24 de outubro de 2019

Frase do dia

Errar é próprio dos homens, mas aquele que, após errar, se arrepende e busca o remédio, é sábio. (Sófocles)

Boa notícia

Informa o prefeito Alan Bombeiro, através das redes sociais, que a Prefeitura de Mangaratiba assinou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, visando realizar estudos para reativação da linha férrea no município. A idéia, em princípio, é implantar corredores destinados à mobilidade da população e o desenvolvimento econômico da cidade e toda a região. O próximo passo será a criação de um grupo de trabalho para realizar os estudos.

Obstáculos

Não é preciso ser especialista no assunto para se ter uma boa avaliação do alto grau de dificuldade que o poder público municipal encontrará desde esse ponto da assinatura do acordo de cooperação até o momento de podermos voltar a viajar de trem. Além da necessária articulação e esforço conjunto com a prefeitura de Itaguaí e a Supervia, há que se considerar que, da entrada para o porto da Guaíba até o centro de Mangaratiba, o leito onde passava a via férrea foi transformado em rua, com residências em ambos os lados.

Como será?

A propósito do mesmo trecho em questão, a secretaria municipal de segurança publicou, na edição de ontem do diário oficial do município, resolução estabelecendo interdição ao trânsito e estacionamento de veículos desde a praia de Santo Antônio até a avenida Célio Lopes, na altura da câmara municipal de Mangaratiba (centro), em todos os sábados, domingos e feriados desde o último final de semana até o dia 20 de março de 2021 entre sete horas da manhã e dezoito horas. A resolução abre exceção, apenas, para moradores que possuam garagem. Não ficou claro, todavia, como deverão proceder aqueles que, eventualmente, estiverem hospedados nas diversas pousadas do trecho ou que pretendam almoçar, por exemplo, no restaurante “Casa da Beth”.

Sem procuração

Não é intenção do blog assumir a defesa do fornecedor questionado, nas redes sociais, pelo fornecimento de alimentos para a PMM após regular processo de licitação, mas apenas repor a verdade dos fatos. O comércio em questão tem como razão social o nome “Distribuidora de Cestas Vassouras Ltda”, e não, como estaria sendo interpretado, “distribuidora de cestas e vassouras”. Mais ainda, trata-se de uma micro-empresa genuinamente Mangaratibense, com sede em Conceição de Jacareí e intenso trabalho do Clayton Thurler.

Invasões

Tramita na Câmara Municipal de Mangaratiba a Mensagem n.° 37/2019 que capeia o Projeto de Lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo dispondo sobre a regularização fundiária urbana do território do Município. A matéria é importante para que as ocupações irregulares sejam integradas à cidade, porém é fundamental haver ampla divulgação, discussões e debates no meio social a fim de que a decisão do Legislativo torne-se proveitosa, receba um eventual aprimoramento e seja em benefício de todos.

No limite de uma tragédia

Aconteceu em Itaguaí. Um jovem rapaz, com problemas mentais, encontrou um fuzil que havia sido escondido por traficantes locais. Sem nenhuma noção do perigo que corria, achou bonito pendurar a arma no ombro e ficar a manhã inteira dessa quarta-feira andando armado pelas ruas do bairro. O fato alertou tanto aos bandidos quanto à policia. A arma foi recolhida pelos marginais e a policia, após ter prendido dois indivíduos, continua à procura do fuzil.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “24 de outubro de 2019”

  1. Caro Prof. Lauro e leitores,

    Conforme compartilhei nas redes sociais, eu, como cidadão, mesmo me opondo à política do atual governo municipal, torço para que o transporte ferroviário retorne no Município de Mangaratiba. Tanto para fins turísticos quanto para atender à população. Nem que seja só até às localidades de Ibicuí ou no Sahy.

    Aliás, eu já defendia a proposta nas redes sociais antes da eleição do prefeito Alan, o qual ajudei nos dois pleitos passados, como já publicado em pelo menos quatro textos do blogue “Propostas para uma Mangaratiba melhor”:

    – “No aguardo da chegada do trem turístico”, de 10/05/2013 em http://melhorarmangaratiba.blogspot.com/2013/05/no-aguardo-da-chegada-do-trem-turistico.html

    – “Promover o turismo na ilha de Guaíba”, de 14/11/2013 em http://melhorarmangaratiba.blogspot.com/2013/11/promover-o-turismo-na-ilha-de-guaiba.html

    – “Mangaratiba bem que poderia ter um VLT…”, de 11/02/2015 em http://melhorarmangaratiba.blogspot.com/2015/02/mangaratiba-bem-que-poderia-ter-um-vlt.html

    – “A estrada de ferro e a Ilha de Guaíba sem a exploração da Vale…”, de 16/05/2017 em http://melhorarmangaratiba.blogspot.com/2017/05/a-estrada-de-ferro-e-ilha-de-guaiba-sem.html

    Quanto ao trecho entre o porto da Guaíba até o centro de Mangaratiba, considero inviável a sua reativação depois que o saudoso prefeito Zé Miguel teria retirado dali os trilhos, possibilitando o acesso de automóveis até o bairro Junqueira pela Avenida Litorânea. E, inclusive, acho mais prático (e rápido) os passageiros deslocarem-se do Centro até o Sahy pela via rodoviária ou, quem sabe futuramente, através de um teleférico.

    A respeito de uns questionamentos que recebi num dos grupos do sítio de relacionamentos Facebook quanto à bitola da via férrea que atende Itaguaí e Mangaratiba ser estreita, enquanto a da concessionária Supervia ser mais larga, não vejo dificuldades. Basta que sejam comprados novos trens específicos para circular no trecho.

    De qualquer modo, apoio a proposta e só espero que isso se torne de fato uma realidade e não fique apenas no âmbito da elaboração de estudos.

    Vamos acompanhar!

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