestações de apoio em apartes, indicaram que a câmara pode vir a derrubar o veto do executivo municipal em uma matéria relacionada à saúde. Além disso, o vereador Charles, dando sequência a seu pronunciamento anterior, comunicou à casa que já enviou diversos ofícios a secretarias municipais solicitando fiscalização rigorosa no comércio do município, especialmente quiosques, antes do início da temporada.

Utilidade pública

Os clientes de linhas de celular pré-pagas devem fazer o procedimento de atualização cadastral com suas operadoras até o dia 18 de novembro. Quem não fizer o procedimento terá sua linha bloqueada até que faça o ajuste, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal. O objetivo da iniciativa é evitar registros com nomes indevidos e, portanto, a ocorrência de fraudes, proporcionando mais segurança aos consumidores. Os clientes com pendências cadastrais receberão uma mensagem (SMS), informando que precisam fazer seu recadastramento. Para atualizar os dados, o consumidor que receber o aviso deverá entrar em contato com a central de atendimento telefônico da sua operadora e estar preparado para informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo, com CEP.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “08 de novembro de 2019”

  1. Com a provável inocentação de Lula&cia teremos de devolver os dinheiros que foram repatriados às almas inocentes ?

  2. Professor
    Com a rataria solta precisamos de muito cuidado.
    A leptospirose é o menor dos perigos….

  3. Professor
    Lula disse ter sido vítima de uma maracutaia liderada pela Rede Globo.
    Ele e Bolsonaro terão de disputar também o mesmo inimigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: