Frase do dia
Ah, esse tempo existiu, eu sei. Tempo de caráter, lealdade, escrúpulos. Tempo de verdade, amizade, respeito ao próximo, amor ao próximo. Tenho saudade do tempo em que a justiça era respeitada porque era acreditada, acima de tudo. Autoridade máxima do dever. Zeladora dos direitos. Sem vergonha de ser o que é, de apontar o que fosse, desde que fosse o justo, o correto, o verdadeiro. (Ruy Barbosa)
(In) segurança
Além da campanha da prevenção ao câncer de próstata, de cuidados com a proliferação do mosquito da dengue e da constatação de “casa cheia” nos fins de semana de sol forte, o mês de novembro também está trazendo outro tipo de preocupação que, volta e meia, nos atormenta, a questão da segurança pública. Segundo relatos nas redes sociais, na praia do saco casas estão sendo arrombados e roubadas e acontecendo assaltos constantes a pedestres. Relato de uma internauta na última semana dizia: “Minha prima foi assaltada a luz do dia ontem com sua filha de seis anos do lado. O cara apontou a arma pra ela, não poupou nem a criança”. No início da noite da última sexta-feira, uma moradora de Itacuruçá foi assaltada logo após descer do ônibus nas proximidades do condomínio Solar.
(In) segurança II
Não muitos anos atrás, dizia-se que, aqui no município, podia-se dormir de janelas abertas e portas destrancadas. Nos tempos atuais, quem pode instala câmeras de segurança. Quem não dispõe desse recurso, adota um ou mais cães de guarda. Mesmo assim, apesar dos latidos dos cachorros e das câmeras de vigilância, esse ladrão invadiu uma casa, em plena luz do dia, para furtar um botijão de gás e outros objetos, inclusive as varas de pesca e molinetes do morador. O fato ocorreu na última quarta-feira, dia 30 de outubro. A propósito, com a divulgação dessas imagens nas redes sociais, o larápio já foi identificado e é morador do distrito.
PROEIS
Vinte, dos noventa e dois municípios fluminenses já aderiam ao Programa de Integração na Segurança (PROEIS). O Programa que começou em Dezembro de 2018 tem como objetivo contratar policiais nos seus dias de folga, para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas. Itaguaí já aderiu e, mesmo considerando a existência de traficantes e milicianos em vários bairros do município vizinho, a sensação de segurança nas principais vias aumentou significativamente.
Fim de semana
Acidente entre caminhão e uma van pirata, em Itacuruçá sentido Mangaratiba, na altura do posto Capixaba resultou num grande engarrafamento. As vítimas foram socorridas ao HMVSB. O trânsito parado levou muitos motoristas que se consideram “ixpertos”, a entrar em Itacuruçá para alcançar Muriqui pela RJ14, não dando importância às placas que indicam a interdição da via. Ao chegar no alto do Axixá, tiveram de voltar.